Tearfund_parceria_capaA igreja local tem uma missão e precisa colocá-la em prática. Isso é bíblico e essencial. Porém não é necessário que ela atue sozinha, uma vez que existem tantas outras organizações cristãs. A parceria entre organizações cristãs e as igrejas locais pode maximizar os resultados do trabalho de ambas, sendo fundamental para seu sucesso.

Tanto as organizações cristãs quanto as igrejas locais têm muito a oferecer e podem se beneficiar muito com o trabalho conjunto. Consciente disso, a agência Tearfund disponibilizou uma apostila sobre o assunto, que auxilia lideranças de igrejas e organizações a desenvolverem uma relação saudável e benéfica.

 

Abaixo reproduzimos trecho da apostila (download gratuito aqui). A Tearfund oferece muitos outros recursos em seu site. Confira!

***

A necessidade de organizações cristãs e igrejas

Em muitos lugares, as organizações cristãs e as igrejas locais não têm nenhuma relação entre si. Este é especialmente o caso das ONGs cristãs, ao invés de outros tipos de organização cristã. As organizações cristãs têm uma função, mas o seu trabalho não deve ser feito isoladamente da igreja local. Elas devem trabalhar juntas, e cada uma deve trabalhar naquilo em que é boa.

 

Pontos fortes da igreja local

PRINCIPAL AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO DE DEUS

A igreja local é um posto avançado do reino de Deus e é usada por Deus para transformar comunidades.

PRÓXIMA DAS PESSOAS POBRES

A igreja local existe na base da comunidade. Ela está presente entre as pessoas pobres e, muitas vezes, consiste em pessoas pobres. A igreja local é, portanto, um contato direto com o conhecimento local. Ela também se beneficia com as relações com outras pessoas e organizações na comunidade, porque os membros da igreja local geralmente representam uma seção transversal da comunidade. A igreja local faz parte da comunidade, enquanto que uma organização cristã pode ser vista como um “intruso”.

PRESENÇA PERMANENTE

Enquanto que uma organização cristã pode deixar a comunidade, a igreja existe para as pessoas da comunidade e provavelmente permanecerá ali por muito mais tempo que uma organização cristã.

TRABALHO CRISTÃO SUSTENTÁVEL

Para que o trabalho cristão seja sustentável, é necessária uma presença cristã permanente. É isto que a igreja local oferece. Sem isto, quando uma organização cristã segue adiante, o trabalho deixado para trás pode começar a perder a sua distinção cristã.

CONTEXTO NATURAL NO QUAL A FÉ PODE SER EXPLORADA

As organizações cristãs concentram-se no trabalho de assistência em situações de desastres, desenvolvimento e defesa e promoção de direitos, enquanto que a igreja local tem uma agenda mais ampla, inclusive a provisão de um espaço para os que investigam a fé cristã.

REDES

A igreja local é, com freqüência, membro de várias redes. Há vínculos com outros grupos de base da comunidade, através dos membros da igreja e do trabalho com outros grupos para a realização de iniciativas comunitárias. Há vínculos também com a igreja mais ampla, através de denominações e alianças cristãs. A participação em outras redes facilita a aprendizagem.

RECURSOS

A igreja local possui muitos membros que podem ser mobilizados. Isto é especialmente útil para as iniciativas que exigem mão-de-obra intensiva. Além disso, algumas igrejas locais possuem prédios que servem de local para que os membros da comunidade se encontrem para discutir questões locais. Em tempos de crise, os prédios das igrejas podem oferecer um refúgio seguro.

 

Pontos fortes das organizações cristãs

ESPECIALISTAS TÉCNICOS

As organizações cristãs possuem funcionários com uma boa compreensão sobre questões de pobreza e metodologia. Elas podem ter conhecimento especializado, que ninguém mais na comunidade possui, como, por exemplo, conhecimento sobre engenharia hidráulica ou nutrição.

EQUIPAMENTO

Algumas organizações podem possuir tecnologia que geralmente não existe dentro da comunidade, como, por exemplo, equipamento de perfuração de poços ou equipamento e suprimentos médicos.

EXPERIÊNCIA

As organizações cristãs podem trabalhar em várias comunidades e, com o tempo, adquirir uma idéia geral das questões locais, regionais e nacionais. Elas também aprendem o que funciona e o que não funciona na região e na cultura local.

OS FUNCIONÁRIOS

Os funcionários das organizações cristãs são dedicados ao trabalho de assistência em situações de desastres, desenvolvimento e defesa e promoção de direitos, sem a competição entre as prioridades, que os funcionários das igrejas locais podem enfrentar.

ACESSO A FINANCIAMENTO E À CAPACIDADE DE LIDAR COM ELE

Embora as igrejas locais e as comunidades devam ser incentivadas a usar os seus próprios recursos para financiar suas atividades, algumas destas iniciativas exigem financiamento externo, tais como a perfuração de poços e a construção de prédios comunitários resistentes às ameaças de desastres naturais. As organizações cristãs podem ter acesso a financiamento que não pode ser diretamente acessado pela igreja local. Por exemplo, uma ONG ou um departamento de desenvolvimento de uma denominação tem mais chances de conseguir um financiamento de um doador institucional do que uma igreja local. Isto ocorre porque as ONGs geralmente estão registradas como organizações e possuem especialistas para elaborar propostas, gerir financiamentos e escrever relatórios.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *