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Palavra do leitor

Está acontecendo algo com os correios e eu não sei dizer o que é. Mas sei que todo mês está ocorrendo atraso nas correspondências e isto prejudica muito os usuários, cidadãos que ficam aguardando a chegada dos boletos e afins e acabam sendo castigados pelo mau serviço prestado pelos correios. A situação está se agravando a cada mês e às vezes tenho que correr atrás de uma 2ª Via para pagar as contas tentando assim me livrar do prejuízo, do acréscimo nas contas no próximo mês. Eu sei que a crise é grande no País, mas os correios sempre foram considerados e exaltados e sempre deram conta do recado, mas agora parece que eles também estão em crise.
Trabalhei nos correios no ano de 1975 e sei como é a rotina lá dentro. Vi de perto e participei da seriedade desta Empresa Federal (EBCT). De lá para cá muita coisa mudou e por diversas vezes os seus funcionários entraram em greve penalizando os usuários. Era comum alguém dizer: “A única empresa do Governo, que é séria e funciona bem é o Correio”. Hoje, porém, já não se pode dizer o mesmo. Raramente se vê os carteiros por aí e quando as contas são entregues, geralmente, já faz uma semana que venceram. Por isto a pergunta é: o que está acontecendo com os correios? Eu, sinceramente, não sei.
O que se sabe é que está ocorrendo atraso nas correspondências e já faz algum tempo. Falar e escrever sobre isto é fácil, mas é preciso, sobretudo, melhorar esse atendimento externo, pois a população está reclamando e sofrendo com o desleixo e o mau serviço atualmente prestado pelos correios. Meu Deus será que nada funciona bem neste País? É incrível como o cidadão sofre e reclama, mas pouco ou nada resolve. Se não bastasse todo o sofrimento com a roubalheira dos políticos e o salário altíssimo deles, a começar pelo salário dos vereadores e de seus assessores, ainda perdemos o bom atendimento dos correios. O que falta mais acontecer?
Espero que a reclamação, os grupos que estão se formando nas redes sociais, as assinaturas que estão sendo coletadas, o movimento dos revoltados e decepcionados, toda a pressão desencadeada possam gerar algum efeito prático. O brasileiro é tão mal assistido que nem consegue pagar as suas contas em dia por causa do mal atendimento, ou seja, o atraso delas. Isto seria o mesmo que penalizar uma pessoa por ela estar querendo cumprir bem o seu dever, ser justo e correto em suas obrigações. Mas a pessoa é penalizada duas vezes: por que tem que correr atrás dos boletos e depois ainda pagar a diferença no próximo mês. É muito castigo para o trabalhador, que já paga uma carga tributária das mais elevadas do mundo. Como cidadão, espero uma solução para mais este problema enfrentado pelo cidadão brasileiro - ou, pelo menos, uma resposta convincente.

Cícero Alvernaz é aposentado e jornalista.
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

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