E se somos seus filhos, também somos herdeiros. Isto mesmo! Herdeiros de Deus e herdeiros junto com  Cristo! Isto significa que se sofremos junto com Cristo, pode ter certeza que junto com Cristo tomaremos parte da sua glória. Ora, pelo meu cálculo, o que nós sofremos agora não tem a menor importância diante da glória que carregamos, como grávidas, dentro de nós. Porque a expectativa atenta da criação aguarda persistentemente o desvelamento dos filhos de Deus. (minha tradução)

Reflexão

Eu preciso voltar para trás para considerar novamente os versículos das últimas duas devocionais acima. Veja o destaque sublinhado. Tipicamente, algo passa despercebido nestes versículos. A leitura de dois comentários sobre Romanos, por Tom Wright, me ajudou. Aqui está…

A linguagem da herança para os judeus remetia a memória para a promessa aos filhos de Israel de herdar a Terra de Canaã. Há vários indícios que a passagem acima ecoa este pano de fundo. A promessa é ampliada no Salmo 2.8 para o filho representante de Israel, o Messias: “Pede-me, e eu te darei as nações por herança e as extremidades da terra por tua possessão. ” (Revista e Atualizada) E esta é a mesma promessa mencionada por Paulo em Romanos 4.13, dada para os filhos de Abraão, explicitando a promessa de Gênesis 12.3, que herdarão o mundo (a palavra mema é kosmos). O que isto significa para a primeira parte da nossa passagem acima é que os seguidores de Cristo, como herdeiros de Cristo, participarão na sua “glória”, isto é, no seu glorioso domínio sobre o mundo inteiro, inclusive todos os povos e toda a criação, enfim, o kosmos. Paulo já havia dado algumas dicas semelhantes a isto em Romanos 5.2, e explicitado ainda mais em Romanos 5.17. Parece estranho? Não se convenceu? Agora leia 1 Coríntios 6.2-3 escrito antes ainda de Romanos.

Pronto. Isto significa, nas palavras de Wright, “que o mundo inteiro, toda a criação, será refeita para o Messias e o Seu povo.”  Ele também diz que “com a sua eventual vindicação e ressurreição, a própria criação inteira será liberta da corrupção e da decadência”. Existe alguma afirmação “conservacionista” maior? Acho que a palavra melhor é “transformacionista”. E nós temos parte nisto. Cansou de ouvir isto. Estou cantando para o coral? Daí que vem a segunda parte da passagem acima, que diz basicamente: “ânimo! O nenê está para nascer e o parteiro é o próprio Deus. Logo nascerá mesmo. E nós temos o privilégio de ser as mães.”

Oração

Novamente ficamos espantados pela magnitude da nossa vocação, mas não desesperados, pois Tu prometeste e sempre cumpres a Tuas promessas. Quão maravilhoso Tu és. Graças Te damos em Cristo Jesus. Amém.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *