Por Escrito
- 28 de março de 2022
- Visualizações: 7303
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
Comentário Bíblico Latino-Americano – resenha
Resenha
Ao apresentar essa obra, Padilla oferece ao leitor uma reflexão de como fazer a leitura contextual da Bíblia para que ela cumpra o seu propósito, não somente individualmente e, também, segundo ele, “para a formação de comunidades que reflitam o propósito de Deus para a vida humana, tanto na relação com ele como nas relações sociais e com o meio ambiente”.
Ao final de cada livro, cita-se uma bibliografia que serve de apoio para todos aqueles que desejam aprofundar ainda mais seus conhecimentos.
Por Oswaldo Prado
Comentário Bíblico Latino-Americano
Editor Geral: C. René Padilla
Editora Mundo Cristão, 2022
Valeu a pena esperar. Finalmente chega em nossas mãos uma obra literária notável para aqueles que vivem no continente latino-americano, ou tem suas origens latinas. Pastores, missionários, teólogos, missiólogos e a liderança evangélica em geral tem a alegria de receber a publicação do Comentário Bíblico Latino-Americano, da Editora Mundo Cristão.
O projeto desta extraordinária publicação teve início em 2007, nas dependências do Centro Kairós, em Buenos Aires, quando reconheceu-se que havia uma grande necessidade de um comentário bíblico escrito por latino-americanos, para que o leitor fosse contemplado com um texto que não somente buscasse uma exegese fiel da mensagem bíblica, mas que também proporcionasse o contexto de um povo que viveu (e ainda vive) uma história de pobreza, opressão e injustiça.
Desta forma, o Comentário Bíblico Latino-americano (CBLA) chega em nossas mãos com a colaboração de mais de 100 homens e mulheres provenientes de nosso continente, que se esmeraram ao longo desses últimos anos, para que pudéssemos receber uma obra de excelência.
Samuel Escobar, missiólogo e escritor peruano, um dos mais destacados teólogos latino-americanos afirma no prefácio que esse comentário oferece, através de seus reconhecidos comentaristas, “uma leitura da Bíblia que, sem perder a dimensão missionária e evangelizadora, busca também, com honestidade intelectual, responder às urgentes necessidades pastorais de uma sociedade em transformação...sem a roupagem anglo-saxônica.”
Há que se ressaltar, logo de início, a figura emblemática e marcante de René Padilla, como editor geral dessa obra. Colunista por muitos anos e tendo vários de seus livros publicados pela Editora Ultimato, esse querido irmão, recentemente falecido, marcou nossa geração como o “pai da missão integral”, especialmente a partir do Congresso de Lausanne, em 1974. Sua trajetória de compromisso com o evangelho transformador de Jesus deixou inúmeros seguidores ao redor do mundo.
Ao apresentar essa obra, Padilla oferece ao leitor uma reflexão de como fazer a leitura contextual da Bíblia para que ela cumpra o seu propósito, não somente individualmente e, também, segundo ele, “para a formação de comunidades que reflitam o propósito de Deus para a vida humana, tanto na relação com ele como nas relações sociais e com o meio ambiente”.
Para que isso aconteça, é fundamental, segundo ele, que a leitura das Escrituras contemple os aspectos literário, histórico-cultural e contextual. Cada um desses aspectos precisa estar interligado, para que possa produzir os resultados concretos da presença do Reino de Deus entre nós.
No entanto, para Padilla, essa tarefa só é completada no “âmbito da prática”. Caso contrário, sempre será uma leitura meramente de conhecimentos doutrinários, sem a presença encarnacional que a mensagem do evangelho nos desafia, ou seja, ao compromisso com o amor, a justiça e a compaixão, revelados em Cristo Jesus.
O CBLA também tem como seus editores Milton Acosta (Antigo Testamento) e Rosalee Velloso (Novo Testamento), o que nos assegura o cuidado e o zelo com os textos bíblicos originais. Importante ressaltar também que ambos editores prestam uma excepcional ajuda ao leitor, escrevendo, cada um deles, textos introdutórios, dando ainda mais clareza na leitura bíblica do Antigo e Novo Testamento.
Esse brilhante comentário também nos brinda com exposições extremamente detalhadas das passagens bíblicas. Exemplo: se você buscar o texto do Salmo 139, ali encontrará um longo comentário exegético, suas divisões literárias e como complemento o artigo O aborto provocado, vinculado a essa passagem bíblica.
Ao final de cada livro, cita-se uma bibliografia que serve de apoio para todos aqueles que desejam aprofundar ainda mais seus conhecimentos.
Dezenas de outros textos escritos por conhecidos autores também estão à sua disposição, como Divórcio e Novo Casamento, Corrupção, Diálogo Interconfessional, Feminismo, Suicídio, Bioética e Biotecnologia, Identidade Sexual, entre outros.
Para tornar o estudo ainda mais profundo e prático, para cada passagem bíblica o CBLA nos presenteia com perguntas para reflexão. Uma grande ajuda para os estudos em grupo e também para as meditações pessoais e as pregações.
Ao contrário de um livro, que lemos (e outras vezes relemos) e depois o colocamos em nossa biblioteca essa é uma obra que deverá permanecer em nossas mãos em todo o tempo. Ela será uma ferramenta de enorme valor para nossas meditações diárias, nossos estudos mais aprofundados das Escrituras, nossas reflexões com temas os mais diversos e ainda com o “bônus” dos comentários que priorizam nosso contexto histórico, cultural e social no qual vivemos.
Não deixe de ter o Comentário Bíblico Latino-Americano ao seu lado. Ele será seu companheiro, podendo sempre lhe auxiliar nas mais diversas questões da vida, tendo como referência a palavra viva e atual de Deus.
• Oswaldo Prado é missionário da Sepal. Atua como mentor de pastores plantadores de novas igrejas do Centro de Treinamento de Plantadores de Igrejas (CTPI) e também de outros pastores. Coordena uma equipe missional da ChildFund Brasil no apoio à plantação de igrejas em regiões de extrema pobreza do país. Serve como consultor da Secretaria de Evangelização da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil e de outras organizações missionárias.
- 28 de março de 2022
- Visualizações: 7303
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.
Leia mais em Por Escrito
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Corpos doentes [fracos, limitados, mutilados] também adoram
- Pesquisa Força Missionária Brasileira 2025 quer saber como e onde estão os missionários brasileiros
- Perigo à vista ! - Vulnerabilidades que tornam filhos de missionários mais suscetíveis ao abuso e ao silêncio
- As 97 teses de Martinho Lutero
- Lutar pelos sonhos é possível após os 60. Sempre pela bondade do Senhor
- A urgência da reconciliação: Reflexões a partir do 4º Congresso de Lausanne, um ano após o 7 de outubro
- Para fissurados por controle, cancelamento é saída fácil
- Diálogos de Esperança: nova temporada conversa sobre a Igreja e Lausanne 4
- A última revista do ano
- Vem aí "The Connect Faith 2024"