Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Creio, ajude-me na minha incredulidade: A coragem de ser honesto com Deus e consigo mesmo

Já se levantou diante de Deus com um nó na garganta, um aperto no peito, cheio de dúvidas? A gente tenta disfarçar, mostrar uma fé de super-herói, mas lá no fundo tá gritando por socorro. A boa notícia é que você não está sozinho!

Quantas vezes, em nossa caminhada com Cristo, nos deparamos com a incômoda sensação de que nossa fé não é suficiente? Sentimos uma abertura no peito, uma dúvida persistente que nos faz questionar se realmente cremos. Tentamos disfarçar, colocar um sorriso no rosto e seguir de frente, como se fôssemos super-heróis da fé. Mas, no fundo, sabemos que estamos vencendo.

A Bíblia conta a história de um pai que, na frente de todo o mundo, abriu o coração pra Jesus e disse a real: "Eu creio, mas ajude-me a superar minha incredulidade ". Ele não tentou bancar o fortão, ele foi sincero sobre suas lutas. E você sabe o que aconteceu? Jesus não criticou, Ele estendeu a mão e ajudou.

Assim como o pai que, em Marcos 9:24 , clamou a Jesus "Creio, ajuda-me na minha incredulidade! ", nós também carregamos essa dualidade em nossos corações. Queremos crer, ansiamos por uma fé inabalável, mas uma dúvida insiste em nos acompanhar.

A verdade é que a fé não é a ausência de dúvidas, mas a busca sincera por Deus em meio a elas. A fé reformada nos ensina que a honestidade diante de Deus é fundamental. Não precisamos fingir que somos fortes ou tempo todo. Podemos, e devemos, apresentar nossas lutas e incertezas ao Senhor.

A gente vive num mundo que cobra perfeição, que te faz achar que ter fé é nunca duvidar. Mas a verdade é que todo mundo duvida, até os discípulos de Jesus! A fé não é sobre ser perfeita, é sobre ser honesta com Deus e pedir ajuda quando a gente precisa. A Bíblia está repleta de personagens que lutaram com a dúvida e a incredulidade.

Moisés, o grande líder de Israel, questionou a Deus diversas vezes. O profeta Elias, após um momento de grande vitória espiritual, sentiu-se tão desanimado que pediu a Deus para tirar sua vida. Até mesmo os discípulos de Jesus, que conviveram com Ele e testemunharam seus milagres, viveram momentos de dúvida e medo.

A fé não é sobre ser perfeita, mas depende de Deus. Quando reconhecemos nossa fragilidade e buscamos a ajuda do Senhor, Ele nos fortalece e nos capacita a seguir em frente.

Então, que tal tirar a máscara? Para fingir que está tudo bem e conta pra Deus o que te aflige. Seja sincero sobre seus medos, suas dúvidas, seus questionamentos. Deus não quer que você seja um super-herói, Ele quer que você seja real.

O pai em Marcos 9 não tentou esconder sua incredulidade de Jesus. Ele foi exposto, clamando por ajuda. E Jesus, em sua infinita misericórdia, não o repreendeu, mas o fortaleceu, dizendo: "Se podes crer, tudo é possível ao que crê. "

Assim como esse pai, somos convidados a sermos honestos com Deus e conosco mesmos. Não precisamos ter vergonha de nossas dúvidas e incertezas. Pelo contrário, recomendamos levá-los a Deus em oração, confiando que Ele nos ouvirá e nos ajudará.

Quando a gente se abre com Deus, Ele entra em ação. Ele não te julga, Ele te acolhe. Ele não te abandona, Ele te fortalece. Ele não te condena, Ele te liberta.

Pare de tentar ser quem você não é. Seja você mesmo, com suas lutas e suas fraquezas. Deus te ama do jeito que você é, e Ele está pronto para te ajudar a vencer qualquer obstáculo.

Para reflexão:

O que você impede de ser totalmente sincero com Deus?
Você já se sentiu pressionado por mostrar uma fé que não tem?
Como você pode ser mais honesto com Deus sobre suas lutas?
Lembre-se: a fé não é sobre perfeição, é sobre relacionamento. E o melhor relacionamento que você pode ter é com Aquele que você conhece melhor do que ninguém e você ama incondicionalmente.
São Paulo - SP
Textos publicados: 29 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.