Jetro Coutinho tem 27 anos, é casado com Ana Elen e trabalha como auditor federal de controle externo no Tribunal de Contas da União (TCU) desde os 22 anos. Sua atribuição é fiscalizar os recursos públicos federais e verificar se eles têm dado resultado. Ele costuma dizer que foi vocacionado por Deus para combater a corrupção. Aqui você lê a versão completa da entrevista publicada na seção Altos Papos da edição 374 da revista Ultimato:

 

Qual é sua ocupação/profissão? Você se sente vocacionado para o que faz?

Eu gosto de dizer que sou escravo de Cristo. Estou servindo a Deus no Tribunal de Contas da União (TCU). Basicamente, minha atribuição é fiscalizar os recursos públicos federais e verificar se eles têm dado resultado. O objetivo é coletar evidências, fazer avaliações de programas e propor alternativas. Além disso, se descoberto que um gasto público tenha se dado de forma contrária à lei, buscamos o ressarcimento do dinheiro público, lutando contra a corrupção. Sinto que sou vocacionado.  Tenho convicção de que estou onde estou pela graça de Deus e para a glória Dele.

 

Como você descobriu/reconheceu a área em que gostaria de atuar?

Eu estava no meu quarto lendo a Bíblia e o texto de Tiago 4.17 me chamou a atenção. Estava bem na época de um escândalo gigantesco de corrupção e Deus falou comigo que eu deveria fazer alguma coisa a respeito. Eu só não sabia como, nem quando. Sete anos depois descobri onde deveria estar.

 

Como se manter motivado e focado em meio aos desafios diários e as cobranças internas e externas?

Deus nos deu uma missão. Essa missão é viver para a glória Dele Então, acredito que a chave seria tirar o foco da gente e focar mais em Deus, a missão não é minha, preciso prosseguir. Trata-se de uma renúncia diária à preguiça e ao desânimo. O senso de missão e vocação deve vir primeiro.

 

Para você o que representa ser tão jovem e estar envolvido em um cargo como este? 

Representa a graça de Deus. Tanto na orientação, na preparação, nas milhares de horas de estudo para estar aqui, quanto no exercício da função. O fato de ser jovem é uma vantagem, pois as pessoas não esperam muita coisa de você. Quando você é vocacionado é Deus trabalhando por meio de você, o que faz com que as pessoas se surpreendam com seu trabalho e reconsiderem a imagem que elas têm de você. Mas tudo é graça de Deus. Não tenho mérito nenhum nisso.

 

É possível buscar sucesso profissional e reconhecimento sem se envaidecer? Como você lida com isso?

Sim, plenamente possível. Mas aqui, cabe uma distinção entre o sucesso segundo o mundo e segundo a Bíblia. Segundo o mundo, sucesso é medido pelo quanto você ganha, quanto poder você tem e pelo quão famoso você é.  Sucesso segundo a Bíblia é: se arrepender dos pecados, ser salvo por Cristo, viver para Ele e perseverar até o fim. Quanto mais eu subir na hierarquia mais responsabilidade tenho e, portanto, isso não é motivo de soberba, mas oportunidade de exercer minha vocação para glória de Deus. O valor não está em nós, está no sacrifício que Cristo fez por nós. Essa verdade bíblica coloca as coisas em perspectiva.

 

Quais os principais desafios em servir a Deus onde você trabalha? 

Ser justo nas posições é o maior desafio. Outro desafio relevante é influenciar positivamente. Estou aqui por um motivo e há autoridades com as quais mantenho contato. Não posso me omitir e, sempre que a oportunidade surgir, preciso influenciar positivamente. Fico frequentemente me perguntando onde e como posso ser mais relevante para o reino de Deus. Não há tempo a perder.

 

Você considera um grande desafio conciliar trabalho, estudos, família, igreja e vida devocional? Como não se perder no meio disso tudo? 

Sim, um baita desafio! Precisamos entender não há separação entre vida secular e vida espiritual. Nós vivemos uma vida só e, para nós, cristãos, essa vida é a vida de Cristo. Considerando isso, temos o princípio da mordomia cristã, ele estabelece que Deus outorga bens, recursos, aptidões ao homem e que nós devemos bem cuidar daquilo que Ele nos dá. Um dos recursos é o tempo. E nós, como cristãos, precisamos aprender a cuidar melhor de nosso tempo, priorizando as coisas importantes e investindo tempo nelas.

 

Quais dicas e conselhos você daria pra alguém que está com dúvidas quanto à vocação? Que motivação devemos ter diante das nossas escolhas?

O primeiro passo é perguntar Àquele que te vocaciona. É Deus quem chama e é Ele quem designa. Portanto, buscar a Deus em oração e na leitura da Bíblia é a base para o exercício da vocação. Eu tive a graça de ter percebido a minha muito cedo, mas nem sempre Deus revela a vocação quando queremos. Outro conselho é observar seus dons e talentos. Suas preferências têm a ver com o propósito para o qual Deus te criou. O último conselho é conversar com seus pais e com seus líderes.

 

Como os jovens podem lutar contra a corrupção no Brasil hoje?

O primeiro passo é entender que a corrupção que vem da natureza pecaminosa do homem. É um problema espiritual, e só o Senhor Jesus Cristo pode sanar problemas espirituais. Precisamos entender que o combate à corrupção se dá na esfera pública e privada, mas principalmente na espiritual. Se o jovem seguir os princípios bíblicos e não se corromper já estará fazendo diferença. Outra forma de luta é o combate na esfera pública, denunciando ações de governantes ou de empresários que contrariam as leis aos órgãos competentes. Há também diversas ONGs que fiscalizam o dinheiro público. Se envolver com uma delas também é ser relevante para enfrentar esse problema.

 

Que conselhos você gostaria de dar aos jovens que desejam se envolver na área política?   

Que pautem suas decisões de acordo com a palavra de Deus. Precisamos de jovens que estejam mergulhados na política, mas sem se beneficiar do que ela pode dar, de pessoas que saibam dizer não e agir de forma diferente. E também que estudem muito, se preparem, vivam de acordo com a palavra de Deus, sejam sempre transparentes e peçam a Deus sabedoria para as diversas decisões.

 

Você acredita que os cristãos, em geral, têm uma percepção correta quanto ao envolvimento na vida pública (política, cidadania etc.)?

Acredito que não. A maioria apenas entende que a vida de cristão se resume a ir à igreja. Na realidade, somos chamados a influenciar todas as áreas da vida pública: governos e leis, trabalho, ciência, economia, meio ambiente.

 

A igreja precisa demonstrar mais preocupação com a corrupção no setor público e privado? 

Sim. Principalmente na denúncia desses atos. A igreja não pode ser apenas mais uma instituição que compactue com o que vem acontecendo no nosso país. Assim como João Batista, que foi à presença do rei Herodes para denunciar o pecado deste, precisamos denunciar os pecados dos governantes e orar por eles.

 

Você gostaria de deixar uma mensagem para as pessoas neste período pós-eleições?

Acho que neste período de eleições a coisa mais difícil é deixarmos nossas emoções, opiniões e preconceitos de lado e nos orientarmos pelo que a Bíblia diz que o Governo deve fazer (Romanos 13) e votar de acordo. Nenhuma corrente política consegue capturar perfeitamente o pensamento bíblico. Nosso voto, portanto, não deve ser baseado na ideologia política, mas sim de acordo com o que as disposições bíblicas nos orientam.

  1. Joelden Roberto Alves da Rocha Joelden

    Excelente reportagem. Fiquei feliz ao saber que ele é um cristão autêntico. Recentemente ministrei um curso neste assunto. Profissão e Vocação. Nos próximos ele será meu exemplo a ser citado. Deus te abençoe. Também sou servidor público federal e busco exercer minha cidadania celestial na terra.

  2. Que benção. Recentemente palestrei sobre este assunto em uma de nossas Igrejas aqui no Pará, mas precisamente na AD
    para da cidade de Capanema. o Tema Profissão X Vocação: Minha profissão uma ferramenta para ganhar almas. Sentimos muito a necessidade de bons exemplos como este. Desta feita este exemplo comporá meus arquivos. Sou também servidor público em uma Universidade Federal, busco também exercer o chamado. Deus tem nos oportunizado isto. Quanto ao Jetro fico muito feliz em saber das raízes cristocêntricas dele. Avante amado. Mostremos a diferença neste mundo!! Deus te abençoe!!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *