(Adital) O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) recebe, até o próximo 28 de setembro, inscrições para o concurso Tunza Jovens e Economia Verde, destinado para a juventude dos 33 países da América Latina e Caribe. A convocatória pede que se apresentem “propostas de projetos concretos que promovam a transição para uma economia verde que, desde seu âmbito, podem ser implementadas ou impulsionadas”. As três melhores serão premiadas com um valor em dinheiro que sirva para executar a ideia.

O concurso é realizado como parte da estratégia do programa Tunza, que tem como objetivo promover a participação dos jovens no tema ambiental por meio de atividades relacionadas ao meio ambiente. Além desse concurso, o Tunza também realiza ações como Conferências Internacionais e Reuniões Juvenis Mundiais. O concurso “pretende fomentar a reflexão sobre como melhorar o bem-estar humano e a equidade social, reduzindo significativamente o impacto ambiental”, declara o Pnuma na convocatória.

De acordo com as Nações Unidas, “economia verde é definida como um sistema de atividades econômicas relacionadas com a produção, distribuição e consumo de bens e serviços que, em longo prazo, permitem melhorar o bem-estar humano e reduzir as desigualdades, ao mesmo tempo em que evita a exposição das gerações futuras a riscos ambientais significativos e déficits ecológicos”. O Pnuma lançou em 2008 a iniciativa da economia verde, com propósito de estabelecer novas dinâmicas que permitam alcançar os diferentes objetivos fixados para a comunidade internacional.

 

Inscrições

Podem se inscrever jovens com idade entre 14 e 24 anos, no momento da candidatura. As inscrições devem apresentar uma proposta conceitual que contenha no máximo 400 palavras. O texto deve incluir, além da explicação do projeto e suas fases de desenvolvimento, os potenciais sócios, patrocinadores e fontes de recursos. A convocatória pede também uma apresentação da trajetória e experiência do candidato. Caso o participante queira, poderá enviar até cinco fotografias explicativas ou um vídeo de até dois minutos de duração.

Os dados do candidato devem estar todos preenchidos: nome completo, país e cidade de procedência, organização a que pertence, data de nascimento (dia, mês e ano), e endereço completo, número de telefone e correio eletrônico. Além de seus dados pessoais, devem-se incluir os nomes e contatos de ONG, movimentos ou associações com as quais trabalha no tema de juventude e meio ambiente.

As inscrições devem ser enviadas para o correio eletrônico: rolac.tunza1@pnuma.org. Os prêmios variam de oito a cinco mil dólares, do primeiro ao terceiro colocado.

Para mais informações: http://www.pnuma.org/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *