Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Por Escrito

Não temas

Meditação e liturgia para celebrar o Natal

Dia 12


Por Ricardo Barbosa

Senhor nosso Deus, quando estamos com medo, não permitas que desesperemos. Quando estamos desapontados, não permitas que a amargura tome conta de nós. Quando nosso entendimento e nossa força se esgotarem, não nos deixes perecer! Que sempre sintamos a tua presença e o teu amor.
- Karl Barth, 1886-1968 (teólogo suiço)

Para conversar
“E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo. Ela, porém, ao ouvir esta palavra, perturbou-se muito e pôs-se a pensar no que significaria esta saudação. Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus” (Lucas 1:18-30).

Uma das expressões mais frequentes que encontramos na Palavra de Deus é: “não temas”. Deus nos conhece, sabe das nossas incertezas, limitações e medos; conhece a nossa incredulidade, nossa fé tímida e insegura. Não há nada que nos console mais do que ouvir alguém dizer: “não temas”. Maria estava diante de uma situação única, sentiu-se perturbada porque não é todo dia que recebemos a visita de um anjo, muito menos com a missão que colocaria diante dela. Mas Deus conhecia o coração simples e humano de Maria e a consola com estas palavras de segurança.

“Não temas”, é o que Deus está sempre dizendo a nós diante das situações novas, imprevisíveis e ameaçadoras. A razão para não temer é porque Deus olha para nós com amor e carinho, conhece nossa estrutura e sabe que somos pó. Achar graça diante dele é ser contemplado com seu favor.

Quais são as situações que você vive hoje e que precisa ouvir Deus dizer: “não temas”?

Intercessão
Lembre-se hoje das pessoas que vivem amedrontadas, imobilizadas pelo medo. Suplique para que ouçam a voz de Deus e sejam libertadas das amarras do pavor.

Hino

Se a fé por vezes falta, quando o sol não posso ver.
A Jesus eu digo humilde, “oh vem meu piloto ser!”

Oh! não temas sou contigo, teu piloto até o fim.
Não te importes com o perigo, eis a mão, confia em mim.


Quando a tentação me envolve e não posso a Cristo ver.
Eis que em meio a tempestade, ouço o Salvador dizer:

Quando a alma se abate, quando os dias longos são.
Volvo o olhar ao meu piloto, e este canto escuto então:

Se do mar a praia chego, mesmo havendo turbilhão.
Vejo o meu piloto ao lado, tenho fé na direção.

Oração
Senhor, foram tantas as vezes que te ouvi dizer: “não temas”, momentos em que o medo me dominava e o pavor me envolvia como um manto, me sentia impotente diante das decisões que precisava tomar ou das pessoas que me ameaçavam, mas o Senhor veio e sussurrou nos meus ouvidos estas palavras. “Não temas, eu sou contigo, te guardarei e te protegerei, nunca te deixarei só, jamais te abandonarei”. Louvado seja teu nome pelo consolo, força, disposição e coragem que sempre me dás. Amém.

Saiba mais:
» Um Ano com Jesus - Leituras e meditações diárias, Eugene Peterson
» O Caminho do Coração - O sentido da espiritualidade cristã, Ricardo Barbosa de Sousa
Pastor da Igreja Presbiteriana do Planalto e coordenador do Centro Cristão de Estudos, em Brasília (DF). É colunista da revista Ultimato e autor de A Espiritualidade, o Evangelho e a IgrejaPensamentos Transformados, Emoções RedimidasO Caminho do Coração.
  • Textos publicados: 55 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Por Escrito

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.