mingauSim, por que se é pra falar das coisas da minha terra (Manaus, AM), vou dar o nome que tem lá: MINGAU. Aqui em Recife, PE, é chamado de “papa”.

Toda vez que minha mãe (Norma Stelli) vem de Manaus, ela tem que trazer banana comprida, que lá chamam “pacovã”, e farinha de tapioca pra fazer esse mingau, por que meu marido é louco por ele, e eu também. Minha mãe cedeu gentilmente a receita para meu blog.

Dá pra fazer sem a farinha de tapioca, mas a verdade é que este ingrediente dá um toque especial. Então, quem tiver acesso fácil, vale a pena seguir a receita à risca.

Ingredientes:

  • 2 bananas compridas
  • 1 xícara de leite condensado
  • 1/2 xícara de farinha de tapioca
  • 1 pitada de sal

Como fazer:

  • Descasque e corte a banana, leve ao fogo em água suficiente pra cobrir ao fogo até amolecer;
  • Amasse as bananas e coloque-as na mesma água do cozimento, acrescente a farinha de tapioca e o leite condensado. Misture bem.
  • Volte ao fogo até a farinha de tapioca amolecer, e só.

Minha mãe disse que tem quem goste de bater a banana no liquidificador, ao invés de amassá-la. Fica ao seu gosto.

_________________

Juliana Stelli é uma “mestre-cuca” de Manaus, AM, mas mora atualmente em Recife, PE. Ela vive se aventurando em receitas no seu blog Pitadinha. Mas no momento sua maior aventura mesmo é cuidar do pequeno Davi, seu segundo filho que nasceu neste mês de fevereiro.

  1. Ótima receita. Esse mingau é meu preferido e lembra minha infância, pois minha avó preparava para mim. Também sou de Manaus 🙂

  2. Gosto de bater no liquidificador com um pouco da água do cozimento e leite em pó, do lugar do leite condesado.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *