Olá queridos amigos do Paralelo 10,

Estou aqui para, além de desejar um ótimo ano novo a todos, trazer uma deliciosa novidade. Neste ano teremos uma coluna super especial na nossa seção Arte e Cultura. É uma coluna sobre Culinária escrita pela talentosa Juliana Stelli. A mestre-cuca é de Manaus mas mora atualmente em Recife. Ela vive se aventurando em receitas no seu blog Pitadinha.

Resolvemos convidar a Juliana pra escrever sobre este importante traço da nossa cultura: a comida. Ela vai dar um destaque especial à culinária do Norte e Nordeste, sua especialidade.

Esperamos que vocês gostem da novidade e aproveitem bastante as dicas e histórias da Juliana.

Juliana, seja bem vinda entre os amigos do Paralelo 10!

Um abraço!

Ivny

__________

X-caboquinho

Caboco (variação de caboclo) é como usualmente se chama o povo amazonense. Longe de ser uma simples explicação da miscigenação racial, aqui ela tem outro sentido. Tem gente que se ofende por ser chamado assim, pois essa é daquelas palavras que dependendo da boca de quem sai e com que intenção, vira mesmo ofensa. Sinônimo de matuto, caipira, essas coisas. Mas eu prefiro pensar que caboco é aquele que valoriza suas origens e sua cara, morena e sempre simpática, de cabelo liso e olhos puxados.

Pois então, o x-caboquinho é um sanduíche com essa nossa cara, que mistura queijo e fruta e é presença garantida nas bancas de café da manhã espalhadas pela cidade.

Trata-se de um pão francês com queijo coalho, banana frita e lascas de tucumã, que é uma frutinha que tem mais caroço do que polpa, é bastante fibrosa e meio salgadinha. Aqui ela vira recheio de tapioca, sanduíche, vira sobremesa e já vi até em risoto. Há famílias que garantem o seu sustento só com o trabalho de descascar tucumã, o que requer uma certa habilidade.

Difícil não começar o dia bem depois de um sanduichinho assim hein?

  1. Parabéns por sua estreia, Juliana. Deliciosos o tucumã e o queijo coalho, então a mistura deve ser ainda melhor. Acompanho seu blog!

  2. PARABÉNS PELA SUA ESTRÉIA,JÁ COMI ESSA DELÍCIA,ESPERO MAIS RECEITAS SOU COLECIONADORA!
    MORADORA DE MANAUS E ACOMPANHO O PARALELO!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *