Há minas de onde se tira a prata, há lugares onde se refina o ouro.
O ferro é tirado da terra, e das pedras se derrete o cobre.
Os mineiros levam luz para debaixo da terra; eles exploram lugares profundos e ali, na escuridão, procuram minérios... (vv.1-3)

De onde vem, então, a sabedoria? Em que lugar está a inteligência?
Nenhum ser vivo pode vê-la, nem mesmo as aves que voam no céu.
Até a Destruição e a Morte dizem: “Nós apenas ouvimos falar dela.”
Só Deus conhece o caminho; só ele sabe onde está a sabedoria
porque a sua vista alcança os lugares mais distantes do mundo; ele vê tudo o que acontece aqui na terra… (vv.20-24)

E ele disse aos seres humanos: “Para ser sábio, é preciso temer o Senhor; para ter compreensão, é necessário afastar-se do mal.” (v.28 NTLH)

Reflection

O final, v.28, exige um pouco de explicação. A palavra “sábio” traduz chokmah e a palavra “compreensão”, binah. As duas traduções são rotineiras das versões bíblicas e são boas, mas vale a pena elaborar um pouquinho as suas nuanças.

A “sabedoria”, por exemplo, não deve ser confundido com inteligência ou idéias abstratas. A noção no hebraico é bem prática. Refere-se à habilidade dum bom cozinheiro na cozinha ou o hábil marinheiro no manejo do barco. É sabedoria no sentido de bom senso, habilidade e até mesmo talento.

A compreensão” também não se refere à capacidade intelectual ou Q.I. Tem a ver com discernimento e perspicácia.

Agora sugiro incarecidamente que leia novamente a passagem acima, ou até o capítulo inteiro. Talvez conclua comigo, que mesmo à luz destas explicações, a afirmação de Jó é incrível. Vale a pena meditar somente neste versículo durante uns 100 dias!

Como adquirimos o que é mais precisoso neste mundo, a sabedoria e a perspicácia? Apenas (!) dois requisitos: temer ao Senhor e afastar-se do mal. Só!!!

(Sim, sim, “temer” [hebraico = riah] é mais no sentido de “respeitar profundamente”, mas como quando se apresenta diante dum rei ou juíz. Isto é, o elemento de “medo” ainda persiste, pois permanecemos diante de Um que tem as nossas vidas nas suas mãos, o que, por sinal, nos ajuda a cumprir o segundo requisito!).

Oração

Poderoso Deus, dobramo-nos diante de Ti e Te adoramos. Sopres o Teu Espírito sobre nós e nos capacites a sermos os Teus instrumentos. Em nome de Jesus. Amém.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *