Quer conhecer a história de mulheres que fizeram a diferença para a expansão do Cristianismo no mundo?

Essa é a proposta do curso “História das Mulheres no Cristianismo“, que será ministrado pela escritora, professora e teóloga Rute Salviano Almeida, entre 01 e 05 de julho, das 19h às 21h30, na igreja Projeto 242, em São Paulo (SP).

Os alunos serão conduzidos através da História Cristã, tendo a oportunidade de conhecer mais sobre o Início do Cristianismo até a Idade Contemporânea, com destaque à atuação das mulheres. As inscrições podem ser feitas aqui.

As aulas vão abordar os seguintes assuntos:

Igreja Primitiva: a fé das mártires, o auxílio das diaconisas, a colaboração aos pais da igreja, as fundadoras de escolas teológicas, as doadoras de seus bens materiais e as intercessoras por sua família, como Mônica, mãe de Agostinho, sem dúvida servirá de inspiração a todos.

 

Idade Média: a ação social mais do que presente das mulheres cristãs fez a diferença naquele contexto sofrido e crédulo. Com o exemplo dessas mulheres poderemos nos motivar a atuar mais na ação social e fazer diferença em nosso tempo.

 

Idade Moderna: as reformadoras, mulheres que abraçaram as ideias da Reforma e as divulgaram. Eruditas, escritoras e teólogas, que no século XVI foram essenciais para o crescimento do movimento de transformação do cristianismo.

 

Idade Contemporânea: Susana Wesley e outras mulheres ligadas aos avivalistas, as líderes de movimentos sociais, as pregadoras itinerantes, que tiveram oportunidade, como nunca, de evangelizar e apresentar Cristo ao povo e aquelas que combateram o mal do alcoolismo, que prejudicava famílias e nações inteiras.

 

Protestantismo brasileiro: as apologetas, as primeiras missionárias e educadoras, as historiadoras, as musicistas, as esposas de pastores e muito mais. Mulheres corajosas que enfrentaram a ausência de familiares queridos, a morte de esposos e filhos, a aridez do sertão, demonstrando fé inabalável.

A professora, Rute Salviano Almeida, é licenciada em Estudos Sociais, bacharel em Teologia, pós-graduada em História do Cristianismo e mestre em Teologia. Foi professora da Faculdade Teológica Batista de Campinas por 20 anos.

É autora dos livros “Uma voz feminina na Reforma” (Hagnos, 2010); “Uma voz feminina calada pela Inquisição” (Hagnos, 2012); “Vozes femininas no início do Protestantismo Brasileiro” (Hagnos, 2014 – vencedor do Prêmio Areté 2015 – categoria História da Igreja); “Vozes femininas no início do Cristianismo” (Hagnos, 2017) e “Vozes femininas nos Avivamentos” (a ser publicado).

Para se inscrever, clique aqui.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *