Inquietos e ansiosos: é assim que a maioria de nós passa boa parte dos dias. A ponto de achar que é um estado natural. Ao mesmo tempo, todos ansiamos por momentos de entrega, confiança, descanso. 

Precisamos [re]descobrir a serenidade, que é um tema bíblico, embora Jesus, os salmistas, os profetas e os autores das cartas se refiram a este estado usando outras expressões. O reino de Deus é essencialmente um espaço de serenidade – individual e coletivo. Os três maiores dons – fé, esperança e amor – e vários aspectos do fruto do Espírito – domínio próprio, alegria, humildade, mansidão, paz – são âncoras da serenidade. Como Consolador, o Espírito Santo gera e mantém em nós a serenidade.

O que Asafe, ministro de louvor, descreve no Salmo 73 é uma intensa crise de falta de serenidade, a tal ponto de quase negar a fé; graças a Deus ele registrou: “Quando o meu coração estava amargurado, agi como insensato e ignorante. Contudo, sempre estou contigo; tomas a minha mão direita e me susténs”. 

Como escreveu o pastor Ricardo Barbosa: “A serenidade da alma expressa o desejo de ouvir e conhecer os pensamentos de Deus, submeter-se a eles e experimentar a consciência de sua presença. Por outro lado, a ansiedade é a reação emocional de uma alma inquieta e perturbada, que encontra dificuldade em se submeter a Deus e que insiste em ter o controle de todas as coisas.” (A serenidade da alma)

Inspirada na matéria de capa da edição de maio/junho – A [re] descoberta da serenidade – Ultimato selecionou alguns artigos, estudos bíblicos, devocionais e livros sobre o tema. Confira abaixo.

 

DEVOCIONAIS
Livre de tribulações? – J. I. Packer
Vida plena – Tonica
A paz de Deus – J. I. Packer
Aprender a viver contente – Elben César
Paciencia no sofrimento – Martinho Lutero
Nunca estamos sozinhos – Elben César
Convite à doçura – Isabelle Ludovico
Conforto – J. I. Packer
Um dia por dia – Elben César
Simplicidade – Elben César
Os benefícios do sofrimento – Martinho Lutero
Confiando em Deus em tempos difíceis – Martinho Lutero

Leia mais:

>> A [re] descoberta da serenidade – inspirada na arte

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.