Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Diálogos de Esperança vai discutir o impacto da Inteligência Artificial na fé cristã

Por Lissânder Dias

A Inteligência Artificial (AI, sigla em inglês) é um dos temas mais comuns nos debates atuais sobre a relação entre tecnologia e sociedade. Entre o susto e a sedução, ela surpreende com serviços cada vez mais específicos, rápidos e próximos do trabalho humano. O ChatGPT talvez seja o exemplo mais significativo desse divisor de águas, irrompendo a distância entre o conhecimento humano e o conhecimento da máquina. Mas a AI existe bem antes que o ChatGPT e vem sendo aprimorada e popularizada mais rapidamente.

Em termos simples, a Inteligência Artificial “trata-se da habilidade de uma máquina em realizar tarefas geralmente associadas à inteligência humana – como resolver problemas ou aprender de experiências prévias, por exemplo” (BBC Brasil).

E no contexto religioso?

Se os avanços da Inteligência Artificial já alcançaram áreas como economia, saúde, educação, agricultura, cultura, arte e comunicação, por que também não chegaria ao contexto religioso?

Imersos em uma cultura tecnológica, podemos nos perguntar: como isso tem afetado nossa maneira de viver a fé cristã, construir a reflexão bíblica, transmitir o conhecimento e resolver os problemas em comunidade? Como as respostas rápidas e as soluções imediatas da IA afetam (para o bem ou para o mal) o processo orgânico de crescimento e formação espiritual em comunidade? Por trás de uma esperança na eficiência das máquinas pode haver um enfraquecimento da esperança em Deus e na obra misteriosa e imensurável que ele realiza?



Essas e outras perguntas fazem parte do assunto da live que o Diálogos de Esperança vai abordar na próxima terça-feira, dia 04 de julho, cujo tema é “A Inteligência Artificial e a Fé Cristã: Qual o impacto?”. A conversa será transmitida, simultaneamente, pelo Youtube e pelo Facebook da Editora Ultimato. Os âncoras Claudia Moreira e Valdir Steuernagel receberão os convidados Cineiva Tono (Doutora em Tecnologia e Sociedade) e Eduardo Nunes (Doutor em Economia, cientista social e teólogo) para a live. O público também poderá participar via chat.

Sorteio
Quem acompanhar a live ao vivo, poderá ganhar o sorteio do livro Fé, Esperança e Tecnologia: ciência e fé cristã em uma cultura tecnológica, de Egbert Schuurman, publicado pela Ultimato.

Serviço:
Diálogos de Esperança n° 79
Tema: “A Inteligência Artificial e a Fé Cristã: Qual o impacto?”
Quando: 04 de julho de 2023.
Horário: 19h (horário de Brasília)
Local: Canal da Editora Ultimato no Youtube e Facebook
Entrevistados: Cineiva Tono e Eduardo Nunes
Realizadores: Aliança Evangélica Brasileira, Tearfund, Ultimato e Visão Mundial

Sobre os entrevistados:
Cineiva Campoli P. Tono
Doutora em tecnologia e sociedade pela UTFPR. É fundadora e atual presidente do Instituto Tecnologia e Dignidade Humana, que desenvolve ações educativas para prevenção à dependência tecnológica e crimes na internet. Cineiva tem mais de 20 anos de experiência na área de inclusão digital, pesquisando os impactos humanos do uso de tecnologias digitais e interferindo em políticas de proteção das crianças e adolescentes na era digital. Coordenou duas pesquisas com presos do sistema penal do Paraná nas temáticas de violência e drogas, que culminaram na publicação dos dois volumes da obra: “Vozes do Cárcere: Paz e Não Violência” e “Vozes do Cárcere: Paz e Prevenção do Uso de Drogas”.

Eduardo Nunes
Economista, cientista social e teólogo. Trabalhou por 20 anos na Visão Mundial Brasil, de supervisor de projetos a diretor nacional. Há 12 anos exerce na World Vision International o cargo de Diretor Regional de Impacto para América Latina e Caribe. É professor na área de Econometria da Complexidade, no Instituto de Estudos Avançados da USP (Universidade de São Paulo). Fez Teologia (PB/IPI), Ciências Sociais (USP), Mestrado em Ciência Política (USP), Doutorado em Ciência Política (Harvard +USP) e Doutorado em Economia (NHH Norwegian School of Economics + USP).

Playlist do Diálogos de Esperança
Assista a todas as lives já realizadas aqui.

Saiba mais:
https://www.ultimato.com.br/loja/produtos/fe-esperanca-e-tecnologia
» Fé, Esperança e Tecnologia - Ciência e fé cristã em uma cultura tecnológica, Egbert Schuurman
» Ciência e Religião São Compatíveis?, Alvin Plantinga e Daniel Dennett
» A Morte da Razão – Uma análise do pensamento moderno, Francis Schaeffer
» Inteligência não é uma virtude
» Inteligência Artificial no contexto cristão
» ChatGPT: O que é e os desafios para o cristão
Lissânder Dias do Amaral é jornalista, blogueiro, poeta e editor de livros. Integra o Conselho Nacional da Interserve Brasil e o Conselho da Unimissional. É autor de “O Cotidiano Extraordinário – a vida em pequenas crônicas” e responsável pelo blog Fatos e Correlatos do Portal Ultimato. É um dos fundadores do Movimento Vocare e ajudou a criar as organizações cristãs de cooperação Rede Mãos Dadas e Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS).

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.