Por Elaine Milazzo e Rosana Basile

 

Rosana / Basile / Ipê / Acrílico sobre tela / 2021

A música bonita

A amizade profunda

O amor do marido

As crianças crescendo

O ipê amarelo

 

A dor do imigrante

O abandono da criança

A tortura do revoltado

A fome dos pobres

O ipê amarelo

 

As cores da arte

O sabor da Itália

O conforto da cama

O canto do Bem te vi

O ipê amarelo

 

O desmatamento da Amazônia

O incêndio do cerrado

O branqueamento dos corais

A poluição do rio e do mar

O ipê amarelo

 

O descaso com os índios

A prisão das telas

A falta d´água

A ditadura do relógio

O ipê amarelo

 

O poder do encontro

O mistério da poesia

O abraço da saudade

O amor de mãe

O ipê amarelo

 

A pintura, movimento do pincel e da tinta sobre uma tela. A poesia, palavras escritas com lápis numa folha de papel. Produção real em conjunto, fruto de uma parceria virtual entre Rosana e Elaine, graças à avançada tecnologia do século 21.

Embora cada uma em um país diferente, a amizade se estreitou através do telefone e do computador. Em horários diferentes, sem prazos para responder, as duas caminharam juntas, cozinharam juntas e até sentaram para conversar, mas sem se encontrarem pessoalmente. Nesses áudios, fotos, vídeos e ligações essas duas mulheres compartilharam a vida. Em suas diferenças e semelhanças elas têm buscado produzir experiências artísticas através da música, poesia, pintura e objetos, que reflitam de forma profunda suas convicções cristãs.

O tempo dedicado, o ouvido atento, o coração sensível superaram as diferenças e a distância física na tarefa de se conhecer, se ajudar e embarcar numa amizade profunda. Mães de três meninas, esposas, artistas, filhas, donas de casa e servas do Senhor, com rotinas completamente diferentes, histórias semelhantes e realidades tão distintas. A ação do Espírito Santo na transformação de vidas não se limita ao espaço físico e não está condicionada às nossas expectativas. As tecnologias podem servir para estreitar laços afetivos, profissionais, artísticos e eternos entre as pessoas, basta estar engajado para que naturalmente a semente brote e nasça uma árvore colorida.

 

Elaine Milazzo, casada com Ricardo Nakamura, têm três filhas. Elaine e Ricardo são pianistas e suas paixões são música, homeschooling e Síndrome de Down.

Rosana Basile, artista plástica, mora em Montevidéu com seu marido e três filhas. Junto com Davi criou o Teologarte, site que busca conectar as artes com a fé cristã.


Leia mais:

» Uma vitrine farta de arte e cultura
» A arte de James Andrew

  1. Isabelle Ludovico da Silva

    Parabéns às duas por esta obra inspiradora que denuncia e anuncia, por transpor as barreiras com criatividade, mostrando que a tecnologia pode estar a serviço do amor, que se traduz em vínculos e pontes transpondo distâncias! A beleza salvará o mundo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.