Ora, pelo meu cálculo, o que nós sofremos agora não tem a menor importância diante da glória que carregamos, como uma grávida, dentro de nós. Porque a expectativa atenta da criação aguarda persistentemente o desvelamento dos filhos de Deus. (minha tradução)

Reflexão

Na semana passada, refletimos sobre o versículo anterior que também afirma que a nossa “glória” será maior que o sofrimento. Também vimos que isto é tão seguro quanto a ressurreição de Jesus que também ilustra a glória superando o sofrimento. Nos dois versículos acima, Paulo pinta um quadro onde a criação toda, como se fosse uma personagem distinta (como a “Sabedoria” em Provérbios 8.22), olha para nós, seguidores e Jesus, vê o saldo maior eventual da glória nas nossas vidas, sabe que somos parte dela, a criação, e com base nisto, aguarda confiante o seu lote que deverá ser o mesmo! Só que o nenê ainda não nasceu. Mas a “criação” nos enxerga como mulheres bem grávidas, quase explodindo, e aguarda com a mesma ânsia que todos nós que acompanhamos uma querida grávida, a chegada da criança. E um pouquinho mais para frente aprendemos que a criança terá dois nomes: “Liberta” e “Redenção” …quase menina brasileira com nome tipo: a Maria Conceição ou a Assunção. Ela se chamará “Maria Liberta Redenção”!

Agora a parte difícil a entender é esta: a nossa redenção já atuando em nós mas ainda por nascer plenamente é o sinal de esperança para a criação ainda sofrida. Cristãos, igrejas, e especialmente grupos como a Rocha Brasil, precisam andar como uma mulher bem grávida, carregando com alegria  o belo peso da nossa redenção como sinal de algo maior por acontecer para a criação toda. Esta é uma idéia um pouco vaga ou indefinida? Creio que sim. Mas é assim porque ainda não vivemos a dimensão da nossa redenção concientemente dentro do contexto dos desafios socio-ambientais. E também por não vivermos esta redenção de duas maneiras: por um lado, como algo que invadiu o nosso íntimo e, como uma mulher grávida, afeta toda a nossa caminhada, e por outro lado, como algo que, embora viva, ainda não nasceu, que ainda vamos exergar. Isto é, vivemos a vida cristã supondo que a redenção já aconteceu para nós. E de certo modo, aconteceu, como uma mulher grávida que, de fato engravidou-se e cuja gravidez já mudou a sua vida. A diferença é que a mulher grávida, embora já mudada, aguarda muito mais! E nós também. E isto é testemunho para a criação…

Oração

Pai santo, graças de damos pela revelação de seu Filho em nós. Aguardamos ansiosos a revelação da sua redenção em nós e para toda a criação. Enquanto isso, nos dê olhos e coração de redenção para cuidar do nosso ambiente e das pessoas que nos cercam. Em nome de Jesus. Amém.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *