A partir do artigo Deus revela a sua fidelidade por meio das gerações, de James Gilbert, publicado na edição de setembro/outubro de Ultimato, elaboramos e oferecemos o estudo bíblico a seguir.

 

O objetivo é promover a reflexão e incentivar pequenas ações que evidenciem a fidelidade de Deus. Artigo e estudo bíblico são um convite ao exercício da confiança no cuidado de Deus sobre todas as gerações.

 

Sugestões

– Leia atentamente o Salmo 100 e o artigo Deus revela a sua fidelidade por meio das gerações, de James Gilbert.
– Converse, reflita e responda as perguntas apresentadas em cada trecho.

 

Introdução

Você consegue imaginar a Deus como um deus infiel? Como seria para nós ter um deus infiel? Não poderíamos confiar nele porque suas promessas não significariam nada. Seus decretos e alianças seriam inúteis porque estariam sujeitos a mudanças sem notificação prévia. Se ele nos abençoasse, talvez desfrutássemos destas bênçãos por algum tempo, mas não por muito tempo. Será que ele teria o poder de nos salvar? Não teríamos como saber. Seria o deus do caos. E este deus, com certeza não seria digno de louvor e honra. Ninguém chegaria até sua presença com alegria e júbilo.

Felizmente, o Criador, o Deus de Abraão, é fiel. O amor e a bondade de Deus só existem em toda a sua grandeza e profundidade por causa da sua fidelidade. E, embora fidelidade seja o ingrediente mais fundamental em qualquer relacionamento, no mundo de hoje em constante mudança, não esperamos que durem muito. Mas o SENHOR não muda, ele não abre mão do seu caráter. Ele é fiel.

 

Qual é o assunto do Salmo 100?

Nos versos1 a seguir marque com a letra A, quando a frase for uma orientação quanto a atitudes e ações que devemos ter em relação ao SENHOR. Marque com a letra R, os versos que nos relembram as atitudes de Deus em nosso favor.

  1. _____ Celebrai com júbilo ao SENHOR, todos os habitantes da terra.
  2. _____ Servi ao SENHOR com alegria
  3. _____ e apresentai-vos a ele com cântico
  4. _____ Sabei que o SENHOR é Deus!
  5. _____ Foi ele quem nos fez, e somos dele
  6. _____ somos o seu povo e ovelhas do seu pasto
  7. _____ Entrai pelas suas portas com ação de graças
  8. _____ e em seus átrios com louvor
  9. _____ Dai-lhe graças e bendizei o seu nome
  10. _____ Porque o SENHOR é bom;
  11. _____ a sua benignidade dura para sempre,
  12. _____ e a sua fidelidade de geração em geração.

• Quais versos declaram a atitude que todos devemos ter em relação ao SENHOR?
• Quais versos declaram quem é o SENHOR, sua atitude e ações em nosso favor?

 

O que Deus, o SENHOR, tem a ver com as gerações?

Cada nova geração é um presente de Deus carregado de esperança renovada. O mundo secular, na verdade, tenta imitar este dom que pertence exclusivamente ao SENHOR. Somos viciados no “novo”, na novidade tecnológica, nos avanços da ciência. Os novos dispositivos são sempre mais rápidos, mais poderosos. Mas são também rapidamente suplantados. O valor do que inventamos é sempre efêmero. A fidelidade de Deus, manifesta em cada geração, nunca enfraquece, nunca diminui em poder ou valor.

• Como a fidelidade de Deus se compara à nossa?
• Como a fidelidade de Deus se expressou na geração de seus pais e avós?
• Como a fidelidade de Deus tem se manifestado na geração de seus filhos e netos?
• Vocês reconhecem o mover de Deus em todas as faixas etárias?

 

Que estruturas sociais Deus ordenou para que as crianças desfrutassem da sua fidelidade?

Fidelidade é crucial para nossas comunidades e famílias. Ela tem um impacto especial sobre as crianças. Sem esta relação de confiança, o crescimento em “estatura, sabedoria e graça”, desejo de Deus para toda criança, fica prejudicado. Infelizmente, muitas crianças nascem e crescem em situações muito instáveis. Em casos extremos, elas chegam ao absurdo de não poderem confiar em ninguém. Elas são naturalmente alegres e cheias de esperança, mas sob condições muito precárias, elas podem se tornar cínicas, revoltadas e deprimidas. Graças a Deus pelos ministérios que visam trazer alento para estas crianças e adolescentes.

• O que a sua comunidade tem feito para apresentar Deus às gerações mais novas?

• A sua igreja, escola ou projeto social permite e encoraja a participação das crianças e adolescentes nas atividades, principalmente nas que são de cunho litúrgico ou espiritual? Como isso acontece?

• As crianças da sua comunidade são convidadas a entrar pelas portas e chegar no átrio interno, face a face ao SENHOR?

 

 Conclusão

Em geral, as crianças amam louvar ao SENHOR, aprender a cantar, dançar e se expressar num ambiente alegre e seguro. No ministério com as crianças, em nossas igrejas e comunidades, precisamos garantir o acesso ao átrio interno da casa do SENHOR. Jesus sempre recebeu as crianças, elas sentavam no seu colo! Quando os discípulos tentaram impedir o acesso das crianças a Jesus, foram duramente repreendidos. Não sejamos nós hoje merecedores desta mesma repreensão.

O Salmo 100 nos remete à um Deus fiel que no seu caráter tem o poder de amar de geração em geração. As crianças desta geração, são convidadas a entrar pelas portas para uma cidade protegida, são encorajadas a entrar na presença do SENHOR com cânticos, dança e muita alegria.

Nossos locais de adoração e ministério ao SENHOR precisam ser lugares seguros para todas as gerações, cujo propósito é levar-nos à presença de Deus. A fidelidade do Senhor para com o seu povo, nos compele a prover “cidades” seguras, para que cada geração possa entrar na Sua presença com louvor, ações de graça, bendizendo o seu nome.

 

Colocando o estudo em prática

Pensem numa maneira especial por meio da qual a sua comunidade poderia expressar a sua gratidão à fidelidade do Deus que é o mesmo ontem, hoje e sempre – de geração em geração.

– um culto?
– um almoço coletivo com participação de todas as gerações no preparo dele?
– um cartaz?
– um poema?
– uma música?
_________________________________________________________________________________________________________

Nota:
1 O autor usa o termo versos, baseando-se na proposta de leitura do Salmo 100 como poema, diferentemente da estrutura em versículos que a Bíblia apresenta.

 

» Conteúdo preparado a partir do estudo bíblico Fidelidade de geração em geração (Blog Mãos Dadas).
» O Guia do Mutirão Mundial de Oração 2018 apresenta uma dinâmica muito apropriada para crianças a partir do Salmo 100. Acesse aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *