Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

14 passos para manipular um auditório cristão

1. Crie um mito: as pessoas que vão a sua igreja já devem sair de casa pré-disposta a manipulação. Isto é conseguido quando um mito foi estabelecido, por exemplo, a cura certa, a benção imediata e o êxtase espiritual garantido.

2. Testemunhe: os testemunhos de outras reuniões funcionam como “case”. Eles darão credibilidade e legitimidade ao seu empreendimento. Quanto mais extraordinários os testemunhos mais eficaz será a manipulação.

3. Ocupe o lugar: o lugar onde acontecerá a reunião não precisa ser grande, mas tem que ser ocupado, não pode existir espaços vazios, caso existam, estes deve estar no fundo. É necessário produzir o efeito “panela – de – pressão”.

4. Confine o público; ambientes fechados são mais fáceis de manipular do que ambientes abertos, os abertos permitam a perda da atenção das pessoas.

5. Explore a oratória: Voz mansa grave e pausada, rápidas alterações no volume, tudo isso ajuda. A dicção do orador funciona para condicionar o cérebro e os sentimentos. Repetir mantras ajuda!

6. De comandos, não informações: essas reuniões não são para pensar, são para sentir.

7. Use e abuse da música: Sem música, nada feito, a música é capaz de desarmar o mais cético dos espectadores. Olha os mantras de novo!

8. Estenda a reunião o quanto necessário: É possível que você precise de tempo para conseguir envolver os mais resistentes, algumas pessoas depois de algum tempo ficam cansadas e desarmam o seu sistema cognitivo. Mas cuidado, não abuse.

9. Forme uma equipe: Definitivamente este não é um trabalho para uma pessoa só, você precisa de cúmplices na sua missão. Uns para falar, outros para tocar, outros ainda no meio do auditório com o propósito de animar o público.

10. Não se intimide; No meio do seu publico sempre existirá pessoas com o rosto fechado, ignore eles, em pouco tempo ele se sentirá deslocado, e ai, ou acompanha o público, ou sai e nunca mais volta.

11. Não se defenda: Você será chamado de manipulador, fique tranqüilo, as pessoas que te ouvem trataram de defendê-lo, não se comprometa tentando defender-se, apenas trabalhe.

12. Faça um curso de teatro: Não é obrigatório, mas o ajudará a melhor preparar-se para as representações. Não há auditório que resiste ao choro de um dirigente.

13. Prometa muito: Prometa que na reunião acontecerão coisas que não acontecem fora dali, é necessário que haja expectativa. Fique tranqüilo, as pessoas não costumam pesquisar depois para saber se algo realmente extraordinário ocorreu.

Pronto! Em alguns meses o seu público estará viciado neste tipo de reunião. Isto é como uma droga, até agora ninguém inventou tratamento para libertar esta pobre gente, praticamente não haverá como soltar a mente destas pessoas. Mas cuidado! Você ainda corre o risco de perdê-los para outro dirigente mais hábil na tarefa de manipular auditórios. Portanto, vigie sua clientela!

Boa Sorte! Vejo você em alguma ilha do Caribe!!!

PS: Onde está o décimo quarto? O décimo quarto é este, nunca fale a verdade, ela sempre atrapalha!!!
São Paulo - SP
Textos publicados: 11 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.