sebastian-pichler-unsplashPor Jean Francesco

Quero aqui dar uma palavra aos cristãos que namoram não cristãos.

Realmente não é uma atitude sábia iniciar um namoro e muito menos um casamento com alguém que não compartilha a mesma fé. Os motivos já foram dados e repetidos no texto anterior (Cristãos devem namorar não cristãos?). Contudo, sei que alguns dos que leem esse texto vivem essa realidade, por isso, sinto-me na obrigação de ajudá-los de alguma forma. Portanto, tenho três conselhos para você que está em um namoro ou caminha para se casar nesse estado.

Primeiro, inclua o seu(sua) namorado(a) na vivência da sua igreja local. Na maioria das vezes os não crentes têm uma visão distorcida sobre o que é a igreja. Pensam que os pastores são ladrões e que os membros são alienados – às vezes estão até corretos. Mostre para ele(a) que a igreja é um ambiente favorável a relacionamentos verdadeiros e transformadores. Envolva-o num ambiente de amor e de conversas saudáveis. Conheço várias pessoas que, por meio da convivência cristã com a pregação do Evangelho, se entregaram para ele. Esse é o primeiro passo. Deus pode mudar a direção do coração e fazer ele(a) se converter a Cristo.

Segundo, saiba bem quais são as convicções dessa pessoa sobre Deus e sobre os princípios que você adota. Creio firmemente que o relacionamento amoroso entre crentes e não crentes não é uma atitude sábia, porém, quando os não crentes são pessoas tementes a Deus ou têm alguma noção bíblica sobre ética, princípios e valores, a aproximação é menos problemática.

Já quando a relação se dá entre crentes e ateus, agnósticos, orientalistas, ou pessoas que têm uma moral oposta à da fé cristã, eu incentivaria a desistir de vez. Rute era uma moabita, não era do povo de Israel e, ainda assim, se casou com Boaz, um israelita, pois tinha valores sólidos sobre família e sobre Deus. Não posso negar que exceções realmente acontecem, todavia, ninguém deve viver pautado nelas.

Faça esse teste: A pessoa dá alguma importância a Deus? Ela respeita minhas opiniões espirituais de criação de filhos, moralidade, sexo etc?

Terceiro, teste se a pessoa está disposta a se casar. A vontade de Deus para namorados é o casamento. Se essa pessoa com quem você namora não é crente e ainda não pensa em se casar, certamente não é uma pessoa ideal para desenvolver um noivado e, pior, um casamento. Geralmente, quando um(a) namorado(a) não pensa em casamento, ela pensa em outras coisas e, na maioria das vezes, o que se pensa desrespeita radicalmente os seus valores morais cristãos.

Pergunte-se: Namorar, noivar ou casar com essa pessoa vai me aproximar mais de Deus? Vai me tornar mais santo? Vai me dar mais segurança para o futuro?

Então vamos colocar os pesos na balança. Suponhamos que essa pessoa gostou de frequentar sua igreja local, fez amizades com os seus amigos e mudou sua concepção sobre o que é igreja. Parabéns! Um passo enorme já foi dado. E mais, se ele(a) teme a Deus de alguma forma e respeita os limites da sua santidade, parabéns, pela segunda vez. Terceiro: Se o seu(sua) namorado(a) também pensa em casamento, ótimo, ele está agindo como se fosse um cristão, seria bom você perguntar a ele(a) se deseja seguir a Jesus em definitivo. Vimos isso acontecer algumas vezes em nossa Igreja e, no fim das contas, houve verdadeira salvação.

Entretanto, se você incluiu a pessoa na vivência da igreja local, ela ouviu o Evangelho de forma clara, analisou profundamente as crenças que ela tem sobre Deus e fez o teste do respeito, santidade e casamento, mas tudo deu errado, cuidado! Se algum dos três testes falhar, eles provavelmente irão ruir juntos.

Quem não quer fazer parte da sua igreja local, respeitar seu Deus, seus princípios e não quer saber de casamento, na verdade, não quer saber de você. Do fundo do meu coração, te aconselho a abrir mão da sua vontade e buscar a vontade de Deus. Alimentar algo que nitidamente está fora de direção do Pai produzirá muitas frustrações desnecessárias. Não vale a pena trilhar este caminho. Entretanto, se a pessoa reagiu bem a estes três quesitos, tem se interessado pelo Senhor e busca uma nova vida, graças a Deus, você faz parte das exceções.

Como dito anteriormente, Deus não é obrigado a salvar ninguém, Ele salva pela Sua livre graça. Por isso, seja grato a Ele e não seja mais teimoso, fazendo o seu próprio querer, mas que sempre a vontade dEle seja feita na sua vida.

 

Jean Francesco é pastor da Igreja Presbiteriana da Penha (SP). Acompanhe seu canal no Youtube.

Foto: Sebastian Pichler/Unsplash

  1. Gostei do artigo. Tenho uma amiga, que se entregou a Cristo depois que já havia “casado” sem fé cristã, mas após o casamento entregou sua vida a Cristo. Ela pergunta como fica a sua situação com um marido que acredita num Deus criador, mas não aceita um Deus pessoal, como nós, que cremos em Jesus como Senhor, Amigo e Irmão..
    Será que poderia dar alguns conselhos?
    Muito obrigado!

      • A questão não é abandonar, mas sim as consequências. Se tiver filhos verá que deveria ter pensado melhor. A Vida de quem vive em Cristo de verdade não é fácil. Por amor ou próximo foi muito ver o outro, a qual você já não “pode” abandonar se perder e ainda servir de exemplo para seus filhos se perderem também!!!
        Deus Deu nos Deixou Livre… é a Palavra para que possamos seguir !!!!

    • O maior conselho é orar para Deus converter o marido, entregar nas mãos de Deus e crer que ele vai fazer a obra. Vc tirando a sua mão e deixando Deus trabalhar na sua vida. Seja firme nos caminhos de Deus e a sua oração com paciência será ouvida. Se Deus te converteu, saiba que ele tem poder para converte lo tbm.

      • Tenho 4 filhos ,sou divorciada,tô namorando um rapaz a 1 ano e 6 meses,ele quer casar ,mais não quer morar no msm casa , não gosta de criança ,e tenho uma bebê de 4 anos, ele é amoroso ,mais ao msm tempo ingnorante ,não gosta do pai dele,por causa de sofrimentos do passado, ao meu ver convive com meus filhos tipo suportando por causa de mim,ele bebia,hoje não bebe mais ,e outra ,nunca quiz ir a igreja comigo durante todo esse tempo q está comigo .

          • Filha acorda se ele nao gosta de crianca ele e um ignorante porque se ele realmente te ama ele tinha que ama os seus filhos e ir com vc vicitar a igreja pesse bem pra depois nao chora e desse pai porquê estou sofrendo vc merece ser feliz vc e feliz??

        • Devia voltar para o seu verdadeiro marido que é o primeiro. Não existe divórcio para um cristão. Está na Biblia. Está em pecado de fornicacao e adultério.

    • Meu esposo e da igreja batizado tava desviado mas voltou eu não sou batizada mas quero me batizar eu vou com ele a igreja etc quero virar cristã mas ele agora começou te vergonha de ta comigo na igreja pq ainda não casamos mas eu penso em me casar com ele mas ele que espera uM pouco o que eu faço

    • Eu afastei de Deus conheci um cara nn cristão mas bom mas é irritado chato bebe fim de semana nn qr parar, eu voltei a Deus mas ele nn qr buscar irar essas coisas, nn consigo terminar tenho dependência emocional passo mal o pai bebe humilha ele eles bebem, pai incomoda nn qro morar sozinha com ele, por isso nn consigo terminar complicado, serei sozinha desamparada daí 😭😭

  2. A questão também passa por uma avaliação mais profunda do que é o casamento. Infelizmente percebo cada vez mais que na igreja poucas pessoas entendem que a vida do cristão deve fazer sentido a partir de Cristo. E muitos continuam procurando no outro o sentido da sua existência e felicidade (!).

    A fé em um Deus que provê inclui esperar Nele alguém para compartilhar a vida. Na agonia de se encontrar um parceiro, pula-se etapas e ignora-se o óbvio: não há parceria entre luz e trevas.
    E depois é quase certo que tudo irá dar errado. E é um tal de crente se divorciando, como se o casamento fosse só uma tentativa. Não é!

    Não estou falando apenas de jovens, mas de adultos de todas as idades.
    Para casar é importante primeiro saber o que significa o casamento.

  3. Leonardo Corrêa da Silva

    No “fim das contas”, acho que estes conselhos acabam por “encorajar” aos crentes à desobedecerem a 1 Co 7.39:

    “A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que SEJA NO SENHOR.”

    Sei que não é a INTENÇÃO do autor encorajar à desobediência ao texto exposto, dado os argumentos expostos pelo autor no artigo anterior e no atual. Até entendo se estes conselhos fossem pra pessoa que se converte ao Senhor e, na ocasião, já tinha um relacionamento com alguém não cristão.

    Com base no texto acima e em 2 Coríntios 6.14, o crente namorando uma pessoa não crente, ou seja, em jugo desigual, não estaria pecando?

    Confesso que acho que sim, pois o Apóstolo Paulo adverte sobre esta prática como adverte sobre outras práticas que seriam pecaminosas,como a união entre pessoas do mesmo sexo, por exemplo.

    Gostaria de um esclarecimento teológico por parte do autor, caso possível, sobre a questão de ser ou não pecado.

    • Oi Leonardo,
      Na dinâmica do aconselhamento pastoral um “não” nem sempre é a melhor forma de ajudar uma pessoa que esteja passando pelo dilema do texto acima. Eu creio que é um pecado tal tipo de relacionamento, mas na tentativa de consertar o erro o término do relacionamento não é a única saída. Entende? É como eu disse aí em cima: Se a pessoa fizer todos os passos sugeridos e não obtiver resultados, ai sim o melhor seria romper a relação.

      Se quiser saber mais sobre isso, adquira meu livro pelo site: https://jefrancesco.wixsite.com/namoro

      • Se tem todo essa flexibilidade para quem namora ou mesmo casa com um/a não crente então acho que o versículo Paulino é alguns outros fica sem valor. A Palavra diz pra não ter relaciomento tal aee vou desobedeço e tenho é depois fica por isso…

        • Pessoa que julga é triste…

          Imagina um novo convertido lendo o que você acabou de escrever, imagina uma pessoa que esfriou na igreja uns anos e quando voltou, voltou com uma pessoa “não” crente…

          Falácia de crente que esta na igreja para assistir,
          o correto é acolher AMBOS, o artigo esta corretíssimo.

          pra crente preguiçoso é mais fácil abrir mão de uma alma do que a converter e ganhar a mesma para cristo…

          • Eu faço parte disso que vc descreveu, tinha me afastado e voltei agora pra igreja e meu namorado não e cristão e também não entendi muito bem, mais também acho errado terminar só pq voltei pra igreja, estou tentando e buscando no senho, se der certo amém se não, Deus sabe de todas as coisas.

      • Parabéns pelo texto, Pastor! Honesto e realista. Infelizmente, no aconselhamento aos jovens, a maioria dos líderes se limita a regras ou a idealizações. Que Deus continue abençoando sua vida.

      • Sheila Ferreira maceno

        Boa noite, sou Sheila Maceno, não é pecado namorar um não cristão, desde que você tente ao menos inserir esta pessoa no convívio da igreja, e também falar sobre Jesus para ela, como o texto acima orienta. Eu estou namorando um não cristão neste exato momento.

    • Também penso assim Leonardo uma pessoa que conhece a Palavra sabe que é errado e faz depois tem a flexibilacao do erro pra isso é um prêmio e um prejuízo para alguém como eu que estou esperando uma garoa de Deus já tive chance de namorar e casar com não crente e não fiz isso…

    • Gente mim ajuda aí Aceitei jesus ,mais moro com o meu conjugue sem ser casada no papael quero tanto mim batizar mais pra batizar preciso mim casar mais ele tá enfrentando um problema no cpf porque ele já foi ex presidiário, no arrebatamento eu corro risco de ficar porque ainda não tou batizada?

  4. MEIRILENE PRAZERES GOMES

    Gosto da Ultimato, sou assinante, mas realmente as vezes não consigo engolir, aceitar certos relativismos como este. O namoro com pessoas descrentes é proibido nas Escrituras e ponto final. Oferecer dicas para este tipo de relacionamento é no mínimo nocivo à fé e aos valores do Reino.

    • Oi Meirilene,

      É como eu disse para o nosso amigo Leonardo acima,…

      “Na dinâmica do aconselhamento pastoral um “não” nem sempre é a melhor forma de ajudar uma pessoa que esteja passando pelo dilema do texto acima. Eu creio que é um pecado tal tipo de relacionamento, mas na tentativa de consertar o erro o término do relacionamento não é a única saída. Entende? É como eu disse aí em cima: Se a pessoa fizer todos os passos sugeridos e não obtiver resultados, ai sim o melhor seria romper a relação.”

      Se quiser saber mais sobre isso, adquira meu livro pelo site: https://jefrancesco.wixsite.com/namoro

      • Sheila Ferreira maceno

        Meu Deus, eu no meu caso, não estou ferindo e nem tampouco desvirtuando dos valores Cristãos, quando namoro um não crente, o que deve ser feito é justamente a orientação acima, e outra, o parceiro não cristão tem o dever de respeitar a sua fé, se ele for temente a Deus, já é meio caminho andado, vamos parar de ser radicais demais. Ele jamais pode te impedir de ir a igreja e servir a Cristo, porque se o fizer, ai sim, é justo romper o relacionamento.

    • Leandro Silva de oliveira

      Acho que vc foi infeliz nas suas colocações textuais em alguns pontos: chamar pessoas que não são evangélicas de não Cristãos( este não é o significado), acredito que não temos esse poder de julgamento pois não conhecemos o coração de ninguém e incentivar a intolerar o amor, se existir o respeito entre ambos pois o amor supera tudo e religião não tem poder de salvar, é apenas um instrumento!

      • leila nascimento de jesus

        concordo com você Leandro! não devemos julgar!!!!!!!!!!!!!!!!! estou passando passando por uma situação semelhante. ele me respeita e gosta de mim além do respeito ele teme a Deus e tem fé.

    • Ana Beatriz Castro dos santos

      Boa noite gostei muito ta me ajudando pos daqui 4 dias vou me batizar nas água mais meu namoro nao e da igreja pois ele já foi e batizar so que saiu da igreja ir to tentando trazer ele de voltar

    • Minha filha tem 17 anos conheceu um rapaz e quer namorar porém meu esposo não aceita por essa pessoa não ser da igreja mais já conheceu um dia..a Deus porém ele não está mais .
      Minha filha e família sim servimos a Deus .
      Gostaria de opiniões..

  5. Eu não sou batizada, e nem frequentava igreja. Não por não crer.
    Comecei a namorar um cristão, já era cristão quando me pediu em namoro, e este até batizou recentemente.
    Porém, continuavamos a vida que tínhamos, o namoro, as atitudes.
    De forma que em um dia ele me disse, que sabia que o que fazíamos é pecado. E que não pode estar com um pé na igreja e o outro no mundo. Que queria viver pra Deus, em santidade.
    E então me perguntou se eu o acompanharia.
    Estou indo agora aos cultos com ele, também leio a bíblia, e escuto louvores. E todos os meus costumes foram mudaram.
    Mesmo assim.
    Ainda não sou batizada como ele.
    E .. tenho muito medo.
    De não dar certo.
    Ou de eu estar atrapalhando ele, no caminho que ele escolheu seguir. 😔

    • Sheila Ferreira maceno

      Everaldo, meu namorado não é cristão, mas conforme falei, estou inserindo ele na igreja e também já falei sobre a Bíblia para ele, disse que a Bíblia é aonde Deus fala conosco, também falei sobre musicas cristãs com ele, portando se fizer como o pastor orientou no texto, já é caminho andado, eu não vejo como pecado namorar um não crente, desde que esta pessoa não te afaste da sua fé. O que não pode é haver julgamento

  6. Bom, eu namoro a 7 meses com um rapaz, eu ja fui evangélica, mas estou afastada, porém quero voltar para cristo!
    Meu namorado aceitou jesus e eu fiquei muito feliz por ele, mas tentei conversar sobre como teria que ser agora depois dele está firme, eu não sei se ele pensa em casar comigo, mas eu quero muito casar com ele e ja tentei conversar sobre, mas ele não me deu resposta de nada. Eu o amo, devo tentar?

  7. To passando por essa situação .. Namoro um rapaz faz menos de 1 mes sou evangelica e sinceramente to me sentindo confusa sei que devo escolher primeiramente a Deus … Mas gosto muito dessa pessoa ele nao se opõe a minha fè .. Crer em Deus ,mas tem uma noção distorcida sobre a igreja e sobre os pastores .. Ele sempre fala que ta namorando comigo com um proposito de casamento,me coloca em tds os planos dele futuros ,me respeita e ainda me da força pra continua ir pra igreja .. sinceramente to confusão

      • Eu estou passando mesma situação…; eu só da igreja e estava com 1 ano de namoro , e ele ñ é da igreja, quando foi agora ele veio de SP , eu decidi terminar com ele , pq eu estava mim sentindo mal ,pois sabia que ñ era o certo então decidi termina com ele , só que eu o amor e estou muito triste…mas sei que fiz o certo, pois Deus mim acrescentará o melhor eu creio♡

        • Eu tinha 2 anos namorando com um rapaz, quando entrei na igreja ele tava indo comigo, depois ele falou que não acreditava em Deus, eu queria tanto casar com ele! só que eu estava sentindo que nosso casamento não ia da certo, eu amo ele, ele tbm, mais eu não ia insistir em uma coisa que no futuro eu ia sofrer, então decide termina não foi fácil, hoje somos amigos eu ainda tenho sentimentos por ele
          Mais Deus sabe de todas as coisas🙌❤
          Se alguém quiser conversa sobre: (79)996570333

    • Olá eu gostei muito do artigo mas eu tenho dúvidas e queria um conselho, no caso eu sou a pessoa da relação que não e o “cristão” eu sou de uma religião e a minha parceira de outra, eu nunca fui praticante na minha religião e eu quero muito namorar com ela e ter um futuro, casar etc…
      Porém ela disse que quer namorar cmg mas não quer alguém de outra religião ela e muito firme na sua fé e eu admiro e respeito muito isso, quanto as imposições dela sobre os hábitos e costumes na religião eu também respeito e não quero jamais atrapalhar ela no seu seguimento com Deus, afinal temos que buscar o reino dos céus antes de todas as coisas, eu fui algumas vezes em reuniões da igreja dela e até gostei do que vi do que senti, porém eu queira saber se e errado namoramos mesmo eu estando disposto a respeitar seus costumes sua fé etc, quem sabe com o tempo eu até possa frequentar a igreja dela mas eu não tenho essa certeza ainda, e errado namorar com alguém que teme a Deus que está disposto a conhecer mais da palavra porém não está no mesmo nível de “foco” que vc ?

  8. Estou nessa situação tbm namoro um rapaz à 1 mês, sou evangélica batizada e tô confusa, oro todos os dias por ele, os planos dele é casar cmg e construir uma família ele respeita minha fé e me incluí em todos os seus planos para o futuro sinto que ele me ama ele fala em ir pra igreja cmg.

  9. Olá, gente. Sou cristã presbiteriana, gosto uma pessoa a cerca de 1 ano, ela também partilha desse mesmo sentimento. Eu sou membra(comungante), ele é cristão e é muito engajado com as coisas de Deus, e frequenta a mesma igreja sendo que essa é proxima da casa dele. Sendo que ele ainda não é batizado, está passando por um estudo de confissão de fé. Alguém sabe dizer se é errado namora-lo, ou se terei de esperar ele se batizar?

  10. Sou cristã e meu namorado não é cristão. Ele me mencionou já ter frequentado a igreja do pai, mas disse que não curtiu certas coisas…porém, resolvi lhe perguntar se aceitaria meu convite para ir à minha igreja, e ele disse que sim. Aceitar Jesus em sua vida, como também o fiz, seria muito importante para mim. Muito mesmo…afinal, o amo e ele também me ama. Pretendemos casar, ter nossa casa e nossos filhos futuramente, então quero muito continuar. Devo apresentá-lo a Jesus e fazer com que conheça seu amor, para que possamos criar uma aliança com Deus? Mesmo com ele parecendo não concordar com alguns mandamentos, mas outros sim?

  11. Eu namoro a 1 ano com um não cristão, me converti a pouco tempo, ele quer casar comigo, frequenta a igreja comigo, e diz que vai se entregar, mas tenho mto medo, brigamos bastante ultimamente desde que me converti, tenho medo dele não se entregar, só falar que vai e no final não ir,e se ele n se entregar eu termino? Amo mto ele não me imagino c outra pessoa..

  12. Amigão… Jesus veio ao mundo propagar o amor… Daí vem você dizer o contrário? Que papo é esse de ” inclua o seu(sua) namorado(a) na vivência da sua igreja local”??? A função do namoro não é converter ninguém… Então, se ele a ama, e ela o ama, podem dar certo ou errado, assim como um casal cristão tem a mesma chance de dar certo ou errado… Tudo depende do que está no coração, e não na mente…

    Repito: Jesus propagava o amor… Mas daí veio o homem e criou a religião para distorcer e estragar tudo…

  13. como todo respeito, mas discordo em muitos pontos.
    de fato, para namorar alguém é preciso saber dos seus valores, da sua fé e do seus objetivos para o futuro da relação( se deseja se casar e ter filhos ou não), estando isso em acordo, o fato da pessoa frequentar ou não alguma igreja é o de menos.
    Não estou dizendo que não seja importante, mas vamos e venhamos, Jesus pregou AMOR e não religião. Deus disso que muitos serão chamados e poucos escolhidos e que o mais importante é o que se tem no coração e suas atitudes.
    Na igreja já vi muitos casais que não se amavam, que estavam juntos porque os dois eram da igreja, já vi casais que o homem cristão batia na mulher ou a mulher traía o homem… enfim. há vários casos assim, não são todos obvio.
    mas da mesma forma há muitos relacionamentos com não cristão que são muito felizes, cheio de amor, respeito e temor a Deus.
    Além disso, não se deve esquecer que há pessoas fora da igreja que são tão do bem ou até mais do que muitos que estão na igreja sempre.
    Deus está em todo o lugar, nas pequenas coias, se duas pessoas se juntam em seu nome ele está ali, então porque essa necessidade de julgar quem não frequenta a igreja só por causa disso????
    é preciso espandir a fé e enxergar as oportunidades que Deus nos dá de ser feliz.

    • ola rebeca,e demais, concordo contigo, porém com ressalvas:
      1) primeiro, Deus é amor, mas ele jamais abre mão dos seus princípios, entende?
      2) concordo contigo quando diz, que tme casais não cristãos que dão muito mais exemplo do que casais cristãos, já vivenciei isso, e contando minha história:
      fui casado por 10 anos com uma mulher que se dizia crente,
      às vezes ia na igreja,
      mas as suas atitudes não condiziam com nada, e, para engrossar o caldo,
      ela agora é cardecista, pois se identificou mais com a religião cardecista do que com a igreja, triste não?
      Mas os motivos da separação não foram estes, que não irei expor aqui.
      então, tenho avaliado muita coisa,
      não só se a pessoa é ‘crente’, mas os seus sonhos, seu futuro, se ela vai ser benção em minha vida, e eu na vida dela, se ela vai me acompanhar quando for pregar e cantar também, pois acho importante isso.
      Sobre a criação dos filhos, etc.

  14. Sou evangélica, no entanto meu namorado começou a frequentar a umbanda.
    Ele frequentava a igreja evangélica, mas diz que após ter conhecido a umbanda, a história, se identificou.
    Ele tem a intenção de casar, respeita muito essa questão de ser evangélica, minhas decisões e até apoia.
    Vejo que eu tenho preconceito por causa do que aprendi.

    Agora sinceramente, não sei o que fazer. Amo ele, e percebo que ele sente o mesmo por mim. Mas tenho receio , até por uma questão que minha família é totalmente contra a religião dele.
    Entendo que devemos amar a pessoa, e não aceitar o pecado dela.
    Mas não sei se devo prosseguir com o relacionamento.

    Preciso de uma ajuda.

    • bem, no meu ponto de vista, é uma situação complexa, pos ambos estão em mundos diferentes, no que se refere à vida espiritual.
      Precisa avaliar seus conceitos, se o ama de verdade,s e está disposta à sacrificar algumas coisas, é deste jetio.

  15. Eu sou agnóstico e namorei evangélica. Não sentia nenhum problema e ir pra igreja e até gostava das amizades que fiz por lá. Gostava do ambiente e do respeito entre os irmãos, inclusive comigo. Findamos o relacionamento por motivos alheios a este, mas se não fosse, supostamente, a influência do seu pai, estaríamos até hoje. Acho que uma dose de respeito e compreensão resolve o problema (ou não).

  16. Bom, terminei um relacionamento antes mesmo de começar, com um ateu/agnóstico. Confesso que estou arrasada, pois não deu tempo de ele me decepcionar ainda, rs. Hoje faz 1 semana que abri mão de um relacionamento. Ele estava me cobrando o fato de que sou virgem aos 25 anos e estava me pressionando a ter relações sexuais vom ele. Eu disse para ele esperar um pouco, ou então casar, mas ele dizia não ter intenção de casar tão cedo. Ele disse que não casa com ninguém com menos de 5 anos de relacionamento. Eu terminei para não cair em fornicação com ele e porque ele não me deu certeza que queria ficar comigo para o resto da vida, rs. Disse ele que não poderia me garantir isso. Então ele preferiu deixar eu ir embora do que tentar esperar um pouco mais, sem relação. Inevitavelmente iria acontecer dada a nossa química que era grande, mas a pressa dele atrapalhou tudo. Estou muito mal por ter terminado com uma pessoa que poderia ser o amor da minha vida por causa disso, mas o fiz por amor a Deus e espero que Ele pelo menos me ajude a superar essa dor.

  17. Meu namorado é cristão na igreja universal e não praticante. Já eu sou batizada, fiz primeira comunhão e crisma na igreja católica… Mas depois eu estudei um pouco mais sobre outras religiões e me identifiquei com essas outras… Cheguei a ser Wicca por um curto período de tempo, mas depois vi que não era isso que eu procurava… Foi aí que eu percebi que eu busco por conhecimento e não por algo para eu me encaixar e seguir firmemente… Eu tenho as minhas crenças, mas não sigo dogmas religiosos, ou seja, não creio em uma verdade absoluta para questões espirituais… Continuo buscando conhecimento em várias religiões e formando minha própria crença individual… Eu creio em pessoas boas e no auto perdão… Deus é uma energia (boa ou ruim) que guia nossa vida, mas não dita regras a ninguém…
    Toda essa questão religiosa/espiritual nunca interferiu no meu relacionamento com meu namorado nem com a família dele (que são cristãos na igreja universal, como ele, mas praticantes)…
    Espiritualidade e religiosidade é muito pessoal de cada um… Não cabe a ninguém (nem ao próprio namorado ou marido) tentar converter ou “fazer a pessoa abrir os olhos para o caminho da luz”… A final de contas, a pessoa pode estar no caminho de luz dela, mas que é um pouco diferente do seu e do meu… Mas no fim de tudo, o que realmente importa, é que sejamos pessoas boas com outros e que não façamos o mal…

  18. Ja passei por um momento de muito sofrimento,aos meus 17 pra 18 anos,conheci aquele que eu jamais esquecerei,uma pessoa maravilhosa,nos apaixonamos no primeiro olhar,porém não podiamos ficar juntos,sua familia nunca aceitou,foi dolorido demais a nossa separação,ultima vez que nos vimos.
    Sou Cristã e ele é Judeu.

    • Se é o amor da sua vida, não deixe que religião alguma interfira no amor de vocês. Que cada um frequente sua religião e sejam felizes, o que importa é ser do bem.

  19. CHARLES PARREIRAS DE SOUZA

    Vocês têm de deixar de ser tão prepotentes. Se uma pessoa tem uma opinião diferente ela não tem que ser catequisada nem nada disso.O mundo é vasto existem hinduistas,budistas ,judeus,taoistas,umbandistas,islamicos,judeus,diversas religiões indígenas e ateus. Quem diz que é o dono da verdade pode estar enganando à outros e à si mesmo,eu posso estar certo mas também posso estar errado,reconhecer isso é humildade.

  20. Bom ,meu caso é diferente comecei a namorar não era batizada frequentava mais minha mãe , e quando comecei a namorar no dia que pediu ele falou que por enquanto estava disposto carregar esse fardo mas que com o tempo teria que tomar uma decisão, hoje sou batizada , noiva e ele se afastou ; por tudo que já aprende fico apreensiva casar e ele não retornar aos pés do senhor, sei que não é certo questionar as ordenanças de Deus mas devo mesmo abrir mão dele .. ????? Será que eu continuando com ele estarei desobedecendo a Deus ??

  21. Como agir. Quando um casal que estão juntos à 6 anos. Um da igreja católica e o outro até então não era cristão. Depois de convertido quer a separação. Pois não quer proseguir o namoro com a outra pessoa de religião diferente.

  22. Oii , antes deu me batizar entrar pra igreja eu conheci uma pessoa e namoramos até hoje conheci ele antes de entrar na igreja , agora eu me batizei e sou cristã mais ele não é qual o conselho vocês podem me dar? No dia do meu batismo ele estava ele disse que um dia era ele ali vamos fazer 5 anos de namoro ele disse que pensa em casamento estamos até resolvendo isso agora , ele quer casar mais só que ele n e cristão, eu oro com ele leio a Bíblia com ele fazemos um estudo bíblico juntos as vezes ele vai a igreja comigo sem eu precisar convidar, ele disse que é só questão de tempo pra estar nos caminhos de Deus junto comigo ele disse também que eu posso continuar orando por ele e pra que ele se entregue a cristo, eu me pergunto se Deus tá trabalhando nele eu faço a minha parte orando pedindo a Deus insentivando ele sobre jesus, e também me pergunto se talvez não Deus n esteja trabalhando nele e que eu devesse terminar com ele essas duas coisas é o que me atrapalha em minha mente tenho ansiedade e a dúvida pecorre muito , alguém poderia me ajudar por favor???🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏

    • Eu to passando mais o menos a mesma coisa que vc, eu cresci na igreja evangélica, mais me afastei por um tempo e nesse período conheci meu namorado fizemos 3 anos tem 1 semana, voltei pros caminhos do senhor e recentemente disse pra ele q não iríamos mais ter relação sexual, ele achou um absurdo isso até pq ele não tem religião e não conhece a bíblia, ele concordou em respeitar minha decisão ate agora, estamos juntos ainda ele disse q quer tentar pra ve se dar certo, enquanto isso eu vou orando pela vida dele e me consagrado na presença de Deus.

  23. Primeiro ele saudou dizendo que nós ateus temos uma imagem distorcida da igreja, depois ele nos dá a razão de que os padres são ladrões e os outros são alienados. Eles eram?

  24. Olá bom dia !
    Estou com muitas dúvidas sobre relacionamento com um não cristão .
    Então , eu conheci um rapaz a pouco tempo, mais ele não é crente . Ele disse que quer ter algo sério comigo . Mais ele não bebe, não fuma . Ele é super tranquilo. Expliquei para ele sobre o que é um relacionamento cristão , e ele disse que nesse caso , a gente casaria muito rápido , para que a gente não cometa nenhum erro ! Eai gostaria de saber o que fazer nessa situação?

  25. Eu não faço a minima ideia de como eu vim parar aqui, mas achei informativo os motivos para eu nunca namorar um cristão que não respeita religião alheia e quer o converter de qualquer maneira.

  26. Eu só crente e estou querendo me batizar só que meu namorado não é crente ele tem fé em Deus, ora e confia em Deus só que ele não pensa em se batizar. Ele pensa em ter a vida dele como é. Eu termino com ele ou permaneço?

  27. Eu só crente e estou querendo me batizar só que meu namorado não é crente ele tem fé em Deus, ora e confia em Deus só que ele não pensa em se batizar. Ele pensa em ter a vida dele como é.

  28. No meu caso eu não era cristã e meu ex esposo era afastado conheci a Deus com meus 19 anos nos casamos temos 2 filhos problema de infidelidade dele trouxe o fim do relacionamento hj estamos em julgo desigual e todas as pessoas q procuro ajuda dizem q Deus não vai ouvir minhas orações por que estamos embaixo de maldição eu não fico com ninguém ele tem outra pessoa e msm assim dizem q o certo é orar pra vida dele mais como opor isso ele destruir mh primeiro encontro de um amr verdadeiro algo muito importante pra mim o sonho de um casamento hoje eu ainda não consegui perdoar nem esquecer oq aconteceu e vejo q sempre q vou à igreja as coisas se referem a família vou algumas vezes na igreja estou afastada a dois anos do altar mais tenho guardado os mandamentos do senhor eu não sei oq fazer por q ele não qr um divórcio mais qr continuar com outra e eu não consigo acreditar mais no amr foi algo q me feriu muito conheci uma pessoa não cristã tbm mais o fato de q eu sou casada eu o evito pra não cair em pecado mais as vezes acho q a oportunidade da mh vida pode tá passando e q meu esposo não qr mudança isso td me traz mt angústia e confusão

  29. Bom dia gostaria de saber. Sou evangelica da igreja rede esperanca. .. SOu batizada nas aguas. QUeria saber. Conhecer algum rapaz dessa igreja. Jesus cristo dos santos dos ultimos dias .uma pergunta tenho que sair da minha igreja. Pra congregar a dele e? Sou de sao jose da coroa grande pernambuco…. Aguardo a resposta

  30. Vou fazer 3 anos de namoro, não possuo nenhum religião, no início desse ano, ela se converteu e batizada na adventista. Gostaria de saber se tem algum problema em relação a isso

    • cara, eu ia fazer um ano de namoro com uma adventista que estava afastada, eu sou agnóstico, ela me deixou pelo simples fato de eu não ser da religião dela, eles são MUITO RADICAIS, se sua namorada for mente fraca e facilmente manipulada, cedo ou tarde ela vai se afastar de vc ou exigir que vc se converta!

      fato é q para mim A MAIORIA dos religiosos são todos alienados, prepotentes, arrogantes e se acham o centro do universo, JULGAM MAIS Q JUIZES e não tem um pingo de caráter então recorrem a um ser superior para andarem na linha, ou usam eles para manipular as pessoas, igual nesse caso… se não é da religião deles, não presta, mas se for e fizer muita coisa errada, ai pode !

      • Oi Marcos, aconteceu a mesmissima coisa comigo, tem nem uma semana. Ele me abandonou porque não sou evangelica e disse que é por algo muito maior, estou tentando assimilar tudo.

  31. Estou namorando há 3 anos e no meio do ano passado, minha namorada se converteu e se batizou na adventista, não possuo religião alguma e nem quero ter. gostaria de saber se tem algum problema

  32. Um cristão não precisa ser necessariamente um protestante , não concorda ?
    eu sendo cristã e não sendo protestante não compartilho da mesma fé em cristo ?

  33. Uma Pergunta.
    Fui Consagrado a Pastor ainda casado mais por motivo de traição me separei Hoje estou divorciado e não exerço a função de Pastor por não achar certo uma pessoa sozinha pastorear uma igreja. Conheci uma irma da igreja presbiterina e estou frequentando os cultos e predendo me casar com ela e ser um membro da igreja tem alguma coisa que impede isto.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *