Por Jeferson Rodolfo Cristianini

 

Aquele que conta as estrelas e as chama pelo nome, não corre o risco de esquecer-se de seus próprios filhos.

Charles H. Spurgeon

 

Há algumas semanas, a NASA divulgou lindas e espetaculares fotos tiradas pelo telescópio James Webb. As fotos esplendorosas mostram a beleza das estrelas e, para nós cristãos, que vemos tudo pela cosmovisão cristã, mostram a glória do Deus Criador, assim como Sua perfeição em criar todas as coisas. Toda a natureza nos fala do nosso Deus, nos fala de Sua santidade, de Sua glória, e de Sua majestade.

O verso de Gênesis 1.3, “Haja luz; e houve luz”, mostra que Deus, com o poder de Sua Palavra, criou todas as coisas perfeitas1. Deus também disse: “Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos. E sejam para luzeiros no firmamento dos céus, para alumiar a terra. E assim se fez. Fez Deus os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia, e a menor para governar a noite; e fez também as estrelas. E os colocou no firmamento dos céus para alumiarem a terra, e para governarem o dia e a noite e fazerem separação entre as trevas e a luz. E viu Deus que isso era bom” (Gênesis 1.14 a 18). Esse lindo relato do ato divino ao criar o sol, a lua e as estrelas, revela como Deus criou as galáxias para revelar a sua glória em todo o seu esplendor. Ao contemplar as imagens divulgadas pela NASA, todos ficam boquiabertos com a perfeição, com a irradiação de luminosidade das estrelas e com a beleza estética, e todos somos convocados à adoração ao único Deus, o Criador dos céus e da terra e de tudo que há2.

No livro de Salmos há inúmeras expressões de louvor e adoração de poetas piedosos, reconhecendo a grandeza do ato criador de Deus, mostrando como toda a natureza revela a glória divina, e como a perfeição na criação, e nesse caso, das estrelas e das galáxias, revela o poder de Deus e sua majestade. Davi, o grande poeta, o homem segundo o coração de Deus, disse com entusiasmo: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras de suas mãos” (Salmo 19.1). Toda a natureza, ou seja, até as estrelas estão proclamando a glória de Deus, e anunciando com sua rara beleza as obras das mãos de Deus.

As fotos do telescópio James Webb, da NASA, revelam a glória de Deus e testificam que foi Deus quem criou os luminares e as estrelas. Enquanto somos chamando a olhar e a contemplar a beleza das imagens, nossos olhos ficam seduzidos por elas, mas nossa alma é chamada a ratificar o que está em Gênesis: “Tudo o que Deus fez é bom”. Nossa alma é convidada pelas imagens da NASA, e por toda a natureza, a celebrar ao Senhor que fez tudo com amor e perfeição e que deixou suas ‘digitais” na criação, a fim de que as obras criadas nos revelem a sua glória. A natureza, na teologia, é vista como uma das fontes da revelação de Deus, assim como a Palavra e nossa consciência também.

É no livro de Salmos também que encontramos o magnífico registro de que Deus “conta o número das estrelas, chamando-as todas pelo seu nome” (Salmo 147.4). É incrível saber que Deus, em sua soberania, sabe quantos fios de cabelos há em nossa cabeça; sabe a quantidade de estrelas e qual é o seu nome. Ele sabe o número e sabe os nomes das estrelas. Isso revela o cuidado do Criador com sua criação. Podemos descansar no cuidado de Deus, pois somos a “coroa de sua criação”, temos em nós a sua “imagem e semelhança”3.

Ao chamar Abraão e mostrar a ele Seu plano redentor para a humanidade, Deus lhe disse para “olhar para os céus e contar as estrelas, se é que o podes”, mostrando como seria grande a posteridade de Abraão, ou seja, o povo de Deus seria numeroso sobre a terra4. Ao olhar para os céus, e obviamente sem poder contar a quantidades de estrelas, Abraão creu nas promessas de Deus e “isso foi lhe imputado por justiça” (Gênesis 15.5). Abraão, o pai da fé, não pode contar as estrelas e essa analogia poética de contar as estrelas é usada pelo profeta Isaías quando diz: “Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar” (Isaías 40.26).

Deus nos chama para olhar para os céus, para cima, e contemplar as estrelas, pois elas sinalizam, para nós cristãos que Deus nunca perdeu o controle do mundo e continua reinando soberanamente. Aleluia!

O pastor batista Charles H. Spurgeon disse: “Aquele que conta as estrelas e as chama pelo nome, não corre o risco de esquecer-se de seus próprios filhos”. As imagens do telescópio da NASA são um lembrete para nós, cristãos, de que devemos adorar ao Senhor na beleza de sua santidade e de que o Senhor que cuida das estrelas e as chama pelo nome, segue cuidando de nós com zelo eterno, cuida especialmente de nós. Adoremos e celebremos o Deus Criador.

  • Jeferson Rodolfo Cristianini é pastor da Igreja Batista Nova Canaã Sorocaba.

Notas:

1. Gênesis 1.3 e Eclesiastes 3.11
2. Salmo 19.1 a 3 e 24.1
3. Gênesis 1.26 e 27
4. Gênesis 15.5


Saiba mais:

» Verdadeiros Cientistas, Fé Verdadeira
» Não há outro
» A ciência como instrumento de louvor e adoração

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *