Participantes do Capacitar 2014

Participantes do Capacitar 2014

 

Por Héber Negrão

Na primeira semana de agosto aconteceu, nas dependências do Instituto Missionário Palavra da Vida em Benevides (PA), o treinamento Capacitar. Este curso é coordenado por Ronaldo Lidório e Cassiano Luz e oferecido para missionários de diversas organizações.

O curso não carrega nenhuma bandeira organizacional, apesar de todos os professores serem membros de organizações missionárias. Segundo eles, o Capacitar é “uma reunião de amigos que se encontram uma vez por ano para auxiliar missionários em seus trabalhos no campo”. A equipe era composta de 17 pessoas que incluíam professores, psicólogos e pastores.

P10_15_08_14_Logo_capacitarOs 103 participantes, provenientes de 16 agências missionárias e 29 igrejas diferentes tiveram formação em três áreas diferenciadas:

1. Antropologia Cultural, onde foi apresentado o método de pesquisa sociocultural elaborado por Ronaldo Lidório;

2. Introdução à Linguística, com o missionário Paulo Bottrel que apresentou os princípios básicos dessa ferramenta tão importante no aprendizado de línguas e na tradução das Escrituras;

3. Plantação de Igreja, com princípios básicos de espiritualidade e missiologia para o plantador de Igrejas.

Cada uma dessas disciplinas era ministrada por pessoas com experiência na área, o que ajudou a solidificar ainda mais o treinamento.

Apesar da carga horária puxada (as aulas começavam às 8 da manhã e terminavam às 9 da noite) e do conteúdo confiável, o aprendizado não se limitava aos momentos de preleções. Um dos motivos para a equipe do Capacitar exigir que o curso fosse oferecido em regime interno é para que os bate-papos na hora do lanche, as ideias trocadas na fila do almoço e as conversas e aconselhamentos com missionários experientes também fizessem parte do processo de aprendizagem.

O próximo Capacitar já está agendado para agosto de 2015 em João Pessoa (PB), na JUVEP.

 

• Héber Negrão é paraense, tem 32 anos, mestre em Etnomusicologia e casado com Sophia. Ambos são missionários da Missão Evangélica aos Índios do Brasil (MEIB) e da Associação Linguística Evangélica Missionária (ALEM). Residem em Paragominas (PA) e trabalham com o povo Tembé.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *