Por Jeferson Cristianini

Estamos num novo ciclo. Mais um novo ano começa. Os mais realistas e pessimistas dizem que os dias são iguais e eles têm razão em certo sentido. Os dias e os horários não mudam. Mas a mudança de ano sempre é vista por muitos, como uma mudança de um ciclo. Nós humanos precisamos de limites de datas para determinar o curso de nossa caminhada por essa vida e, por isso, usamos o tempo para marcar nossa peregrinação.

A verdade é que teremos mais um novo ciclo diante de nós. Algumas crianças estão felizes porque terão novos colegas na escola, outras tristes porque perderão alguns amigos. Algumas crianças estão felizes porque ficarão na mesma classe e com os mesmos amigos, outras que irão para outra escola. Adolescentes e jovens estão felizes pelo novo ciclo de estudos – alguns felizes com matrícula no curso ou faculdade. Algumas pessoas estão felizes com o novo tratamento que começarão e, por isso, esperançosas de melhora na saúde; outras esperançosas de viver um novo ciclo na carreira. Alguns esperançosos de um novo momento de renovação e direcionamento do Senhor em suas ações ministeriais e eclesiásticas.

Temos, sim, que olhar a realidade que nos cerca, que não é nada agradável e nada esperançosa humanamente falando, mas precisamos olhar para o ano que se inicia pela fé. A Bíblia nos ensina que o “justo vive pela fé”, e o apóstolo Paulo nos orientou que “andamos por fé e não pelo que vemos” (cf. Hc 2.4/ Rm1.7; 5.1;  Hb10.38; 2Co 5.7). Espiritualizar e romantizar a realidade é um escapismo e fuga, ao mesmo tempo em que precisamos sim investir em nossa espiritualidade, pois com as lentes do cristianismo veremos melhor os eventos que estão se desenrolando de acordo com os propósitos de Deus já revelados nas Sagradas Escrituras. A realidade é que o mundo está um caos, e esse caos abre portas para mostrar o quão trágico é o pecado e quão amoroso é o nosso Deus.

O diagnóstico real de nosso mundo é caótico. A realidade atual desafia a nossa fé e nossa fé deve estar firmada em Deus e na Sua palavra. Deus previu tudo em sua soberania e nos revelou como será o final de todas as coisas e a consumação dos séculos (cf. Mt 28.20). Estamos cercados de ideologias contrárias aos princípios divinos e isso gera muitas incertezas e preocupações. Cercados de conflitos familiares, pessoais, religiosos e políticos. Estamos cercados de más notícias, de notícias de catástrofes naturais que devastam cidades e famílias inteiras, notícias de guerras e rumores de guerras pelos quatro cantos do mundo, notícias de violência infantil e de tráfico de crianças. Notícias de corrupção mundo a fora, notícias de mortes violentas e perseguições religiosas, notícias de fome. Notícias de doenças mortais. Notícias de grande desigualdade econômica que escraviza pessoas, famílias e países. A Bíblia nos ensina que aqueles que têm? a Deus são bem-aventurados e não se atemorizam diante de “más notícias; o seu coração é firme, confiante no Senhor” (Sl 112:7).

Que em 2023 sigamos resolutos marchando olhando para Jesus, sabendo que as notícias do avanço do reino de Deus e de pessoas se convertendo encherão nosso coração de alegria, mas teremos que estar preparados para as más notícias. Seguimos temendo a Deus com nosso coração e mente firme confiante no Senhor. Isso irá nos ajudar a entender as más notícias e a ter uma compreensão do mundo pela ótica bíblica. A realidade que nos cerca tenta nos assustar, mas viveremos os dias de 2023 que o Senhor nos der pela fé, olhando para Jesus, o nosso alvo supremo (cf. Fp 3.13 e 14; Hb 12.1 e 2).

Numa época de más notícias, aproveitemos as oportunidades que teremos em 2023 para divulgar as Boas Notícias, as boas novas do amor de Deus. Que a mensagem do evangelho alcance mais vidas por meio de nossa vida (cf. Rm 1.16; 3.23; 6.23; 1Co 15.1 a 4). Foi o teólogo Martyn Lloyd Jones que disse: “Aqueles que conhecem a Bíblia não deveriam estar surpresos com o estado atual do mundo”. Conhecer a Bíblia nos dá um pleno entendimento de tudo o que está acontecendo, nos dá segurança de que Deus é soberano e que o desfecho da história da redenção será com a vinda de Jesus nos ares. O estado do mundo, que jaz no maligno, não deve nos surpreender, mas deve nos fortalecer ao vermos que tudo o que Deus disse é verdade e que nós aguardamos a vinda de Jesus com grande expectativa.

Que a realidade atual do mundo nos leve a amarmos a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como nós mesmos, para cumprirmos a Lei de Deus (cf. Mt 22.37 a 40; Gl 5.14). Que em 2023 sejamos conhecidos pelo amor!

  • Jeferson Rodolfo Cristianini é pastor da Igreja Batista Nova Canaã Sorocaba.

A BÍBLIA NÃO ERRA. OS LEITORES, NEM TANTO | REVISTA ULTIMATO

O Ano-Novo é sempre uma oportunidade de renovação de votos. E não há voto mais importante e definidor para 2023 do que o propósito de se expor regularmente à Palavra de Deus, por meio da leitura das Escrituras. A Bíblia deve ocupar lugar central em nossa vida e na vida da igreja.

A matéria de capa desta edição não só incentiva o leitor à leitura regular da Bíblia, mas também o encoraja a aceitar o desafio de olhar reverentemente para as Escrituras como “um diário de Deus”, a partir da “chave” do amor.

É disso que trata a edição 399 da Revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.


Saiba mais:

» Para 2023, Coragem
» Cuide das Raízes, Espere Pelos Frutos, Elben César
» O Que Rouba a Sua Alegria?, Marta Carriker
» Entregue-se aos planos de Deus

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *