Por Yuri Fernandes

Sempre considerei o livro de Rute como um dos mais impressionantes da Bíblia. Impossível ler e não se impressionar com o modo como Rute se compromete com Noemí e com o Deus desta. De certa forma Rute é o tipo de mulher com quem nós homens deveríamos almejar casar: ela é a verdadeira personificação da mulher virtuosa. E não foi justamente esta disposição de Rute para a fidelidade ao Deus “em cujas as asas te vieste abrigar” (Rt 2.12) que chamou a atenção de Boaz?

Por outro lado, Boaz é justamente o tipo de homem que nós deveríamos nos esmerar para ser: Justo, generoso, bondoso para com Rute. Inclusive, a ação de Boaz ao resgatar Rute já é um anuncio do generoso resgate que temos em Cristo. Assim, Boaz e Rute refletem uma história de pessoas virtuosas em Deus e de cujo caráter deveria ser imitado por nós.

Só que o livro de Rute é mais do que isso. É mais do que uma história sobre o modo como deveríamos nos relacionar com nossos futuros cônjuges ou escolhe-los. É uma história sobre Deus usando a vida ordinária dessas pessoas extraordinárias – seus sofrimentos, alegrias, virtudes e defeitos – para dar vida à grande narrativa de redenção!

Pense um pouco no contexto do livro: Em Juízes vemos a infidelidade do povo de Deus que estava flertando com deuses estrangeiros. E é neste lugar nos aparece Rute, uma estrangeira que abandona os deuses de sua terra e se torna fiel ao Deus Altíssimo. É a partir desta fidelidade que Deus enxerta Rute ao drama da redenção, a colocando num lugar importante da linhagem do nosso grande Salvador!

E pense no modo sutil como Deus age nesta história. Ele traz Rute e Noemí de volta para Israel depois de terríveis sofrimentos – e a própria Noemí reconhece a mão de Deus em seu sofrimento. Ele arquiteta um encontro providencial entre Rute e Boaz nos campos deste. Ele concede sabedoria a Noemí, que orienta Rute. Ele dá coragem à Boaz para fazer aquilo que deveria ser feito e resgatar Rute. Deus, em sua infinita sabedoria, utiliza sua providência e nos ensina aquilo que veremos em Romanos 8.28 “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”. É a mão providencial de Deus escrevendo a história!

A narrativa de Boaz e Rute não é sobre eles. É sobre algo maior do que eles!  E creio que esse deve ser o desejo do nosso coração em todas as coisas da nossa vida: Casamento, amizades, profissão, hobbies… Compreender que Deus nos chama a cumprir seus Eternos e gloriosos propósitos a partir das coisas simples da vida deveria ser o maior anseio no nosso coração. Por que Ele é um Deus gracioso que chama pecadores como nós ao arrependimento para cumprir um propósito maior. Que o Eterno use as coisas ordinárias de nossas vidas para cumprir o seu extraordinário propósito!

E para pensarmos nisso, um pequeno poema:

Em terra distante um drama acomete
Dor e luto chegam naquele lugar
Amargua preenche e a esperança derrete
Mas existe um lugar para voltar

Sogra e noras sozinhas no mundo
Uma vai e outra fica, um novo futuro
Teu povo é meu povo, um porto seguro
Retorno certeiro ao Senhor de tudo

O amor que brota nos campos de trigo
Além do sustento, traz também um amigo
Providência de Deus que resolve o embate
Bondade infinita que traz socorre e resgate

Para além de si mesmos, uma nova família
E dos filhos dos filhos, uma nova alegria
E na linhagem se cumpre uma antiga promessa
D’Aquele que salva quem a ele confessa.

  • Yuri Fernandes, 25 anos, de Contagem (MG). Formado em Jornalismo, é apaixonado por teologia reformada, missões, literatura e séries, mas Deus é seu amor maior.
  1. Concordo com você, mais dessa mesma história tiro outra lição de vida as vezes o nosso fim é na verdade o início de uma grande história de vida.. como assim ? Rute e Noemi pensou que sua vida seria aquela até envelhecer e morrer, que voltaria pra sua terra e tentaria sobreviver um dia após o outro.
    Só que na verdade o que parecia ser o fim para elas era na verdade o começo, pois de Rute viera nascer Obede .. acho que daí em diante você já consegue entender o que estou falando.

  2. Sempre quando leio a história de Rute fico emocionado, com a atitude de Rute, que eu possa ser a referência de boas para a minha princesa que Deus está preparando, amém Deus abençoe linda história e a narração dela,

  3. Nunca tinha lido o livro de Rute com este enfoque. Realmente ela faz parte da linhagem de Cristo (Mat 1:1-17), assim como Raabe, outra estrangeira que se rendeu à grandiosidade do Deus de Israel.

    Quando lemos com atenção a genealogia de Jesus (Mateus 1: 1-17 e Luc 3:21-37), vemos que quando Jacó abençoa Judá ele já diz que o Salvador viria dele (Gen 49:10), e a promessa é repetida a Davi (2Sam 7:16). Ou seja, de Gênesis a Apocalipse a Bíblia fala da Primeira e Segunda vindas de Cristo, do Plano da Redenção. Por isso não podemos ignorar o Velho Testamento, que aliás, é citado o tempo todo no Novo Testamento (Mat 1:22; 2:5; 3:3; 4:14; 12:39-40; 13:34; 15:7-9; 27:9).

  4. jamille silva oliveira

    Eu amo esse livro e sempre escrevo sobre, mas nunca havia encontrado um texto como este, que pudesse expressar tudo o que também sinto e compreendo dessa linda história. Tenho um perfil no Instagram: @cartas.para.boaz, onde escrevo alguns poemas também. Estou realmente feliz por ter lido algo tão lindo, parabéns! Há mais do que palavras nesse texto, essa é realmente uma história para se inspirar, amar e aplicar.

  5. Parabéns Yuri. Esse texto ficou muito claro e gostoso de se ler, que Deus continue te abençoando e através da sua vida, muitos serem edificados.

    • Deus abençoe sua vida Yuri, parei para fazer um breve estudo e o primeiro link foi o seu site. A leitura é curta e objetiva, e o principal foi a mensagem clara do nosso Deus através da sua narrativa.

  6. Yuri, Esse texto ficou muito claro e gostoso de se ler, que Deus continue te abençoando e através da sua vida, muitos serem edificados.
    Parabéns

  7. Deus abençoe sua vida Yuri, parei para fazer um breve estudo e o primeiro link foi o seu site. A leitura é curta e objetiva, e o principal foi a mensagem clara do nosso Deus através da sua narrativa.

  8. Quando lemos a palavra de Deus, ele nos quer falar algo muito além das letras, que somente com a ação do Espírito Santo podemos alcançar os mistérios na revelação do pai. Rute representa e igreja fiel ( a noiva ) e Boaz Jesus (o noivo) que voltará para buscar sua igreja. Esse casamento se dará no arrebatamento, que breve acontecerá. Estamos preparados para esse grande dia, como Rute estava aos pés do seu Senhor ? Estamos na presença aos pés do nosso Salvador? ouvindo sua voz e obedecendo? Jesus cuida de sua igreja, a sustenta em cada dia e dá as vitórias necessárias. E você faz parte de qual igreja, a fiel que subirá ou a infiel que ficará? Preparemos para esse grande e terrível dia, como nos diz a bíblia. Grande para quem for salvo e terrível para quem ficar sem a salvação (Jesus).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *