1.

A bênção de Deus existe. Faz diferença. É precioso e estranho acréscimo. Funciona. Enriquece o trabalho de qualquer pessoa que a busque. Prolonga a inteligência e o esforço. Dá mais brilho e mais produtividade à labuta e diminui o desgaste. Mas não substitui o dinamismo nem dispensa o suor e a lágrima. A verdadeira bênção de Deus não se confunde com a superstição, não paralisa a iniciativa, não se associa com posses de mágica. É preciso crer na bênção de Deus. É preciso também buscá-la. Com fervorosa oração, precedida de verdadeiro senso de necessidade.

 

2.

O nosso Deus não é apenas o Deus que cria e faz todas as coisas a contento. Ele também abençoa. Ele gosta de abençoar. O primeiro livro da Bíblia insiste neste fato: Deus abençoa os seres vivos (Gn 1.22), o homem e a mulher (1.28, 5.2), o dia sétimo (2.3), Noé e seus filhos (9.1), Abraão e seus descendentes (12.2), e sara, para que ela dê à luz a um filho (17.16). Deus abençoa a semente, o campo, o labor humano, o pão e a água. Ele abençoou Abraão em tudo (Gn 24.1). E abençoou Ana, outrora estéril, “e ela concebeu, e teve três filhos e duas filhas” (1Sm 2.21).

 

3.

A bênção de Deus se realiza a partir de um princípio muito simples: “O inferior é abençoado pelo superior” (Hb 7.7). Há nesta declaração bíblica duas ideias muito pertinentes: de um lado a ideia de carência, do outro a ideia de abundância. O que tem abençoa o que não tem. Para se obter a bênção de Deus é necessário crer tanto na miséria própria como na fartura dos céus. O que não se considera limitado, jamais busca a bênção de Deus. É o caso do fariseu da parábola de Jesus (Lc 18.9-14).

 

4.

Jacó teve uma experiência extraordinária com a bênção de Deus. Quando, esgotadas todas as estratégias para apaziguar seu irmão Esaú, ele apelou para Deus e lhe declarou: “Não te deixarei ir, se não me abençoares” (Gn 32.26). A bênção de Deus alterou profundamente o quadro todo. O que aconteceu é quase inacreditável. Sem mais nem menos, Esaú correu ao encontro de Jacó e o abraçou, arrojou-se-lhe ao pescoço e o beijou. Atrás de Esaú estavam os 400 homens armados que não vieram aquele sítio para ver o seu senhor chorar no ombro do irmão suplantador.

 

5.

As bênçãos de Deus estão canalizadas. Ao alcance das mãos. É preciso abrir as torneiras. São bênçãos decorrentes de atitudes corretas. Se você perdoa, se você ama, se você obedece, se você faz a vontade de Deus, se você se alimenta da Palavra, se você ora, se você se retrata quando faz o que é mal perante o Senhor, se busca primeiro o seu reino – então as bênçãos são certas. Deus não pode abençoar quem está fora da normalidade, quem erra o alvo. Seria desastroso para a ordem geral e para o próprio homem. Não foi à-toa que o Senhor estava sempre com José e o abençoava (Gn 39.2,21).

 

6.

Nem toda bênção está ligada exclusivamente à prosperidade material. São preciosas bênçãos de Deus a alegria, o entusiasmo, a resistência ao pecado, o espírito de luta, a calma em meio a adversidade, a saciedade espiritual. Paulo escreveu aos romanos que iria visitá-los “na plenitude da bênção de Cristo” (Rm 15.29), o que de fato aconteceu, não obstante todos os imprevistos da viagem, inclusive o naufrágio do navio (At 27). O último gesto de jesus Cristo é muito rico de significado: Ele ergueu as mãos e abençoou os discípulos (Lc 24.50). Então desapareceu nas alturas. Esta imagem deve ser mantida!

 

Texto originalmente publicado na edição de setembro de 1985 de Ultimato, na seção "Quadro de avisos'.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *