O Universo todo espera com muita impaciência o momento em que Deus vai revelar o que os seus filhos realmente são. Pois o Universo se tornou inútil, não pela sua própria vontade, mas porque Deus quis que fosse assim. Porém existe esta esperança: Um dia o próprio Universo ficará livre do poder destruidor que o mantém escravo e tomará parte na gloriosa liberdade dos filhos de Deus. (NTLH)

Reflexão

Neste final de capítulo 8, tão crucial para a militância evangélica socioambientalista, Paulo trata a criação toda (traduzido como “universo” acima, mas a palavra em grego é “criação”), não como uma coisa, mas como pessoa. Acho isto fascinante. Não que Paulo achava que a criação fosse, de fato, uma pessoa humana. Paulo sabia bem como usar uma metáfora. Mas tem a ver com perspectiva e trato. A criação é obra de Deus e assim reflete algo do criador. Nós evangélico gostamos de acrescentar que a criação é distinta do Criador, para resguardar contra o panteismo. E, tudo bem, é distinta, sim. Mas mesmo assim, a criação merece o nosso cuidado carinhoso no trato. É isso que Paulo está fazendo quando ele a trata como pessoa. Claro que não estamos falando de adoração. Mas carinho.

Segundo, nesta passagem, a criação espera e aguarda uma “revelação” da gente, dos seguidores de Cristo. Qual a natureza desta revelação? Dentro do contexto maior deste capítulo e do capítulo 7, é a revelação de gente transformada, gente andando conforme o Espírito de Deus, e não conforme a natureza humana. Esta importância geralmente nos escapa. O que significa? Significa que a transformação do meio ambiente começa com a transformação da gente. Nisto acredito que ambientalistas de modo geral iriam concordar. Mas a gente trasformada é específica. São os “filhos de Deus”, obviamente os seguidores de Cristo. Nós temos responsabilidade dobrada. Porque o que mais pode mudar o interior, os valores mais fundamentais do nosso ser? Já sabemos. Somente Deus, e ele já providenciou tal transformação por meio da cruz. Logo, nós cristãos, que fazemos parte da criação, transformaremos de fato a criação, quando nós mesmos formos transformados cada vez mais.

Oração

Pai, nossa transformação parece tão lenta e, às vezes, parcial. Estamos sempre aprendendo coisas novas e o Teu Espírito sempre está agindo em novas dimensões da nossa vida. Como é bom sermos vasos em Tuas mãos. Graças Te damos. Em nome de Cristo Jesus. Amém.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *