capa_crianca_igreja_missaoA Editora Ultimato lançou ontem à noite (11/06), em Brasília (DF), o livro A Igreja, a Criança e a Missão, de Dan Brewster. O evento aconteceu durante a 2ª Consulta Teologia da Criança que reúne, desde quarta-feira, cerca de 50 pessoas engajadas com a causa da infância em todo o mundo. O lançamento foi regado à boa música do cantor Rubão, da banda Sal da Terra.

A Igreja, a Criança e a Missão é resultado do esforço do autor em estudar o tema com os alunos de mestrado em Desenvolvimento Integral da Criança do Seminário Teológico Batista da Malásia, em Penang. A primeira edição do livro (em inglês) foi publicada em 2005. Em português, produção e edição do título aconteceu graças ao trabalho da Editora Ultimato com o apoio de Rede Mãos Dadas, Visão Mundial, Compassion e Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira.

A 2ª Consulta Teologia da Criança traz reflexões sobre uma teologia feita a partir da própria criança, e não somente sobre ela. Um dos resultados da primeira consulta (2006) foi o livro Uma Criança os Guiará, organizado por Klênia Fassoni, Lissânder Dias e Welinton Pereira.

Blog_Ult_12_06_15_crianca_teologia1A Igreja, a Criança e a Missão aborda o tema em cinco áreas principais: 1) a criança, 2) a criança e a igreja, 3) a criança na igreja, 4) a criança e a missão, 5) a criança e a defesa de direitos. Segundo Dan, “o livro deve ser mais importante no seu conceito do que no seu conteúdo. Colocar essas três coisas juntas – a criança, a igreja e a missão – é que faz o livro valer a pena”. E continua: “é importante ressaltar que este não é um livro de respostas, mas um livro de questões. Eu espero que as pessoas leiam e contextualizem essas questões para suas realidades”.

Com bom humor, Klênia Fassoni, diretora geral da Editora Ultimato, disse que “nós gostamos de lançar livros que não vendem muito, não porque não vendem, mas por serem temas tão importantes como meio ambiente, o sofrimento na vida missionária, a questão indígena e também a criança”. Ela agradeceu as parcerias que o livro possibilitou e à Compassion e Rede Mãos Dadas, que enviarão o livro para 300 seminários e 400 igrejas parceiras.

Susete Cardoso, diretora da Compassion no Brasil, também agradeceu aos parceiros envolvidos na produção deste livro e, em especial, à Terezinha Candieiro, da Junta de Missões Mundiais, que foi aluna de Dan Brewster na Malásia e trouxe o desafio de traduzir e publicar o livro, tal foi a influência que ele teve na sua vida e ministério.

Para Welinton Pereira, pastor metodista e assessor de relações institucionais da Visão Mundial, “o livro traz uma perspectiva da criança como fundamental no ministério de Jesus e indispensável na missão evangelizadora da Igreja. IMG_2334É um recurso importante que oferece subsídios para o trabalho com as crianças para a liderança da igreja e as pessoas em geral”.

Elsie Gilbert, executiva de comunicação da Rede Mãos Dadas, usou uma das falas de Dan sobre Samuel, já quando sacerdote, ele foi à casa de Jessé e perguntou sobre mais algum filho que ainda não teria chegado e diz “não vamos sentar enquanto Davi não chegar”. Para ela, o livro vem nos confrontar a “não sentarmos enquanto as crianças não chegarem até nós”.

O lançamento encerrou com a venda dos livros, momento de autógrafos e um “cafezinho medroso”, que veio bem acompanhado.

 

• Tábata Mori é jornalista e mestranda em Missiologia pelo Centro Evangélico de Missões (CEM).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.