Sopa de jerimum (abóbora) com charque
[Por Juliana Stelli]
Mais fácil que tirar doce de criança é fazer essa sopinha super substanciosa e tudo de bom de comer. Sem contar que tomar uma sopa geralmente faz a nossa consciência ficar bem leve, principalmente se ingerida no jantar.
- 1 1/2 Kg de jerimum descascado e cortado em pedaços grandes (é só comprar na feira um pedaço que no “olhômetro” dê pra encher uns três pratos de sopa).
- 300 g de charque
- 1 Cx de creme de leite
- 1 cebola (sendo metade picada)
- 2 dentes de alho picados
- sal e pimenta-do-reino a gosto.
Para preparar a carne de charque para essa sopa, eu fervi o pedaço inteiro por três vezes, trocando a água cada vez. Depois coloquei na pressão com meia cebola inteira e deixei até a carne ficar bem molinha (uns 30 min), quase desfiando sozinha. Desfiei e reservei.
Para fazer a base da sopa, é só colocar o jerimum numa panela de pressão. Atente para a altura que os pedaços vão alcançar dentro da panela: você vai encher até a metade dessa altura, nada mais que isso. Ligue o fogo e deixe por quinze minutos; é o suficiente para amolecer. Feito isso, bata tudo no liquidificador ou amasse com um garfo. Eu usei o mix e bati tudo dentro da panela mesmo.
Agora doure a cebola e o alho numa panela média, refogue a charque e em seguida acrescente o jerimum batido à panela. Tempere com sal e pimenta até ficar do jeitinho que você gosta. Para dar cremosidade à sopa, acrescente o creme de leite até ficar na consistência desejada (mais líquida ou mais encorpada). Eu usei só meia caixinha.
Pronto. É só se deliciar, hummmmmmmm… Ah, se quiser pode jogar um pouquinho de parmesão ralado na hora de servir =)
Nota: Texto publicado originalmente no blog Pitadinha.
______________
Juliana Stelli é uma “mestre-cuca” de Manaus, AM, mas atualmente mora em Recife, PE. Ela vive se aventurando em receitas no seu blog Pitadinha. Mas no momento sua maior aventura mesmo é cuidar do pequeno Davi, seu segundo filho.