SEDEC_MaranhaoO Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral (CADI) realizou no período de 18 a 23 de maio, em São Luís, no Maranhão, mais um Seminário de Desenvolvimento Comunitário (SEDEC). Ao todo, 31 pessoas de 5 cidades diferentes, representando 14 organizações, participaram do encontro.

De acordo com Maurício Cunha, presidente do Cadi, além de oferecer acesso aos princípios básicos da fundamentação teórica da ação social cristã, o SEDEC também oportuniza o aprendizado de ferramentas introdutórias sobre desenvolvimento comunitário e um instrumento de planejamento de ações com a comunidade.

O seminário é oferecido durante uma semana com período integral de atividades (manhã, tarde e noite). Todo o conteúdo é ministrado de maneira dinâmica e participativa, explorando diversos instrumentos pedagógicos, como filmes, estudos de caso, apostila e apresentações em slides.

Maurício destaca que o SEDEC combina o melhor da tradição cristã na área do desenvolvimento com os temas mais recentes dos dilemas relacionados a superação da pobreza em contextos de alto risco, ofertando uma resposta consistente sobre as questões que afetam o dia a dia dos gestores da área do desenvolvimento.

Além de trazer ferramentas para a implantação ou aperfeiçoamento de projetos de transformação comunitária para gestores sociais cristãos, o SEDEC alavancou o início da RENAS Maranhão (uma rede local da Rede Evangélica Nacional de Ação Social). A expectativa é potenciar a capacidade destes gestores e organizações em gerar transformações genuínas e sustentáveis na realidade do Estado, que tem hoje alguns dos piores indicadores sociais do Brasil.

Todos os anos o CADI realiza uma edição fixa do SEDEC no mês de julho, que acontece na sede do CADI Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba (PR). A próxima edição será de 10 a 18 de julho. Clique aqui para saber como participar do curso.

Se outras igrejas e organizações desejarem realizar o seminário em suas cidades, basta acessar o site do CADI para mais informações.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *