O Amante, o Amado e o Amor: Deus, segundo o Cristianismo
9No âmago do cristianismo está o conhecimento de Deus. No âmago do cristianismo está o anúncio de que Deus veio até nós, e está conosco. É assim que a igreja primitiva compreendeu a revelação de Jesus Cristo, conforme a antiga profecia de Isaías:
Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel. (Is 7.14)
Emanuel, “Deus conosco”. O Deus Cristão é outro, ou no mínimo mais do que o deus dos filósofos, por dar a si mesmo na revelação. Pois a revelação bíblica não é a revelação de uma determinada quantidade de informações, ou mesmo de informações a respeito de Deus, mas é a revelação de Deus, dele próprio em sua concretude e factualidade, como um supremo Sujeito e um supremo Objeto (não além da relação sujeito-objeto, como o quer Tillich) que se apresenta ao homem e que é um fato final, incontornável, inabsorvível para o pensamento teórico. Inabsorvível para a ciência e a filosofia, mas nem por isso sem significado (como se fosse o fato-bruto-sem-significado dos teólogos Kantianos) mas um fato que é ao mesmo tempo cheio de significado em si mesmo, e que por isso comunica veracidade ao discurso humano; um fato que não é completamente inefável, ainda que não seja completamente dizível.
Como é esse Deus Cristão? Quem é ele? (mais…)
Cristianismo & Ciência no L’Abri: neste fim de semana!
3A relação entre fé cristã e ciência é uma das mais intrigantes e importantes na história da humanidade, tocando diretamente a vida de milhões. E mesmo que muitos sejam indiferentes a este grande diálogo, suas consequências afetam diretamente a vida social e pessoal daqueles que vivem no ocidente, desfrutando dos avanços científicos e tecnológicos e das influências religiosas judaico-cristãs na cultura.
Desde os primeiros encontros entre ciência e religião na cultura grega, com a acusação contra Sócrates de afastar os jovens da religião oficial da Polis, passando pelo conflito entre Galileu e os doutores da Igreja no século XVII, a novela da relação entre o crer e o conhecer foi envolta em capítulos de rupturas, tensões e estranhamento, além de frutífero diálogo e integração.
Porém, os vários contornos desta relação continuam vivos e presentes hoje em dia. (mais…)
Escola de Teologia e Espiritualidade do L’Abri Brasil – 2012
3Caros leitores,
Para aqueles interessados em aprofundar seu conhecimento teológico, a Escola de Teologia e Vida Cristã do L’Abri está com inscrições abertas para os cursos de TEOLOGIA e APOLOGÉTICA. E vamos ter também um programa de estudos à distância (pela internet). Para mais informações, siga para o Blog do L’Abri! (mais…)
Chesterton e a Epistemologia da Ortodoxia
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Todo mundo é crente. Até quem não é…
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“Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra.
Creio em Jesus Cristo, seu único Filho nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir julgar os vivos e mortos.
Creio no Espírito Santo, na santa Igreja católica (ou universal), na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, e na vida eterna.”
O “Credo” Apostólico, que remonta aos primeiros séculos do cristianismo, começa (obviamente) com o verbo “crer”, como observa quase toda introdução que se escreve a ele. É claro que o Credo é antes de tudo uma confissão a respeito da fé, mas nada podemos falar do ato da Confissão sem antes considerar a natureza da crença.
Sob certo ângulo, é verdade que ocupar-se demasiado do “crer” enquanto verbo, ação e posicionamento do homem pode nos tirar completamente do foco, uma vez que o Credo jamais foi a celebração ou anúncio de uma condição subjetiva do indivíduo; pelo contrário, ele está completamente absorvido pelo objeto da crença, exatamente como o estado de crer é um estado voltado para fora, extático, intencional, tanto que enquanto falamos do interior da crença, não temos consciência de sua força ou estrutura, e sim de seu interesse.
E talvez pudéssemos nos mover diretamente para isso que é o nosso interesse comum, não fosse “a crença” em geral e “a crença religiosa”, em particular, uma questão tão controversa no mundo de hoje. E na verdade a natureza do ato de fé é realmente algo confuso na cabeça dos próprios cristãos. De modo que não há como seguir sem tocar no assunto. (mais…)
A Mensagem do Credo Apostólico!
0Caros leitores,
a partir dessa semana iniciamos uma exposição sobre a fé cristã que passará pelos principais “símbolos de fé” do cristianismo: o Credo Apostólico, a Oração do Senhor e os Dez Mandamentos.
O primeiro deles é o Credo, que apresenta a síntese mais antiga em amplamente aceita da visão cristã de Deus. Mas antes de considerar o seu conteúdo vamos conversar um pouquinho sobre a natureza da fé; esse será o tema dos primeiras postagens. E assim que clarearmos esse assunto prosseguiremos para os temas centrais da teologia cristã!
William Lane Craig comenta sua vinda ao Brasil em Março
3De 13 a 16 de Março será realizado em Águas de Lindóia o 8 Congresso Brasileiro de Teologia Vida Nova, com a participação do Dr. William Lane Craig, um dos mais notáveis, senão o mais importante apologista evangélico na atualidade. O Dr. Craig já participou de debates com os mais famosos e agressivos neoateístas do mundo, e seu ministério tem sido especialmente frutífero no sentido de despertar cristãos para a vida intelectual e oferecer recursos de defesa para cristãos em crise com a sua própria fé – algo que tem se revelado uma necessidade urgente para o cristianismo global, e particularmente em áreas com acelerado índice de secularização (para saber mais sobre a programação e os preletores, siga para o site do evento AQUI).
O Dr. Craig gravou recentemente uma entrevista na qual comenta a sua percepção sobre a importância da formação apologética para o momento atual da igreja brasileira, além da situação de outros países e de informações interessantes sobre o estado do debate apologético em termos globais. OUÇA O MP3 AQUI.
Francis Schaeffer para o Século 21
16Na semana passada um dos mais importantes personagens evangélicos do século XX fez o seu aniversário de cem anos: Francis August Schaeffer. Nascido em 30 de Janeiro de 1912 em Germantown, Pennsylvania, num lar completamente secularizado, Schaeffer viria a exemplificar uma espécie nova e, para muitos, incompreensível de vivência da fé evangélica, tornando-se o “apóstolo dos intelectuais”, como foi descrito pela revista Times em 11 de Janeiro de 1960, e para muitos um profeta para o cristianismo do século 21. (mais…)
Passe o carnaval com C. S. Lewis
0Se você não pode ir ao Alargando as Tendas, temos uma outra dica para que você não fique entediado em casa numa maratona infinita de filmes. O L’Abri Brasil realiza, entre os dias 17 e 21 de fevereiro, um retiro estendido com o tema O Universo de C. S. Lewis. Para participar, envie um e-mail para labri.brasil@gmail.com ou visite o L’Abri. Dica do blog Ultimato vem.
Quer saber mais? Visite o blog deles.