Na hora de escolher uma carreira, o seu jeito de ser e a sua personalidade são aspectos a serem levados em conta, mas não podem ser fatores determinantes na questão. Escolhas existem porque somos livres e temos a capacidade de pensar no que queremos. Quanto à carreira, não é diferente: “As abelhas sempre construirão colmeias, as formigas os formigueiros, as aranhas, as teias, e o homem não: o Alexandre será analista de sistemas, a Vilma psicóloga, o Gustavo arquiteto etc”.*

Realmente não acredito que haja tipos de personalidade que correspondam a tipos de profissão. Nada na vida é estagnado. Temos interesses diversos, além de muitas potencialidades, algumas das quais ainda não exploradas. Por isso, não deixe de escolher uma profissão apenas porque você acha que não reúne as características necessárias para exercê-la. Moisés antes de aceitar a missão hesitou. Na época, ele cuidava de um rebanho de ovelhas e tinha 80 anos quando passou por uma marcante experiência com Deus. Sua missão era libertar o povo de um longo cativeiro. Sua primeira impressão foi “Estou fora, isso não é para mim mesmo”. Moisés não esperava uma manobra radical em sua vida: Deus transforma o assustado Moisés em um verdadeiro líder.

Já passou por alguma manobra radical em sua vida? Não tente se esconder atrás de desculpas, confie e caminhe. Cumpra tarefas em áreas que você não tem muita experiência. Pense que a pergunta a ser feita não é “Que carreira combina mais comigo?”, mas sim, “De que forma posso contribuir?”.

Nota

*BOCK, Ana Mercês Bahia, FURTADO, Odair e TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: Uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo : Saraiva, 2003. p.317.

Jeverton “Magrão” Ledo é autor de “Minha Escolha Profissional — o que Deus tem a ver com isso?” (Editora Vida). jeverton.ledo@gmail.com

  1. Muiiito bom!! Essa tem que ser nossa pergunta…De que forma posso contribuir para o Reino?!?!
    Deus é maravilhoso em tudo, basta buscarmos a vontade Dele para sermos felizes em tudo que formos fazer.
    Vlw Magrão!!! Deus te Abençoe!!!

  2. Como sempre o Magrão sendo benção. Eu estava mesmo precisando ler isso. Pois aos 27 anos e depois de casado decidí provocar uma grande mudança na minha vida profissional e acabo de receber um força, pois o mercado está clamando profissionais da tecnologia e é isso que eu vou fazer no futuro bem próximo amigos. Confesso que cheguei a duvidar que eu poderia. Que seja tudo para a glória de Deus!!!!

  3. NO momento em que colocamos Deus na frente e no centro da nossa vontade,tudo se torna mais fácil inclusive as escolhas que ainda não habilitamos a fazer.O medo e as circustâncias aparece mas nada como um reflexão a respeito do que Deus realmente quer para nossa vida.

  4. Fala Magrão, glórias a Deus pelo artigo! Gostei demais!
    Vejo que facilmente perdemos o foco quando vamos tomar algumas decisões na nossa vida. Nestes momentos nunca devemos esquecer de fazer a nós mesmo esta pergunta: “Como podemos contribuir?”
    Toda glória e louvor a Deus e ao seu Reino.
    Abraço. Lucas Tech

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *