Notícias
- 18 de maio de 2012
- Visualizações: 3907
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
Sem vergonha
A RENAS (Rede Evangélica Nacional de Ação Social) vai mobilizar hoje, dia 18, gente de 12 cidades de todas as regiões do país para chamar a atenção da população contra a violação dos direitos das crianças e adolescentes. Hoje, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, serão realizadas diversas atividades de combate à exploração sexual de crianças em: Recife (PE), Fortaleza (CE), Natal (RN), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Curitiba, Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Manaus (AM) e Cuiabá (MT). Entre as ações, estão passeatas, panfletagens, teatro, fóruns de discussão e a Campanha de Vacinação pelos Bons Tratos de Crianças.
As mobilizações fazem parte de uma campanha maior da RENAS chamada “Bola na Rede” que tem como objetivo formar um movimento contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo por ocasião da Copa do Mundo de Futebol que vai acontecer no Brasil.
Realidade
A realidade da exploração sexual de crianças ainda causa dor e vergonha. Apenas nos primeiros quatro meses de 2012, o módulo Criança e Adolescente do Disque 100 registrou um aumento de 71% das denúncias de violação de direitos humanos contra menores em relação ao mesmo período do ano passado. Oito em cada dez vítimas são meninas. De janeiro a março deste ano, foram registradas 4.205 denúncias de violência sexual. No ano passado, foram mais de 12 mil registros. De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos, a média diária de denúncias aumentou de 84, em 2010, para 103 nos três primeiros meses de 2011.
O Governo Federal irá divulgar hoje o Mapeamento de Pontos Vulneráveis à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Federais Brasileiras, feito pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
“Um dos maiores desafios é o impacto das grandes obras na questão da exploração sexual de crianças e adolescentes. Temos um conjunto de obras, que inclui siderúrgicas, hidrelétricas, as obras do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], além da questão dos megaeventos, que causam impacto direto na vulnerabilidade de crianças e adolescentes”, disse a socióloga e consultora da Agência Nacional dos Direitos da Infância (Andi), Graça Gadelha.
Um relatório sobre violações de direitos humanos nas obras das usinas hidrelétricas de Santo Antonio e Jirau (RO), publicado pela Plataforma Brasileira de Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (Dhesca Brasil) no ano passado, mostrou que o número de homicídios dolosos cresceu 44%
Além disso, a quantidade de crianças e adolescentes que foram vítimas de abuso ou exploração sexual aumentou 18%. O relatório também mostra que o número de estupros cresceu 208%
Dia 18 de maio
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído por lei federal, em alusão a 18 de maio de 1973, quando a menina Araceli, de apenas 8 anos, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta de Vitória (ES). Apesar de sua natureza hedionda, o crime prescreveu e os assassinos ficaram impunes.
Atividades
Leia abaixo as atividades da RENAS planejadas para hoje contra a exploração sexual de crianças e adolescentes:
Cidade: Recife (PE)
Ações: Caminhada lúdica e concentração em conjunto com a Rede Estadual de Combate a Exploração. Adesivagem de carros, palestras em escolas públicas mobilizando para a passeata, vacinação, ações de rua: teatro, oficinas.
Cidade: Fortaleza (CE)
Ações: Campanha de vacinação pelos bons tratos de crianças no Centro Social, a partir das 7h30. No dia
Cidade: Curitiba (PR)
Ações: Ato Público de Sensibilização da Sociedade Civil em parceria com a FAS - Fundação de Ação Social de Curitiba, CRAS e CREAS. Acontecerá na Praça Osório a partir das 15h; realização de um Flash-mob, teatro interativo , Campanha de Vacinação por Bons Tratos a Crianças e Adolescentes, com a participação de adolescentes de igrejas e organizações.
Cidade: Natal (RN)
Ações: Pela manhã, caminhada/apitaço pelas ruas do bairro Felipe Camarão. O encerramento será na praça principal do bairro com ato público e campanha de vacinação pelos bons tratos. À tarde, outra caminhada no bairro Bom Pastor, com a participação de Conselhos Tutelares da cidade.
Cidade: Porto Alegre (RS)
Ações: Marcha com o Comitê Municipal de Enfrentamento, incluindo a Campanha de Vacinação pelos Bons Tratos das Crianças.
Cidade: São Paulo (SP)
Ações: Amanhã, dia 19, será realizado um fórum organizado pela Rede Social do Centro com o tema “Cidadania e Transformação Social”, além de outras ações como: teatro e manifestações artísticas com crianças e adolescentes.
Cidade: Rio de Janeiro (RJ)
Ações: Em maio, capacitação de crianças e adolescentes em escolas públicas e comunidades carentes, com oficinas lúdicas; futevôlei na praia com panfletagem. Amanhã, dia 19, vamos realizar uma oficina sobre o tema de Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com 700 pais da escola pública de Barra de Guaratiba, RJ; realização de uma peça teatral com a campanha de vacinação pelos bons tratos.
Cidade: Manaus (AM)
Ações: Realização de uma marcha, em parceria com a Secretaria De Estado de Ação Social.
Cidade: Salvador (BA)
Ações: Realização da Campanha de Vacinação pelos Bons Tratos da Criança no seminário sobre o tema realizado no Ministério Público do Estado. À tarde (das 14h às 16h) vamos realizar uma marcha, com trio-elétrico, e a campanha de vacinação. A concentração para a manifestação será na Praça do Campo Grande em direção à Praça Castro Alves.
Cidade: Cuiabá (MT)
Ações: Banda, apresentação de dança, depoimentos, flash-mob.
Cidade: Belo Horizonte MG)
Ações: Café da manhã com envolvidos na área da ação social, participação em seminário promovido pela prefeitura. À tarde: lazer e panfletagem contra a exploração sexual de crianças e adolescentes e campanha de vacinação pelos bons tratos.
Cidade: João Pessoa (PB)
Ações: Lançamento da Campanha em evento do Conselho Tutelar, participação na TV local, encontro com adolescentes e campanha de Vacinação pelos Bons Tratos.
Com informações da Agência Brasil
Leia mais
Pedofilia e perdão
Jesus e as crianças
Uma criança os guiará
- Textos publicados: 124 [ver]
-
Site: http://www.fatosecorrelatos.com.br
- 18 de maio de 2012
- Visualizações: 3907
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.
Leia mais em Notícias
Opinião do leitor
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Pesquisa Força Missionária Brasileira 2025 quer saber como e onde estão os missionários brasileiros
- A urgência da reconciliação: Reflexões a partir do 4º Congresso de Lausanne, um ano após o 7 de outubro
- Perigo à vista ! - Vulnerabilidades que tornam filhos de missionários mais suscetíveis ao abuso e ao silêncio
- Lutar pelos sonhos é possível após os 60. Sempre pela bondade do Senhor
- Diálogos de Esperança: nova temporada conversa sobre a Igreja e Lausanne 4
- A última revista do ano
- Para fissurados por controle, cancelamento é saída fácil
- Vem aí "The Connect Faith 2024"
- 200 milhões de Bíblias em 2023
- A liturgia da certeza