Por Leandro Martines

mascaraO carnaval está chegando. Sobre esta data, surge a oportunidade de falar sobre máscaras, da necessidade de se criar um personagem imaginário, mas que se materializa em nós mesmos no dia a dia.

Muitas vezes as máscaras dão ideias de pessoas imaturas que se escondem para se parecerem mais legais, ou mais bonitas…. Engano. O uso de mascaras é muito mais profundo do que isso. Certa vez ouvi a história de um homem que vivia em uma comunidade bem carente, ganhava um salário modesto e morava em uma casa muito simples feita de madeira.

Esse homem fez muito esforço e comprou um carro financiado em “milhares” de parcelas. Ao ser questionado sobre o porquê ter comprado um carro que valia mais do que sua própria casa, foi direto:

— Ninguém sabe onde eu moro, mas aonde eu vou as pessoas enxergam meu carro. Dessa forma, sou tratado de forma diferente, inclusive até tenho mais chances de conseguir um bom emprego. Pensei em morar em um lugar melhor, mas acho que o carro vale mais a pena.

Portanto, o uso de máscara não é algo pontual e simples. Em uma sociedade como a nossa, parece ser algo obrigatório. Vivemos em um mundo que cobra tanto das pessoas que não é de se estranhar que cada vez mais compremos roupas mais caras, calçados mais caros, e assim por diante.

E nas igrejas? Usamos palavreados, levantamos nossas mãos, fazemos coisas que nem sabemos o porquê somente para nos enquadrar dentro de uma comunidade, para que nos sintamos aceitos. Já reparou a dificuldade que um mendigo tem em se sentir a vontade dentro de uma igreja? Será que ele encontra paz em nossa comunidade, ou ele não volta mais?

São muitas perguntas, muitos questionamentos. Devemos ser crentes sem máscaras e que não obrigam o outro a colocar máscara, que aceita o outro como ele é e o ajuda a ser uma pessoa melhor. Este é o exemplo de Cristo. Ele derruba as máscaras e faz com que sejamos realmente pessoas com propósitos nos quais fomos criados.

Máscara? Ao sair, deixe a sua“. Que Deus nos ajude a tirar nossas máscaras e mostrar em nossa face a imagem e semelhança dele. E você? Acredita que não tem nenhuma máscara? Dê uma conferida…

[Gostou do tema? Leia mais sobre o assunto no Facebook]

____________________

Leandro Martines é pastor da Igreja Batista em Vila Gerte

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *