Enedina Sacramento

Conhecer J. Christy Wilson Jr.1 foi uma experiência extraordinária. Tive o privilégio de traduzir para o português seu livro “Today’s Tentmakers” (Fazedores de Tendas Hoje!), publicado pela SEPAL em 1992, durante sua visita ao Brasil.

Filho de missionários no Irã, Dr. Wilson cresceu com o desejo de servir no Afeganistão, um país fechado ao evangelho. Ele concluiu os estudos nos Estados Unidos, casou-se e conseguiu um trabalho de professor de inglês no Afeganistão, onde permaneceu por mais de vinte anos, atuando ainda como pastor para os cristãos estrangeiros.

Ele fundou um instituto para cegos, onde se ensinava Braile e atividades manuais. Na década de 70, quando o governo descobriu que algumas pessoas atendidas haviam se convertido a Cristo, expulsou-o do país, pois era proibido evangelizar os afegãos.

O que mais me marcou durante nosso contato foi sua ênfase na oração. Sempre que eu mencionava um problema, ele dizia: “vamos orar por isso agora”, e assim o fazia, retomando o diálogo em seguida. Isso explica as tremendas experiências com Deus e os milagres relatados em seus livros.

Conheci um jovem que serviu no Afeganistão há alguns anos e perguntei se ele havia ouvido falar do Dr. Wilson. Ele me disse que Dr. Wilson ainda é muito respeitado por lá. Um professor fez diferença num país fechado para missionários, cumprindo fielmente o que se lê em Mateus 5.16: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”.

Enedina Sacramento, casada, seis filhos, é tradutora da Universidade Federal de Viçosa e membro do Comitê Gestor da Interserve Brasil-CEM.

Nota

  1. J. Christy Wilson Jr. morreu em 8 de fevereiro de 1999. Ele serviu por 22 anos no Afeganistão onde ensinou inglês em escolas públicas, foi tutor do príncipe herdeiro, foi capelão da comunidade estrangeira e construiu a primeira igreja cristã após uma assistência pessoal do Presidente Eisenhower. Foi professor de evangelização mundial no Seminário Teológico Gordon-Conwell por mais de 18 anos. Aposentou-se em 1992 e mudou-se Duarte, Califórnia, onde faleceu.
Artigo originalmente publicado na edição 319 (julho/agosto de 2009) da Ultimato.

Leia mais:

» A “Terra dos Afegãos”, os cristãos perseguidos e a Cidade de Refúgio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *