Por Rodrigo Almeida

Foto: Divulgação

O filme Todo Poderoso foi uma das grandes bilheterias quando foi lançado. Jim Carrey atuou muito bem em uma de suas melhores comédias. O filme tem um roteiro interessante. O protagonista é um jornalista que tem tudo pra ser feliz, mas as coisas sempre dão errado pra ele. Então, ele fica bravo com Deus a ponto de dizer que o criador não consegue resolver seus problemas.

Já não é de hoje que o homem joga a culpa de tudo o que dá errado nas contas de Deus. Desde o início, no jardim, é assim. Adão disse “a mulher que me deste por companheira, me deu da árvore, e comi” [Gn 3.12]. Sempre foi assim. Queremos culpar Deus por todos os problemas das nossas vidas e até pelos problemas do planeta.

Esquecemo-nos que a guerra, a fome, a desgraça e todo mal da humanidade, na verdade, é culpa das nossas escolhas erradas que nos faz afastar de Deus. A culpa é nossa, pois quanto mais longe de Deus, mais perto do pecado, da mentira e de toda falta de amor.

Queridos e amados leitores, eu repito, a culpa dos nossos problemas é nossa. Nós é que escolhemos, muitas das vezes, trilhar a nossa vontade e não a de Deus. Mas, talvez o mais incrível disso tudo é que ele sempre esta lá para nos perdoar e nos colocar de volta no caminho que nos leva para perto dele.

Em resposta a um filme que “Deus dá a chance a um homem de ser o todo poderoso por um tempo”, nada precisa ser reinventado ou recriado para que as coisas melhorem. A resposta de Deus aos nossos problemas já veio. Cabe a cada um aceitar ou não. “Um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o governo está sobre os seus ombros, e seu nome será maravilhoso, conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, príncipe da paz” [Is 9.7].

____________________

Rodrigo Almeida é de Petrópolis, Rio de Janeiro, e escreve para o blog “Sala de Cinema Gospel“.

  1. Realmente,desde que o mundo é mundo q o ser humano culpa a Deus por td de errado!Verdadeiramente nos esquecemos de que Ele é perfeito e de que nós é que complicamos td e nos enrolamos,porém Deus está sempre disposto a nos ajudar e isso é maravilhoso!!!
    Rodrigo,amei o texto,está realmente muito bom.Parabéns!!!

  2. muito bom Rodrigo,as pessoas tem que parar e pensar antes de fazer as coisas,pra depois não ficar culpando DEUS por não ter dado certo,tenham sempre a certeza de que DEUS não abençõa o erro,ore ,converse com DEUS antes de tomar qualquer decisão,e,com certeza vc não vai ter motivo nenhum pra se entristecer com aquele que só quer te ver feliz ,nosso paizinho querido,DEUS. Rodrigo continue assim,gostei muito do seu entendimento do filme,parabéns………

  3. É isso ai Pastor Rodrigo, muitas pessoas colocam a culpa de seus passos errados e atidudes erradas em Deus, graças ao amor e misericórdia dele Deus que ainda poupa essas pessoas parabéns amigo pelo texto abraços.

    • É o ser humano as vezes erram por ñ conhecer as escrituras e com isso trilham em caminho errados: e quando se dar por si ´ja esta enrolado até o pescoço!ecom isso leva a pensar que Deus é cupado de nada q faz da serto.Naverdade o ser humanos que é cupado dos seus atos. otimo Rodrigo,q Deus te ilumine mais e mais!!

  4. De fato, somos nós quem fazemos nossas escolhas, mas quando as consequências chegam, esquecemos de tudo e procuramos aliviar a nossa carga da forma mais fácil: jogamos a culpa para os outros. O pior é que às vezes culpamos mesmo o Senhor.

  5. Parabéns pela bela colocação . As pessoas devem parar para pensar o porque tanto reclamam e ai sim vão ver que suas reclamações são bem maiores que seus problemas e muitas das vezes nem existe motivo para tal.
    Que Deus continue a iluminar seu coração e sua mente para que possa cada vez mas trazer pensamentos positivos para todos.

  6. Rodrigo, Interessante esse tema!

    De fato, desde a antiguidade, os homens usam Deus pra justificar seus desatinos.

    Mas o fato é que, Deus nos deu o livre arbítrio, fazemos as nossas escolhas, infelizmente quando erramos, colocamos a culpa em Deus… alguns dizem, Deus quiz assim… Não quiz não, Deus quer e tem o melhor para nós!

    Se seguir-mos a palavra de Deus, confiar em Deus, esperar, orar, não iremos julga-lo e sim ama-lo, por tudo o que Ele fez por nós desde a antiguidade e por tudo que Ele tem feito por nós…

    Que Deus te abençoe…

  7. DE fato o ser humano as vezes erram por não conhecer as escrituras e com isso trilham em caminho errados: e quando se dar por si ´
    esta enrolado até o pescoço!com isso leva a pensar que Deus é culpado de nada q faz da
    certo.Na verdade o ser humanos que é culpado dos seus atos. boa Rodrigo,q Deus te ilumine mais e mais!!


    Paulo roberto:

    DE fato ser humano as vezes erram por não conhecer as escrituras e com isso trilham em caminho errados: e quando se dar por si ´
    esta enrolado até o pescoço!com isso leva a pensar que Deus é culpado de nada q faz da
    certo.Na verdade o ser humanos que é culpado dos seus atos. boa Rodrigo,q Deus te ilumine mais e mais!!


    Paulo roberto:

    É o ser humano as vezes erram por ñ conhecer as escrituras e com isso trilham em caminho errados: e quando se dar por si ´ja esta enrolado até o pescoço!ecom isso leva a pensar que Deus é cupado de nada q faz da serto.Naverdade o ser humanos que é cupado dos seus atos. otimo Rodrigo,q Deus te ilumine mais e mais!!

  8. Sempre que nos deparamos com um problema olhamos para grama do vizinho que parece sempre mais verde, mas não sabemos qual foi o tempo que ele gastou cultivando, regando enfim; achamos mais fácil colocar a culpa nos outro ou em Deus e não olhamos para nós primeiro para analisarmos onde estamos errando.

  9. Ótimo comentário e muito bem observado o intento deste filme que é escarnecr o nome de Deus. Os mais observadores vão perceber que em dado momento do filme o protagonista principal, faz “disfarçadamente” um gesto de feitiçaria (mão chifrada) enquanto fecha a porta. Acho que mensagem mais clara não há.

  10. É um fato que chega a ser chocante. Desde que o mundo é mundo culpamos nosso Pai e até hoje assim o fazemos.
    Obrigada pelo texto Rodrigo. Isso faz pensar. Reconhecer, que Deus é Deus e nós fruto de sua graça e de seu amor.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *