Opinião
28 de fevereiro de 2019- Visualizações: 3666
comente!- +A
- -A
-
compartilhar
À procura de uma rota de fuga: Brumadinho, a lama e os cristãos
Por Marcelo Gualberto
A muita lama não pode apagar o amor e nem as represas rompidas (ou ameaçadas) afogá-lo. [paráfrase de Cantares 8.7]
A muita lama não pode apagar o amor e nem as represas rompidas (ou ameaçadas) afogá-lo. [paráfrase de Cantares 8.7]
A maior tragédia é aquela que acontece dentro de nós. Há exatas duas semanas mais uma tragédia aconteceu na vida de centenas de pessoas, que tiveram de abandonar as suas casas, perderam seus empregos e viram suas pousadas, bares e restaurantes fecharem as portas.
Sábado à noite o alarme tocou por 40 minutos avisando as pessoas que elas teriam que deixar as suas residências e procurar uma rota de fuga, que ninguém sabia onde era. A "lama" da desesperança invadiu os corações e, desde então, tenta afogar o amor. O clima em Macacos (São Sebastião das Águas Claras) é tenso e pesado. As pessoas estão tristes e adoecidas na alma.
Qual será nossa resposta? O Acampamento MPC (Mocidade Para Cristo) ficará olhando para tudo isso de forma inerte, como se também tivesse sido inundado pela "lama" da incredulidade e revolta? Graças a Deus o acampamento está completamente fora da zona de risco. Não há a menor possibilidade de, no caso de um rompimento da barragem, a lama chegar até lá. O maior perigo é sermos atingidos por dentro. É sermos contaminados pela onda do medo e da desesperança que tomou conta do distrito de Macacos.
CREIO NA VITÓRIA DO AMOR POR QUE DEUS É AMOR! Nenhuma lama ou barragem conseguirá afogá-lo. Em Brumadinho o AMOR está vencendo. Centenas de pessoas estão lá a serviço do AMOR, lavando o fardamento dos Bombeiros, abraçando pessoas, cuidando de gente sofrida. A MPC também está lá. Essa semana começamos a Capelania Escolar numa escola de Brumadinho.
"Não te deixe vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem" (Rm 12.21).
Responder a dor e a injustiça com o mal significa a vitória do mal. Nas palavras do pastor Olavo Feijó, "Vingar é uma atitude tão negativa e tão devastadora, que somente a justiça de Deus possui a capacidade de fazê-lo justamente".
Se de alguma forma a "lama de Mariana ou Brumadinho" invadiu também o seu coração, quero sugerir o seguinte:
* Ore por você e peça a Deus para tirar esses maus sentimentos da sua vida.
* Confie que o AMOR vencerá.
* Seja resposta a sua própria oração. Não faça a "oração do repórter" contando notícias pra Deus. Faça a "oração do servo" e diga "... Eis-me aqui, envia-me a mim ... ".
Vamos vencer o mal com o bem!
• Marcelo Gualberto da Silva é Diretor Nacional da Mocidade Para Cristo (MPC).
» Fé, Esperança e Tecnologia
» Tecnologia, política e progresso: que tragédias ainda estão por vir?
28 de fevereiro de 2019- Visualizações: 3666
comente!- +A
- -A
-
compartilhar

Leia mais em Opinião
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Tradução e discipulado: duas faces para o cumprimento da Grande Comissão
- Dia da Bíblia 2025 – Bíblia, igreja e missão
- Artista cristã Chrystiane Corrêa assina mostra no Copacabana Palace
- Uma obra feita a muitas mãos – 90 anos do Instituto Bíblico Betel Brasileiro
- Dicas para uma aula de EBD (parte 4): Descubra a melhor estratégia para cada conteúdo
- Direção espiritual: um caminho de fé, vida e missão
- Amizade intencional – O Caminho do Coração
- O valor de “eventar”: experiências que transformam
- O “mais velho” João pelo “mais velho” Robert
- Deus proverá
(31)3611 8500
(31)99437 0043
Discipular enquanto se aprende a ser discípulo
A inquietante trajetória de Ronald Sider
Resoluções de Ano-Novo
Especial Reforma 489 anos depois






 copiar.jpg&largura=49&altura=65&opt=adaptativa)