*Conteúdo oferecido como “Mais na Internet” na edição 379 (setembro-outubro) de Ultimato.

 

A criança não pode passar despercebida, seja em nossa reflexão social e teológica, seja em nossa vivência familiar e comunitária.

Quais barreiras impedem as crianças de desenvolverem sua fé em Jesus Cristo? Como trabalhar as capacidades e qualidades das crianças em família e na igreja? Como uma igreja local pode tornar seu ambiente mais seguro e acolhedor para as crianças?

Neste post oferecemos uma série de recursos para pais, educadores e intercessores de crianças.

 

Artigos

Tornar-se criança | Ricardo Barbosa

Ao tomar uma criança como exemplo daqueles que entrarão no reino dos céus, Jesus não tem em mente as imaginações românticas que nós, adultos, temos da infância. Mesmo porque o reino dos céus não será herdado por adultos infantilizados.

Por que devemos orar pelas crianças | Dan Brewster

Todas as crianças estão em risco hoje em dia. Milhões sofrem com a pobreza e outros milhões sofrem com os efeitos da prosperidade. Estas têm tudo para viver, mas nada pelo que viver.

Pequenos intercessores | Wess Stafford

Durante o período comunista na Albânia, no final dos anos 80, as transmissões de rádio e televisão do mundo ocidental eram restritas em todo o país. Certo dia, um pequeno grupo de crianças estava brincando em um sótão e encontrou um rádio velho. De algum modo, elas o fizeram funcionar e conseguiram sintonizar uma rádio cristã!

Evangélicos que abusam de crianças | Elsie Gilbert

Lá longe, aqui perto, o problema está em todo lugar! É possível combater o abuso sexual de crianças perpetrado por pessoas envolvidas em ministério pastoral ou ministerial?

Vendo Deus na criança | Carlos Queiróz e Lissânder Dias

Quando pensamos em perfeito louvor, pensamos em liturgia. Mas o Salmo 8 fala de crianças que ainda não falam. A criança anuncia a glória de Deus sem palavras. Não é uma manifestação baseada na oralidade.

Por amor a nossas crianças | Alderi S. de Matos

No Brasil, é proibido mostrar o rosto de uma criança na mídia, mas ninguém se importa se essa mesma criança mora na rua, revira latas de lixo, cheira cola, se entrega ao crime e à prostituição. As consequências são dolorosas, para esses menores e para a sociedade.

 

Estudos Bíblicos

A criança, a igreja e a sociedade

Amamos nossas crianças, levamos nossas crianças à igreja e compramos todos os ‘tipos’ de Bíblia para elas. Os judeus faziam o mesmo (Dt 6.1-9). Ainda assim, foram os discípulos de Jesus que “impediram” as crianças. Quais barreiras impedem as crianças de desenvolverem sua fé em Jesus Cristo?

Ser criança é coisa de gente grande!

Na época de Jesus a “posição” social ou “status” era determinada pelas suas posses ou desempenho. Hoje, como “classificamos” as pessoas? Jesus escolheu as crianças como modelo dos súditos que procura para seu Reino. O que podemos aprender?

A fé e o bem-estar das crianças – uma relação de causa e efeito

No meio da multidão Jesus enxerga uma criança oprimida, queimada, atormentada. Os olhos de Jesus não priorizam as massas e sim o pequenino, subjugado pelo mal. Será que Jesus se identifica com o menino que como criança carrega as marcas e o sofrimento decorrentes de uma sociedade corrupta?

 

Coletâneas

Como ensinar as crianças no caminho do Senhor | Márcia Barbutti

Celebrações especiais, leitura da Bíblia, tecnologia, ética, bullying são alguns dos temas de artigos que buscam auxiliar o desenvolvimento da criança. Todos os conteúdos são acompanhados de dicas práticas e materiais de apoio.

Teologia da Criança | Valdir Steuernagel

Reflexões sobre a relação de Deus com as crianças na Bíblia – desde o mistério da encarnação até os papéis de destaque que ele dá a elas nas narrativas tanto do Antigo como do Novo Testamento.

 

Infográfico

Um retrato da infância (e adolescência) no Brasil

Enaltecida na literatura, cantada na música, amada pelos pais, louvada pelos avós, é de surpreender que a criança viva num mundo tão hostil. Essa hostilidade se revela de diferentes maneiras e atinge crianças e adolescentes de modos.

 

Livros

A Criança, a Igreja e a Missão | Dan Brewster

Por que Jesus gastaria tempo com as crianças? Como e por que a igreja deveria fazer o mesmo? Dan Brewster desafia os cristãos a colocarem a criança no centro – como Jesus fez com os seus discípulos – e conversar sobre elas.

Uma Criança os Guiará | Klênia Fassoni, Lissânder Dias e Welinton Pereira, org.

A criança não pode passar despercebida, seja em nossa reflexão social e teológica, seja em nossa vivência familiar e comunitária. É preciso enxergá-la como fonte de aprendizagem em um mundo esquecido de valores que ela preserva.

 

Outros recursos

» Primeiros passos para uma igreja garantir um ambiente acolhedor e seguro para todos

» Um guia para a segurança das crianças na internet

» Quer uma dica de um bom livro para crianças? Temos seis

» Cuidado com a criação: um assunto também para crianças e adolescentes

» Vamos ler! Dicas de livros para crianças

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.