Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Harpa Cristã completa 100 anos

1º versão do hinário oficial da Assembleia de Deus surge em 1922 no Recife
 
Por Felipe David Pereira
 
2022 marca os 100 anos de existência da Harpa Cristã, um dos principais hinários da Igreja Evangélica Brasileira. Adotado oficialmente pelas Assembleias de Deus, o cancioneiro contém 640 músicas que contemplam as mais diversas temáticas e todas as exigências cerimoniais e litúrgicas da denominação.

De acordo com o pastor e jornalista Silas Daniel, o principal diferencial da Harpa Cristã para os demais hinários é que ela traz também hinos escritos por autores dos primórdios do Movimento Pentecostal, tanto personalidades brasileiras como missionários suecos que fundaram as Assembleias de Deus no Brasil. 
 
“Alguns desses hinos são versões para o português, mas outros são obras originais. Pode-se dizer que o hinário assembleiano é um excelente exemplar da teologia pentecostal”, afirma Silas, que é autor “A História dos Hinos que Amamos”, lançado em 2012 por ocasião das comemorações dos 90 anos da Harpa Cristã.
 
A história
Assim como outras igrejas, as Assembleias de Deus usavam anteriormente o hinário "Salmos e Hinos". Porém, a liderança da igreja percebeu a necessidade da criação de um hinário com ênfase nas doutrinas pentecostais. A primeira tentativa em resposta a essa demanda foi o Cantor Pentecostal, lançado em 1921 e distribuído na Assembleia de Deus do Pará. A publicação foi supervisionada por Almeida Sobrinho - que também editou jornais da denominação, e contava com 44 hinos e 10 corinhos.
 
No ano seguinte, a Harpa Cristã surge, no Recife, PE, com uma proposta mais robusta: a primeira edição foi lançada com 100 canções e tiragem de mil exemplares. O trabalho editorial da primeira versão foi conduzido pelo Pastor Adriano Nobre e a popularidade do hinário se deu pelo esforço do missionário sueco Samuel Nyström que compartilhou a obra em várias partes do Brasil. 
 
Já na segunda edição, a Harpa Cristã chegou a 300 hinos. Em 1932, uma nova versão da Harpa foi disponibilizada com 400 hinos. No mesmo ano, durante a Convenção Geral Das Assembleias de Deus no Brasil, foi formada uma comissão para editar e publicar a primeira versão do hinário com música. Além de Nyström, faziam parte do grupo o organista e acordeonista Emílio Conde, autor e adaptador de diversos hinos da Harpa Cristã, Paulo Neivas Macalão e o pastor sueco Nils Kastiberg.
 
Nos anos de 1950, a Harpa chegou a seu formato clássico, com 524 hinos. Em 1979, uma outra comissão foi formada para rever músicas e letras da Harpa Cristã. O resultado deste trabalho foi lançado em 1992, com a publicação de uma versão atualizada do hinário. A edição atual com 640 hinos, conhecida como Harpa Cristão Ampliada, foi disponibilizada em 1999.
 
Atravessando gerações
A Harpa Cristã é lançada uma década depois da fundação das Assembleias de Deus no Brasil. Não é atoa que, segundo o pastor Silas Daniel, ela desempenha um papel didático nas comunidades pentecostais. “O conteúdo de seus hinos expressa muito bem a teologia e o espírito do pentecostalismo, de maneira que eles não só inspiram, mas também enriquecem e instruem os crentes enquanto cantam”, destaca.
 
Para o pastor, um dos marcos no centenário da Harpa Cristã é o fato de ser um recurso ainda muito utilizado pelos assembleianos, apesar de ser um período em que muitas igrejas já não mais utilizam seus hinários. “A Harpa Cristã não é uma peça esquecida na tradição assembleiana, mas está bem viva no dia-a-dia da nossa denominação”, enfatiza.
 
Para quem quer conhecer mais ou acompanhar online, há um site da Harpa Cristã que reúne história, notícias, vídeos e wallpapers com trechos dos hinos. Além da versão impressa, os hinos estão reunidos em formato de áudio no site harpacrista.org e, no perfil da editora CPAD, responsável pela publicação da Harpa no Brasil, há um vídeo celebratório que apresenta a história do hinário e lembra a missão dos crentes a partir de trechos de vários hinos bastante conhecidos.
 

Jornalista mineiro especialista em marketing digital e pós-graduando em cinema. Cristão e metodista apaixonado por música e se descobrindo na arte de contar boas histórias.
 
  • Textos publicados: 106 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.