Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A Bíblia de Jesus ou o Jesus da Bíblia?

Aprendei de mim (Mateus 11:29)

Existe uma narrativa forte e arraigada no evangelicalismo global, na qual Jesus só pode ser conhecido através das palavras escritas na Bíblia.

Paralelo a essa narrativa existe uma outra, talvez não tão forte assim, não tão bem articulada como a anterior, mas que diz que Jesus só pode ser conhecido de forma mística e não necessariamente atrelado às páginas da Bíblia.

A primeira narrativa coloca a Bíblia em evidência. É ela que daria autoridade a Jesus. Tudo que você conhece de Jesus só é verdadeiro se tiver respaldo bíblico. Jesus estaria limitado às páginas da Bíblia. A Bíblia teria primazia sobre a pessoa de Jesus.

A segunda narrativa coloca Jesus em evidência e esse Jesus dá respaldo às Escrituras e reconhece sua autoridade. Ou seja, Jesus é quem autoriza a Bíblia. Assim, Jesus nasce debaixo da lei (parte da Bíblia de seu tempo) se submete a ela, ele a cumpre. Mas Ele estaria livre para se manifestar para quem ele quiser e como ele quiser - fora das páginas da Bíblia.

Mas afinal qual das duas narrativas estaria correta? Em qual dos dois paradigmas devo me orientar? Na Bíblia de Jesus ou no Jesus da Bíblia?

A única resposta objetiva e plausível para esta pergunta não é em um ou outro, mas tanto um como outro. Nos orientamos tanto na Bíblia de Jesus como no Jesus da Bíblia.

Esta resposta aponta para a Bíblia como objeto imutável – "a Escritura não pode falhar" - revelador do Reino de Deus como sistema objetivo passível de ser compreendido e aprendido. Ela é fonte de inspiração. Ela é viva e eficaz e revela quem Deus é, quem nós somos, e como se dá esse relacionamento cujo ponto central é o Filho, Jesus.

A Bíblia aponta para o Rei Jesus como um sujeito e não como um objeto. Por isso Jesus se revela de forma subjetiva, além das amarras objetivas da Bíblia.

Abraão que não possuía nem o Pentateuco, mas que certamente ouvira de seus ancestrais a narrativa dos primeiros capítulos de Gênesis, pode confiar em um Deus que misticamente o chamou. Jesus se revela pessoalmente também a Saulo, que conhecia de cor boa parte do Velho Testamento, mas que sozinho estaria cego para decifrar os mistérios das letras sagradas.

Jesus questionou os Judeus de seu tempo: se não creem nos ensinos de Moisés como crerão em mim?

Para poder confiar no Filho é necessário primeiramente ser introduzido à pessoa do Pai, Deus Criador. O Deus de Israel que escolhe um povo e o liberta e lhe dá os dez mandamentos. O Deus que julga e perdoa, que fala, que tudo pode, que ama, que deu início à história e lhe dará um fim. "E ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar".

Sendo assim Jesus diz, vinde a mim. Aprendei de mim! Não diz aprendei das Escrituras. Por mais autodidata que alguém possa ser, ela não entenderá a Bíblia se o Espírito de Cristo não a iluminar. E o Espírito pode ensinar usando as páginas da natureza, do universo, da sociedade, do cotidiano, da vida.

Assim também as Escrituras testificam "a sua unção vos ensina todas as coisas." É a unção que ensina.

Então concluímos que tudo se inicia com o Cristo, até a revelação. Ele é a luz que alumia a todo homem. Mas a revelação de Cristo prossegue nos fornecendo material escrito sagrado. Uma revelação anda de mãos dadas com a outra. Junte-se a elas no seu caminhar!
Fürth - EX
Textos publicados: 291 [ver]
Site: http://teologia-livre.blogspot.de/

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.