O blog Pitadinha publicou uma receita bem legal de sopa de jerimum (abóbora) com charque. Confira abaixo como preparar o prato.PIC_0005

 

Mais fácil que tirar doce de criança é fazer essa sopinha super substanciosa e tudo de bom de comer.
Sem contar que tomar uma sopa geralmente faz a nossa consciência ficar bem leve, principalmente se ingerida no jantar.
• 1 1/2 Kg de jerimum descascado e cortado em pedaços grandes (é só comprar na feira um pedaço que no olhômetro dê pra encher uns três pratos de sopa).
• 300 gr de charque
• 1 cx de creme de leite
• 1 cebola (sendo metade picada)
• 2 dentes de alho picados
• sal e pimenta do reino à gosto.

Para preparar a carne de charque para essa sopa, eu fervi o pedaço inteiro por três vezes, trocando a água cada vez. Depois coloquei na pressão com meia cebola inteira e deixei até a carne ficar bem molinha (uns 30 min), quase desfiando sozinha. Desfiei e reservei.

Para fazer a base da sopa, é só colocar o jerimum numa panela de pressão. Atente para a altura que os pedaços vão alcançar dentro da panela, você vai encher até a metade dessa altura, nada mais que isso. Ligue o fogo e deixe por quinze minutos, é o suficiente para amolecer. Feito isso, bata tudo no liquidificador, ou amasse com um garfo. Eu usei o mix e bati tudo dentro da panela mesmo.

Agora, doure a cebola e o alho numa panela média, refogue a charque e em seguida acrescente o jerimum batido à panela. Tempere com sal e pimenta até ficar do jeitinho que você gosta. Para dar cremosidade à sopa, acrescente o creme de leite até ficar na consistência desejada (mais líquida ou mais encorpada). Eu usei meia caixinha só.
Agora é só se deliciar, hummmmmmmm… Ah, se quiser pode jogar um pouquinho de parmesão ralado na hora de servir =)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.