Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A galinha dos ovos de ouro?

Pesquisando vários artigos no Ultimato (palavra do leitor), não encontrei muito sobre o assunto abordado neste simples comentário, "a galinha dos ovos de ouro, o dízimo."



Não sei se vou apontar com o meu indicador mais uma questão polêmica: "a galinha dos ovos de ouro, o dízimo". É isso mesmo o que você leu! Não sou um ante-dizimista, pois acredito ser ele,muito importante. Há pessoas que enviam religiosamente seus dízimos, mas não sabem onde é aplicado, há até aqueles que dizem: ‘dei para Deus, e não me interesso o que vão dele fazer’! Até certo ponto pode está certo esta posição, mas me parece pouco plausível pensar assim.

Entendo que dizimar, não é um ato obrigatório, mas uma atitude de fé, de culto a Deus, de agradecimento por aquilo que segundo a sua grande bondade e misericórdia nos é dispensado. Também não é uma espécie de troca: toma lá dacá e nem uma negociata. Deus não é um ser humano pra ficar negociando. Exemplo: “Você me paga o seu dízimo e, em troca, te abençoou”. Não, não; Ele é Magnífico demais pra fazer isto e os seus atributos de Onisciência, Onipresença e Onipotência são infalíveis e inalteráveis. Ele é Espírito e Vida, e ponto final.

A primeira vez que a palavra dízimo aparece nas Escrituras, é exatamente em [Gn 14. 20], antes da Lei. Então ele não é lei [obrigatório], mas um ato de Graça [reconhecimento]. Jacó prometeu de tudo dá o dízimo, mas não está registrado que ele fez isto. Depois da Lei, o dízimo aparece sendo santo ao Senhor, é dado como herança aos levitas, devia ser separado [Lv 27.32; Nm 18.24; Dt 14. 22], foi negligenciado pelo povo algumas vezes [Ml 3.8], o povo foi exortado a trazer o dízimo [Ml 3.10] cessando, portanto, no AT. com maldição.

No NT. Aparece pela primeira vez citado por Jesus em MT 23.23. Ali o Mestre censura a religiosidade dos fariseus, que pensavam que dando os dízimos, era o suficiente para salvação e uma vida de comuunhão, o Mestre refaz a questão dizendo que o mais importante não é somente o dar o dízimo, mas a Lei, a justiça, a misericórdia e a fé. Esses quatro pilares, é bases da sustentabilidade dos escolhidos do Senhor; e nunca o dízimo, que precisa ser observado como um ato de louvor e adoração, e nunca como obrigatoriedade. As demais vezes, que o dízimo aparece no NT. É como citações [Hb 7.], já Paulo fala de contribuição, que precisa ser dada com alegria. Ninguém é amaldiçoado, se por algum motivo, deixa de levar o dízimo, que estar abaixo da justiça, da misericórdia, da fé e do amor.

Os charlatões que fazem do dízimo a galinha dos ovos de ouro, bradam: ‘com maldições sois amaldiçoados’, frase do judaísmo; ‘crentes mãos de vaca’, este não existe no vocabulário bíblico; mas esquecem daquelas palavrinhas de [2 Co 9.7; 9.13] ‘Cada um contribua conforme resolveu no seu coração, não com tristeza nem por obrigação, (vou contribui porque é necessidade); pois Deus ama quem dá com alegria’; leia mais vs. 13. Existem ministérios e convenções de denominações que expulsam seus pastores e obreiros se eles por algum motivo deixam de contribuir. Não são poucos os crentes e obreiros que são considerados de segunda classe e recebem o olhar desprezível, dos adoradores dos ovos de ouro. Os fariseus davam o dízimo de tudo, mas eram safados, hipócritas. Não é de admirar a religião formal daqueles homens, que se vestiam muito bem, faziam longas orações, falavam muito bem, mas não eram ricos para com Deus. Os chefes das denominações de hoje, não são diferentes – quem sabe, piores! Pertencem a sociedades secretas (Maçonaria), usam as técnicas da Lei da Atração e o Yoga em suas pregações para manipular o povo a cooperar mais.

Não faz muito tempo, que em um destes cultos da oba-oba, para arrecadação de grandes ofertas, o culto de quem dá mais, onde as pessoas são atraídas pela a Lei da Atração; uma pobre mulher foi tocada pela emoção apelativa do pregador, a única coisa que ela possuía era uma TV, que servia de lazer dos cinco filhinhos, prometeu dá seu aparelho. Tudo bem! Dois dias depois, o pastor que não conhecia a irmã, levado por um membro da Congregação, chegaram ao pobre casebre de pau-a-pique, ele olhou pela rústica janela, e para sua surpresa viu as crianças, assentados no chão batido do casebre, ele falou: ‘Irmã, vim buscar o aparelho’. Ela pediu licença às crianças, desligou o aparelho com lágrimas nos olhos, o entregou. Ele o levou embora, enquanto ela tentava consolar os filhos. Isso é brincadeira! – Diz você. Mas foi e é verdade. Pergunto: ‘onde está a piedade, a misericórdia, a compaixão, a justiça? Fiquei com nojo disso. Foi tão repugnante que ele pediu transferência, mas continua sendo importante entre seus patrícios.

Cotinue contribuindo com amor,sabendo que aquele que começou a boa obra é poderoso para suprir todas as vossas necesidades em Cristo Jesus o Senhor.

MCM-MISSÃO CRISTO É O MESMO
Desde de 1979 orando pelo Brasil e Paises em alto risco para o evangelho.
São José De Ribamar - MA
Textos publicados: 80 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.