Há algum tempo, a agência Interserve Brasil cedeu gentilmente a apresentação escrita por Tonica ao e-book Missões em um novo tempo – uma reflexão, de Bijoy Koshy, para publicação neste blog.

É uma alegria colocar este conteúdo no ar: em apoio à divulgação do precioso livreto preparado por uma organização tão séria no serviço missionário e em gratidão à colaboração que Bijoy ofereceu à seção “Caminhos da missão” da revista Ultimato por meio de seus preciosos artigos.

Aproveite!


O autor do e-book Missões em um novo tempo – uma reflexão, Bijoy Koshy, é indiano, médico, casado com Premi, com quem tem dois filhos e dois netos. Envolveu-se com a Interserve na Índia, foi diretor nacional, depois entrou na liderança internacional como diretor da região das Américas e Pacífico Norte (que região extraordinária!).

Na função de diretor desta região, tivemos uma boa cooperação e um grande apoio para nosso ministério novo e crescente da Interserve no Brasil.

Bijoy fazia as longas viagens internacionais, ficava dias sem dormir por causa dos fusos horários, mas estava sempre disposto, acessível, amável.

Seu ensino era muito proveitoso e apropriado. Ensinou a equipe da Interserve Brasil e professores e alunos do CEM (Centro Evangélico de Missões). Com o tempo, surgiram outras oportunidades em igrejas nas grandes capitais, num congresso dos Médicos de Cristo e no CBM (Congresso Brasileiro de Missões). Sua atitude sempre foi humilde, sábia, procurando entender as pessoas de outras culturas, e disposta a cooperar.

Em 2008, foi escolhido como novo diretor internacional da Interserve. O escritório fica em outro país, o que não facilita a vida e o visto de um indiano. Precisou de muita graça e perseverança nas idas e vindas dele e da Premi.

Ficamos muito felizes quando se mostrou disposto a escrever uma série de artigos para a seção “Caminhos da Missão”, da revista Ultimato. Mostrou-se um pensador prático, bíblico, humilde e corajoso para questionar métodos e estratégias missionárias que não seguiram o modelo bíblico de Jesus. Ele nos encoraja a continuar caminhando, com firmeza, muita abertura sempre para ouvir e aprender do outro, de pessoas dos povos a quem procuramos servir, com a necessidade de rejeitar toda atitude paternalista. Foram artigos apropriados para nossa época e que também nos ajudam a olhar adiante. Esses artigos se transformaram em capítulos do livro que o leitor pode encontrar no site da Interserve Brasil.

No capítulo 4, ao escrever sobre o contexto da pandemia, Bijoy fala da necessidade de passarmos do fazer para o ser na missão, para que assim a glória de Deus seja manifesta por meio do seu povo.

O capítulo 5 enfatiza a necessidade de servir com humildade e gentileza em contraste com algumas atitudes do passado, frutos da cultura missionária daquela época, de falar dos povos não alcançados como pagãos, incivilizados e outras terminologias humilhantes. Há uma nova série de perguntas feitas que são mais apropriadas e respeitosas, como, por exemplo: o que Deus está fazendo naquele povo e como pode­mos fazer parte disso?

O capítulo 6 é um desafio a uma viagem intencional para a impotência. Devemos seguir o exemplo de Jesus, que esvaziou a si mesmo e assumiu a forma de servo. Quando servimos baseados em nossas capacidades, diplomas e recursos oferecemos um serviço puramente humano. Quando nos esvaziamos, tornando-nos dependentes de Deus no reconhecimento de nossa impotência, ele manifesta seu amor e poder em nossas vidas.

O último capítulo é bastante desafiador. Bijoy se une a outras vozes proféticas da atualidade e reflete brevemente sobre três fatores que precisam ser considerados com urgência no movimento missionário atual. Não deixe de ler. Deus está falando e nós precisamos ouvi-lo.

Você pode ler cada capítulo de forma independente ou na sequência, como desejar. De toda forma, vai aproveitar muito.

Que Deus o abençoe nesta leitura. Que ela gere profunda reflexão e sub­missão ao Deus da missão, com discernimento e sabedoria para participar com alegria nesta missão.

Carambeí, PR, fevereiro de 2021.

Antonia Leonora van der Meer (Tonica)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *