P10_14_01_16_telha_sustentavelUm protótipo de telha sustentável, feita principalmente de fibras naturais da Amazônia, esta sendo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Além das fibras naturais, como a malva e a juta, a telha é composta de argamassa que inclui areia, resíduos de cerâmica e pouco cimento.

Segundo o subcoordenador da pesquisa, o doutor em engenharia João de Almeida Melo Filho, essa composição dá mais resistência ao material e pode melhorar a sensação térmica nas residências localizadas nas regiões mais quentes do país.

“Além de ter menos cimento em sua constituição, ela tem também areia, que se torna um material mais barato, além das fibras naturais. A matriz que utiliza o cimento é muito frágil e as fibras naturais é que vão dar a verdadeira resistência a esse material. O conjunto que a gente chama de “material compósito” vai produzir um material com maior resistência mecânica. E a gente já verificou que tem maior desempenho térmico devido ao uso de resíduos cerâmicos”, garantiu.

O pesquisador também acredita que a utilização das fibras naturais para a produção das ecotelhas também vai estimular o trabalho de produtores ribeirinhos, que são os principais cultivadores dessas fibras.

Segundo ele, o protótipo da ecotelha deve ficar pronto em 12 meses, porém para a produção em larga escala será necessário um patrocínio. O projeto recebe o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas.

 

Fonte: Agência Brasil / Bianca Paiva e Graça Adjuto

Imagem: Divulgação/Fapeam

  1. Acho muito interessante essa parte de sustentabilidade. Embora a ideia é que esses materiais para construção que sejam sustentáveis fiquem baratas com o tempo, atualmente o preço acaba ficando um pouco mais caro.

    Mas uma coisa que eu achei muito legal também é os tijolos sustentáveis, feito na sua maior parte de terra prensada. E inclusive é melhor do que o tijolo 8 furos, tanto em durabilidade quanto para construir.

    Essa telha ai também é uma ideia muito boa, principalmente por causa das temperaturas. Achei legal!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *