Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Atos poderosos de Deus no Antigo e Novo Testamento [1]

Este artigo trata de algo muito importante para o ser humano sobre a face terra: os atos poderosos de Deus. Precisamos deles. Conquanto a razão seja um dom divino, e será usado até o fim de nossas vidas, para realizarmos projetos vindos de Deus precisamos dos atributos incomunicáveis de Deus (como, no caso, a onipotência), ainda que tenhamos a nossa parte para administrar nos projetos. Mas, antes de começarmos a trabalhar o Salmo 136, que é a base para essa reflexão, desejo analisar a seguinte passagem do Novo Testamento:

Romanos 15:4 - "Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança".

É possível que algumas pessoas pensem que o Antigo Testamento não tenha uma função básica para nós hoje, servindo apenas para sabermos como foi a vida com Deus no passado.

Há, ainda, muitas vozes contrárias no meio cristão. Por um lado temos pessoas que querem pregar um estilo de vida baseado na antiga aliança, falando de sacrifícios ou bênçãos literais, baseando sua oratória no Antigo Testamento. Por outro lado temos alguns "vampiros da fé”, que cada vez que encontramos princípios e revelações do caráter de Deus no AT que fará bem à nossa vida, eles se antecipam e dizem: "isso foi para Israel, não é para nós hoje!”, e seguem com críticas ácidas.

Mas, em Romanos 15:4, Paulo diz que tudo o que foi escrito é de proveito para nós. Tenho a convicção inegociável de que há muito de alimento e ensino nos escritos do AT, tanto quanto há no NT.

O comentarista bíblico William MacDonald, acerca de RM 15:4, diz o seguinte: "Apesar de não serem dirigidas diretamente a nós, contém lições preciosas para nós”. Acredito neste equilíbrio, onde podemos extrair PRINCÍPIOS com base em como Deus se revela nos escritos veterotestamentários. A Bíblia é a Palavra de Deus, que nos enche de fé, graça e conhecimento. E foi a este Deus revelado na Bíblia que Jesus nos ligou e é o Caminho. Deus é perfeito, portanto Ele não mudou do Antigo Testamento para o Novo Testamento, em Seus princípios.

A Bíblia de Estudo de Genebra afirma, na pág. 1341, sobre RM 15:4, que “é ensino básico do NT que as Escrituras do AT foram escritas, pela inspiração divina para benefício dos crentes”, e cita algumas passagens: 1 CO 10.11, 2 TM 3.15-17, 1 PE 1.10-12.

Discorrido isso, convido você a meditar, com fé neotestamentária, no Salmo 136, extraindo lições, esperança, consolo, e convicções das realidades divinas.

Por questão de aproveitamento e clareza, leia antes o Salmo 136 (clique aqui).

Há muitas coisas que poderiam ser faladas sobre este Salmo, sem dúvida alguma. Entretanto, acredito que, nesta oportunidade, o Espírito de Deus quer nos iluminar com alguns princípios. Portanto, é claro que você deve rever este Salmo e extrair dele mais coisas. Mas, hoje vamos delimitar algumas delas.

Continua...
Goiânia - GO
Textos publicados: 8 [ver]
Site: http://www.leandrohdias.com

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.