Hospital missionário Diospi Suyana, no sul do Peru, completa 15 anos de serviço ao povo quéchua em 2022

Por Ariane Gomes

 

 

Diospi Suyana, em quéchua, significa “Nós confiamos em Deus” e é na confiança renovada na fidelidade e na providência divinas que a história do hospital missionário Diospi Suyana, localizado no distrito de Curahuasi – conhecido como a capital mundial do anis –, na região sul do Peru, vem sendo escrita.

Fundado pelo casal de médicos alemães Martina e Klaus-Dieter John, o hospital oferece assistência médica integral à população local, prestando apoio especialmente ao povo quéchua. Mais de 400 mil pessoas já foram tratadas no Diospi Suyana desde sua abertura em 2007. O hospital conta com cem leitos, uma unidade de terapia intensiva, um laboratório de raios X, endoscopia e tomografia computadorizada, e um departamento de fisioterapia. Além disso, há clínicas odontológica, oftalmológica e ortopédica e um centro de mídia com suas próprias estações de rádio e televisão. O hospital também mantém uma escola – que recebe mais de setecentas crianças – com 24 salas de aula, cantina, biblioteca, e uma arena de eventos com 4.500 lugares. Cerca de 220 peruanos e 50 missionários estrangeiros trabalham no Diospi Suyana.

O hospital Diospi Suyana é praticamente mantido por doações de pessoas e empresas de todo o mundo. Essas doações permitem a assistência a doentes e o funcionamento das clínicas, do clube infantil e da escola que fazem parte do hospital. Em 2008, o jornal alemão “Die Welt” publicou uma matéria apresentando Diospi Suyana como exemplo de excelência em relação ao uso de doações.

Os pacientes atendidos no Diospi Suyana contribuem com cerca de trinta por cento do orçamento mensal do hospital através dos custos do tratamento. Cada pessoa atendida contribui com o valor que pode oferecer, e as autoridades peruanas contribuem com o reembolso de impostos e com o fornecimento de eletricidade a preço reduzido.

 

>> Conheça o livro A Missão Invertida, de Paul Bendor-Samuel <<

 

Além do atendimento médico de baixo custo à população local, o hospital promove treinamento de enfermeiros locais, realiza campanhas médicas para as cidades vizinhas, oferece trabalho colaborativo com as equipes de saúde locais e educação de pacientes sobre vida saudável e prevenção de doenças comuns à região.

Diospi Suyana é um hospital missionário e seu trabalho visa também a promoção do Evangelho de Jesus Cristo: “Nosso compromisso com os mais pobres dos pobres no Peru tem a ver com sermos discípulos de Jesus de Nazaré e não com meros motivos humanistas”.

O trabalho em conjunto com a igreja local através do capelão do hospital, a distribuição de literatura cristã, a exibição de filmes cristãos, a vida e o testemunho dos missionários, todo o trabalho infantil, com mulheres e homens, os projetos sociais, e o envolvimento dos missionários com as igrejas locais quer fazer Jesus Cristo conhecido na comunidade ao redor.

 

Diospi Suyana, um sonho da juventude de Martina e Klaus-Dieter John

Ela é pediatra e ele, cirurgião. Desde a juventude, ambos tiveram forte convicção da missão entre os pobres. Muitas vezes, ainda jovens, eles viajavam juntos para trabalhar no exterior e, em 1991, quatro anos depois de casados, partiram em uma viagem que mudaria suas vidas.

Estando no altiplano peruano como mochileiros, a pediatra e o cirurgião viram a grande pobreza e falta de atendimento médico dos quéchuas. Então planejaram construir um hospital de alta qualidade para as pessoas daquela região.

Com suas economias, o casal comprou um terreno para estabelecer um hospital que atenderia os mais pobres entre os pobres. Houve muita resistência e repetidas falhas e dificuldades. Às vezes faltava dinheiro, às vezes a burocracia e a corrupção dificultavam a vida deles. Mas a “rocha” sobre o casal construiu os seus planos sempre foi Deus – que, repetidamente, os surpreendeu com milagres.

Ao longo dos 15 anos de serviço entre os quéchuas, Martina e Klaus-Dieter mantiveram firme o desejo de chegar às pessoas, mesmo nas regiões mais remotas do país, para educá-las sobre questões de saúde. Sua fé e uma vida de oração e confiança têm permitido ver Deus nas mais diversas experiências.

John esteve no Brasil em fevereiro de 2022 por ocasião do lançamento de um de seus livros: Eu Vi Deus, publicado pela Editora Esperança.

Martina e Klaus-Dieter têm três filhos: Natalie, Dominik e Florian e servem até hoje como médicos no Diospi Suyana.

 

A fé e a esperança em Jesus Cristo no trabalho diário

Embora o hospital Diospi Suyana pratique a medicina convencional diariamente, todos os colaboradores estão cientes da morte mais cedo ou mais tarde e que Jesus Cristo prometeu a todos que nele creem a vida eterna na presença de Deus. Os colaboradores do hospital estão convencidos da validade dessa promessa e a cada dia da semana iniciam o seu trabalho com uma devocional matinal que renova a sua esperança.

Os estrangeiros que desejam trabalhar no Diospi Suyana devem concordar em permanecer por pelo menos três anos no hospital. “Nós nem sequer começamos com tempo menor do que esse”, diz John. Em sua opinião, o trabalho missionário não pode ser feito em poucas semanas de férias. Leva tempo integrar-se à nova experiência. Como os médicos acabam ficando tão próximos do projeto, a necessidade é tão grande e o esforço para fazer a diferença é comparativamente pequeno, muitos colaboradores ficam mais tempo do que os anos prescritos, diz John.

Em entrevista recente à Rádio Transmundial, Klaus-Dieter compartilhou a certeza de que o Diospi Suyana é um exemplo de que Deus pode fazer tudo do nada quando confiamos nele e contou que o hospital está à procura de missionários brasileiros que queiram participar do grande desafio que é este projeto – médicos, enfermeiros, assistentes sociais, professores, trabalhadores manuais são convidados a participar. Interessados podem entrar em contato com a RTM: rtm@transmundial.org.br.

  • Ariane Gomes atua como coordenadora de produção de Ultimato e gestora de conteúdo do Portal Ultimato.

Leia mais:
» Profissionais em missão
» Fazendo missões como profissionais biocupacionais

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *