Isto é o pão que o Senhor vos dá para vosso alimento. (Êxodo 16.15)

O êxodo não foi apenas uma caminhada de quarenta anos entre o Egito e a terra de Canaã. Não foi apenas um movimento de libertação. Não foi apenas o tempo em que Deus organizou a nação de Israel, dando-lhe a lei, as festas, o tabernáculo e o culto. O êxodo foi uma escola de fé e de obediência.

De todas as providências de Deus, a que mais os ensinou a confiar nele foi a distribuição diária do maná. O pão do céu nunca faltou, mas Deus os obrigou a colher apenas a porção do dia. Se colhessem mais do que o necessário, a sobra com certeza se estragaria. Apenas no sexto dia a colheita em dobro não se perderia. Assim aconteceu por todo aquele tempo. O povo aprendeu a crer.

Esse método de Deus de transmitir a fé foi aplicado muitos anos antes. O Senhor ordenou que Abraão saísse de sua terra e da casa de seu pai para a terra que ele lhe mostraria (Gn 12.1). Abraão teria de sair pela fé, na certeza de que, na hora certa, Deus lhe mostraria a terra para onde deveria ir.

Certa feita, Jesus enviou dois de seus discípulos a uma aldeia próxima para que lhe trouxessem um jumentinho. Não citou nomes, não entrou em detalhes. Só lhes adiantou o que aconteceria. Eles tinham de depender exclusivamente das poucas informações e deu tudo certo (Mc 11.1-7). Cena parecida deu-se logo em seguida, a respeito do aposento onde eles deveriam preparar a Páscoa. Outra vez deu tudo certo (Mc 14.12-16). Eram aulas práticas de confiança em Deus.

Texto publicado em Devocionais Para Todas as Estações. Editora Ultimato.

Práticas Devocionais – Estudos Bíblicos” apresenta 8 estudos bíblicos desenvolvidos a partir do livro “Práticas Devocionais – Exercícios de Sobrevivência e Plenitude Espiritual“, do pastor Elben Magalhães Lenz César, adequados para uso individual ou em grupo, para estudos dentro ou fora da igreja, bem como para o desenvolvimento pessoal, discipulado e o testemunho do Corpo de Cristo (Ef 4.11-32).

 

Leia mais
» Cuide das Raízes, Espere Pelos Frutos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *