Quando o assunto é desenvolvimento e empoderamento de comunidades, é frustrante ver um projeto que não consegue impactar a comunidade no qual está inserido. Por outro lado, é muito animador quando uma ideia, que flutuava na mente de alguém, sai do papel e começa a transformar pessoas e comunidades. Essa transformação é o maior impacto que qualquer projeto pode alcançar.

A revista Passo a Passo chega à sua centésima edição celebrando os frutos de um trabalho que tem causado mudanças positivas nos leitores e em suas comunidades. A Passo a Passo, publicada a cada seis meses pela Tearfund, traz estudos bíblicos, testemunhos, estudos de casos, reflexões e muitas outras ferramentas sobre temas diversos para auxiliar pessoas que trabalham com igrejas locais para o desenvolvimento de comunidades.

Nesta última edição, que pode ser baixada gratuitamente aqui, a revista procura responder questões sobre a mudança: “por onde começar?”, “como obter dados precisos sobre os projetos?”, entre outras.

Com a ajuda de Deus, as igrejas e organizações cristãs estão realizando um grande e importante trabalho. Contar o que funcionou bem e as lições que aprendemos pode ajudar outros a crescer. O estudo bíblico abaixo, extraído da revista, ajudará você a saber qual é o seu impacto e como compartilhá-lo. Confira!

*****

Estudo bíblico: Saber qual é o nosso impacto e compartilhá-lo

Leia Lucas 1:1-4

Como cristãos, acreditamos que a vida de Jesus na terra causou a maior mudança na história humana. Ler o evangelho de Lucas ajuda-nos a compreender a transformação que Jesus causou na vida das pessoas e como nossa vida também pode ser transformada.

Investigar a verdade

As histórias sobre Jesus foram, primeiro, compartilhadas oralmente pelas pessoas que o conheceram enquanto ele estava na terra. Depois, elas foram escritas. Lucas conta, no início do evangelho, que investigou cuidadosamente todos os relatos da vida de Jesus a fim de elaborar um relato ordenado.

  • Por que Lucas escreveu seu relato? De que habilidades Lucas teria precisado para investigar essas coisas cuidadosamente?
  • Como nos beneficiamos hoje com o trabalho que Lucas fez? Ao examinarmos cuidadosamente o que aconteceu em uma determinada situação, podemos compreender como a mudança ocorre. Podemos aprender com as experiências uns dos outros e ver a mão de Deus em ação. O mesmo ocorre quando monitoramos e avaliamos nosso trabalho.

Como podemos honrar a Deus ao monitorarmos nossos projetos e obtermos comentários das pessoas a quem servimos?

Contar nossa história

Com a ajuda de Deus, as igrejas e organizações cristãs estão realizando um grande e importante trabalho. Contar o que funcionou bem e as lições que aprendemos pode ajudar outros a crescer.

E, ao verem a transformação que está ocorrendo para outras pessoas e comunidades, as pessoas sentem esperança para sua própria vida. Quando as pessoas veem os cristãos realmente se importando com os outros, elas veem o amor de Deus em ação.

  • De que forma honramos a Deus quando comunicamos o impacto do nosso trabalho?
  • Qual é a melhor forma de comunicar o impacto do seu trabalho?

*****

Notas:
*Este estudo bíblico foi adaptado de uma palestra de Jairo Arce. Jairo é o diretor do CIEETS, um parceiro da Tearfund na Nicarágua.
**A revista Passo a Passo é uma publicação da Tearfund e tem como objetivo aproximar pessoas envolvidas na área de saúde e desenvolvimento em todo o mundo, estimulando novas ideias e encorajando cristãos de todas as nações em seu trabalho na busca de plenitude em suas comunidades.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *