Notícias
- 05 de novembro de 2021
- Visualizações: 8388
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
Diálogos de Esperança fala sobre desinformação
Por Ana Luz
No próximo dia 9 de novembro, Diálogos de Esperança receberá Alexandre Brasil Fonseca, um dos coordenadores da pesquisa “Caminhos da Desinformação: Evangélicos, Fake News e WhatsApp no Brasil”. Alexandre é doutor em sociologia e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também participará da live, a jornalista Sara de Paula Novaes, comunicadora na Associação da Igreja Metodista Brasileira. Juntamente com Valdir Steuernagel, alexandre e Sara conversarão sobre a igreja na era da pós-verdade.
Apesar de parecer recente, o termo fake news, ou notícia falsa, em português, não surgiu com as eleições presidenciais americanas ou com a brasileira. Segundo o dicionário Merriam-Webster, essa expressão é usada desde o final do século 19. O termo é inglês, mas se tornou popular em todo o mundo para denominar informações falsas que são publicadas, principalmente, em redes sociais.
Não é de hoje que mentiras são divulgadas como verdades, mas foi com o advento das redes sociais que esse tipo de publicação se popularizou. As fake news também se proliferam como parte do arsenal de uma “guerra contra os fatos”, onde na hora de criar e formar a opinião pública, “os fatos objetivos têm menos influência que os apelos às emoções e às crenças pessoais”. Esse fenômeno que se tornou um "espírito do (nosso) tempo” nasce no campo político e passa a ser denominado pelo Dicionário de Oxford, em 2016, como “Pos-verdade”. Como parte da comunidade de fé que guarda a palavra da verdade, como a Igreja deve combater a mentira e a desinformação nos dias em que vivemos?
A live desta terça conversará sobre o assunto com base no relatório da da pesquisa “Caminhos da Desinformação: Evangélicos, Fake News e WhatsApp no Brasil”, coordenada por Alexandre Brasil e Juliana Dias, que buscou compreender como ocorrem os processos de troca de informações mediados pelo WhatsApp em coletividades organizadas, que mantêm fortes vínculos comunitários e de comunicação, tanto no ambiente presencial como no on-line. E também conheceremos um pouco sobre o trabalho de Sara de Paula que, como jornalista cristã, apoia movimentos sociais pela democracia e igualdade de gêneros.
Você é nosso/a convidado/a especial para participar da live através dos comentários e perguntas!
Diálogos de Esperança é uma iniciativa da Aliança Evangélica, Ultimato, Tearfund e Visão Mundial. Ancorada por Valdir Steuernagel, a live acontece quinzenalmente, sempre às terças-feiras, às 18h, no canal da Editora Ultimato no Youtube e Facebook simultaneamente.
Serviço:
Diálogos de Esperança
Tema: “A Igreja na Era da Pos-verdade”
Data: 9 de novembro
Hora: 18h
Local: Canal da Editora Ultimato no Youtube.
Participantes:
Alexandre Brasil - sociólogo, doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo, professor associado do Instituto Nutes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, presidente da Paz e Esperança Brasil e coordenador estratégico do Coletivo Bereia de checagem de notícias.
Sara de Paula Novaes Paiva - jornalista, formada pela FIAM FAAM, São Paulo. Envolvida como voluntária e freelancer em projetos de terceiro setor, comunicadora na Associação da Igreja Metodista brasileira, e tradutora independente para o site de notícias em português da United Methodist Church – Notícias Metodista Unida. Cooperadora no Ministério AFAJEU, comprometida com os ministérios de palavra, ensino de crianças e adolescentes, música e comunicação. Apoiadora de movimentos sociais como Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito e Evangélicas pela Igualdade de Gênero.
Leia mais:
Ana Claudia Luz é jornalista e documentarista. Graduada em jornalismo pela UFPA, desde 1999 trabalha com comunicação e missões. Há 5 anos serve organizações missionárias e humanitárias por todo o mundo. Atualmente trabalha de forma remota com a fundação holandesa Road of Hope e na produção da série de lives "Diálogos de Esperança".
- Textos publicados: 28 [ver]
- 05 de novembro de 2021
- Visualizações: 8388
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.
Leia mais em Notícias
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Corpos doentes [fracos, limitados, mutilados] também adoram
- Pesquisa Força Missionária Brasileira 2025 quer saber como e onde estão os missionários brasileiros
- Perigo à vista ! - Vulnerabilidades que tornam filhos de missionários mais suscetíveis ao abuso e ao silêncio
- As 97 teses de Martinho Lutero
- Lutar pelos sonhos é possível após os 60. Sempre pela bondade do Senhor
- Para fissurados por controle, cancelamento é saída fácil
- A última revista do ano
- A urgência da reconciliação: Reflexões a partir do 4º Congresso de Lausanne, um ano após o 7 de outubro
- Diálogos de Esperança: nova temporada conversa sobre a Igreja e Lausanne 4
- Vem aí "The Connect Faith 2024"