Opinião
- 05 de janeiro de 2023
- Visualizações: 5283
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
Para ler a Bíblia bem acompanhado
Por Marcos Bontempo
Não. Não se trata de mais uma versão da Bíblia. A Bíblia Toda, o Ano Todo, do conhecido teólogo e escritor inglês John Stott, é uma espécie de navegador, de co-piloto, responsável pela “navegação”, pelas trilhas em um rally. O rally é a modalidade automobilística mais antiga do mundo, disputada em duplas, por estradas boas ou inexistentes. Ao piloto, claro, cabe a condução do veículo. O navegador aponta o melhor caminho, antecipa as encruzilhadas e surpresas do mapa, traça o roteiro.
Não. Não se trata de mais uma versão da Bíblia. A Bíblia Toda, o Ano Todo, do conhecido teólogo e escritor inglês John Stott, é uma espécie de navegador, de co-piloto, responsável pela “navegação”, pelas trilhas em um rally. O rally é a modalidade automobilística mais antiga do mundo, disputada em duplas, por estradas boas ou inexistentes. Ao piloto, claro, cabe a condução do veículo. O navegador aponta o melhor caminho, antecipa as encruzilhadas e surpresas do mapa, traça o roteiro.
Ler a Bíblia não é um rally. No entanto, o mesmo Stott, em seu clássico Cristianismo Básico, aponta algumas sugestões para a empreitada: “Elaborar um plano de leitura sistemático das Escrituras é uma decisão sábia. [...] Isso exigirá uma boa dose de autodisciplina, um despertador e uma Bíblia legível”. Na mosca. Para alguns, ler a Bíblia é um prazer, alimento diário, consolo, orientação. Para outros, ler a Bíblia toda é um desafio. Às vezes, uma obrigação ou daquelas tarefas que todos os anos agendamos e não cumprimos.
As palavras de Billy Graham sobre o ministério e a obra de John Stott caem-lhe como uma luva: “Não conheço ninguém que tenha sido mais bem-sucedido em apresentar a visão bíblica para tantas pessoas do que John Stott”. A cada leitura diária, ao longo dos 365 dias do ano e por toda a narrativa bíblica, o autor celebra a atuação de Deus na história do seu povo — desde a criação, no livro de Gênesis, até a consumação, em Apocalipse 22.
O conhecido estilo pastoral do autor e a leitura fácil da obra brincam de esconde-esconde com a dureza e a profundidade dos textos bíblicos. Uma pequena amostra está em um dos textos mais conhecidos e repetidos das Escrituras. No primeiro dia da primeira semana, lemos o primeiro versículo do primeiro capítulo da Bíblia: “No princípio Deus”. Para Stott, no entanto, as três primeiras palavras revelam mais do que normalmente enxergamos, e a meditação diária torna-se um consolo no presente e uma fonte segura para o que virá: “As primeiras três palavras da Bíblia revelam que nunca podemos nos antecipar a Deus ou surpreendê-lo, pois ele está sempre lá, ‘no princípio’. A iniciativa de toda ação é sempre de Deus.” Ao comentar o livro de Eclesiastes, seu tom pessimista, as oscilações de humor e a futilidade da vida, o autor mostra mais uma vez suas credenciais ao lidar com as Escrituras: “Somente Deus pode suprir o que está faltando. Deus adiciona eternidade ao tempo, e transcendência ao espaço. É por isso que “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria”, pois a sabedoria começa com um humilde reconhecimento da realidade de Deus.”
A Bíblia Toda, o Ano Todo faz teologia quando é devocional e sugere meditação ao lembrar os fundamentos da fé cristã. Escrevendo sobre a primeira carta aos Coríntios e como falar das boas novas do evangelho, John Stott é também didático: “Uma boa maneira de comunicar a mensagem dos apóstolos é dividindo-a em quatro partes — dois eventos (morte e ressurreição de Cristo), comprovados por duas testemunhas (profetas e apóstolos), com base nos quais Deus faz duas promessas (perdão e o dom do Espírito) sob duas condições (arrependimento e fé, através do batismo). Há um sentido de harmonia e completude em torno do evangelho bíblico”.
O devocionário da Editora Ultimato não substitui a Bíblia. E esta, talvez, seja a sua maior qualidade.
- 05 de janeiro de 2023
- Visualizações: 5283
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.
Leia mais em Opinião
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Em janeiro: CIMA 2025 - Cumpra seu destino
- Corpos doentes [fracos, limitados, mutilados] também adoram
- Cheiro de graça no ar
- Vem aí o Congresso ALEF 2024 – “Além dos muros – Quando a igreja abraça a cidade”
- Todos querem Ser milionários
- A visão bíblica sobre a velhice
- Vem aí o Congresso AME: Celebremos e avancemos no Círculo Asiático
- A colheita da fé – A semente caiu em boa terra, e deu fruto
- IV Encontro do MC 60+ reúne idosos de todo o país – Um espaço preferencial
- A era inconclusa