Por Joyce Hencklein

Quando pensamos em família, pensamos em lar. E lar nos remete a um lugar de conforto, aconchego, união, comida na mesa, harmonia e amor.

Mas nossas famílias nem sempre possuem essas características tão boas e satisfatórias. Muitas vezes as famílias se tornam extremamente conflituosas e o ambiente fica nada agradável. Talvez até com muito rancor, tristeza e falta de recursos.

A família pode estar “doente”, precisando de cuidados, de um “exame médico” para diagnosticarmos o problema e buscarmos a solução.

A Bíblia nos oferece muitos conselhos que servem perfeitamente como remédios para aprendermos a viver bem em família e comunidade. Valores que são cruciais e que nos ajudam a expressar uma vida centrada em Jesus e seus ensinamentos:

– Para todos os filhos e pais a palavra de Deus diz: “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra teu pai e tua mãe (que é o 1° mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. E vós, pais não provoqueis vossos filhos a ira, mas criai-vos na disciplina e na admoestação do Senhor”. (Efésios 6.1-4)

– Para um bom relacionamento familiar e em comunidade, a Bíblia nos fala sobre o fruto do Espírito que, quando colocado em prática, faz toda a diferença no dia a dia: “Mas o fruto do Espírito é: Amor, alegria, paz, longaminidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas cousas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”. (Gálatas 5.22-25)

 – Com relação a perdão, podemos aprender valores e conselhos na carta aos Colossenses: “Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito. Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos. Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações. Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai”. (3.13 -17)

Que possamos crer nessas palavras e buscar em Jesus sabedoria e resposta para todas as questões de nossas famílias. Que Deus nos abençoe.

  • Joyce Hencklein, 23 anos. É formada em Gestão Empresarial, faz parte da Igreja Presbiteriana de Leme (SP), e é amante da leitura e escrita.

Leia mais:

Acontece nas melhores famílias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *