UltJovem_24_06_13_Peca_design

Uma das peças do projeto gráfico de Johnny Brito

Como um designer gráfico pode usar seus dons para a propagação do Evangelho? Essa foi a pergunta que o jovem Johnny Brito de 25 anos se fez. Ele, que é formado na área e coordena a comunicação da sua igreja local (Igreja Batista em Vila Pompeia, em São Paulo), resolveu reunir os jovens da sua comunidade cristã e planejar uma campanha que comunicasse a mensagem central e urgente: “ser sal”. Animados, eles capricharam no trabalho e criaram o projeto 513 (uma derivação de Mateus 5.13: “vocês são o sal da terra”).

“Este se tornou o novo nome do nosso grupo, que trazia consigo uma linguagem simples, porém atrativa e impactante. Ainda trabalhamos muito duro para fazer com que o grupo todo assimile e tome para si essa responsabilidade e dever. E quando digo ‘trabalhamos’, quero dizer também ‘oramos’”, relata Brito.

Público conhece Projeto 513 durante a 10ª Bienal Brasileira de Design Gráfico.

Público conhece Projeto 513 na 10ª Bienal Brasileira de Design Gráfico

O que eles não esperavam é que o Projeto 513 fosse parar na exposição da 10ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, em São Paulo. Johnny gostou do resultado do trabalho e resolveu inscrevê-lo na bienal. Foram quase 2 mil projetos inscritos, vindos do Brasil todo. Após dois crivos, 444 projetos – entre eles o de Johnny – foram selecionados para fazerem parte do acervo da bienal e podem ser vistos até o próximo domingo, dia 30. A décima edição do evento é a Bienal da Associação de Designers Gráficos do Brasil com a maior quantidade de projetos selecionados (as últimas três Bienais tiveram uma média de 300 trabalhos por edição) e a que convocou o maior e mais variado júri: 89 pessoas, das quais 25% vivem no exterior. A exposição acontece desde o dia 14 e termina neste domingo, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

“Pode parecer pouca coisa, mas isso quer dizer que no meio de quase 500 projetos de design, tem um Brand Book lá que alguém vai abrir e vai se deparar com uma mensagem de transformação e serviço, sobre a importância de ser um instrumento de mudança no entorno através da Palavra e do testemunho pessoal.

Eu gostaria muito que isso servisse de inspiração para outros. É possível pensar comunicação no Reino sem clichês, sem ‘evangeliquês’ e sem parecer um ET falando outra língua. Pela graça de Deus, isso pode se tornar relevante também fora do Reino”, se alegra Johnny.


Leia mais

– Conheça o Projeto 513.
– Conheça a fanpage do grupo no Facebook.

 

Assista ao vídeo que explica o Projeto 513:
Video not available

513 from Johnny Brito on Vimeo.

 

  1. Muito obrigado pelo apoio na divulgação desse projeto, galera! Que Deus use tudo isso pra falar ao coração de muita gente como tem falado ao meu. E deixo aqui a grande lição que tenho aprendido: fazer um projeto de design interessante pra uma Bienal é fácil, muito fácil diante da tarefa de, junto a um grupo, tentar SER SAL todos os dias, em tudo que se faz. O dia que pudermos dizer que estamos conseguindo isso, aí sim será um “grande feito”….que de “feito” não tem nada, né…é a pura misericórdia de Deus, é a Graça.
    Que esse projeto inspire mais e mais profissionais a servir com o que sabem fazer de melhor, muito além do utilitarismo da arte que vemos por aí…
    Abraços e mais uma vez, obrigado! 🙂

  2. Parabéns Johnny! Benção demais o seu projeto, sou da área de design gráfico a mais de 10 anos, a muito tempo vivi no mundo e fui resgatado pela graça poderosa do Senhor Jesus. Hoje continuo na área, mas busco formas de inserir as minhas habilidades gráficas a serviço do Reino e propagar o Evangelho. Antes achava que isso seria impossível, mas Deus me mostrou ao contrário. Breve o resultado disso virá num projeto antigo e pessoal, que dessa vez será para a Glória do Senhor. Um abraço, a PAZ e boa sorte!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *